As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Revista ICOMI Notícias Nº 13 (1965)

Olha aí, meu povo! Mais uma edição da ICOMI Notícias para os colecionadores de plantão. A revista foi publicada em janeiro de 1965 e comemorou o oitavo ano de instalação da ICOMI no Amapá (oficialmente inaugurada com o primeiro carregamento de manganês no Porto de Santana, em janeiro de 1957). A companhia era celebrada como uma das principais supridoras do minério no mundo, com direito a um gráfico em encarte especial ressaltando.

Outros assuntos relevantes foram:
- Mineiros em festa reverenciam padroeira: sobre a Festa da Mina, que estava virando tradição em homenagem no mês de dezembro.
- Oiapoque, extremo norte do Brasil:  reportagem que inaugurou uma série sobre os municípios do Território Federal do Amapá. Um texto com parâmetro importante e interessante para estudos atuais dessa terra.
- Uma nova vida sob o Equador: Encarte da revista com imagens coloridas (um luxo para a época) em celebração ao oitavo ano da mineradora.


Algumas imagens retiradas da revista:
Mineiros se preparando para Festa da Mina (imagem de 1964)
José Duarte (eleito Mineiro do Ano de 1963), Maria José Araújo (Rainha dos Mineiros em 1964) e Marival Barbosa (o  Mineiro do Ano em 1964).
 Vista aérea da cidade de Oiapoque (1964)
Área de lazer infantil na escola de Serra do Navio (1965).
Encarte sobre o destino do minério de Serra do Navio (1965)

Aguarde outras edições!

Um agradecimento ao colecionador Cosme Juca de Lima, que permitiu a digitalização dessa edição.