Em 15/03/2013 o Globo News Literatura apresentou uma reportagem sobre o movimento literário no Amapá. O programa apresentou a Caravana de Escritores em visita a escola ribeirinha na Ilha de Santana, perspectivas para a II FLAP, depoimentos de pessoas do meio literário sobre a produção amapaense, as dificuldades na acessibilidade e distribuição das obras dos autores locais e um pouco do Teatro Marco Zero, um belo exemplo de projeto com crianças conciliando arte, literatura e ação social.
O programa na íntegra pode ser visto no globo.com
A reportagem sobre o Amapá pode ser vista neste link do youtube.
A reportagem sobre o Amapá pode ser vista neste link do youtube.
Os pontos apresentados estão descritos a seguir.
Dados iniciais sobre o Amapá mostrados na abertura do programa.

(Claufe Rodrigues)
OBS: Claufe Rodrigues é jornalista e poeta, tem mais de 10 livros publicados e atuação marcante no cenário cultural carioca há mais de 30 anos. Um pouco de sua obra pode ser conhecida em clauferodrigues.com
"Os escritores convidados participam dos eventos preparativos para a II FLAP - Feira do Livro do Amapá. São palestras e debates, contação de histórias, recitais com crianças e adolescentes, shows de música e poesia."
"Fizemos a I FLAP em novembro de 2012. Foi um sucesso, foi unanimidade. Tinha já um movimento natural na sociedade, muitos grupos de jovens poetas aqui, que é uma coisa natural, então foi só conseguir transformar isso em política pública, é uma coisa que está florescendo no Amapá naturalmente." (Cláudia Capiberibe - Secretária da SIMS - sobre a FLAP).
OBS: Veja algumas imagens da I FLAP no link casteloroger.blogspot.com



(Mauricio Melo Jr - jornalista e escritor - sobre a Carana dos Escritores)

(Manoel Bispo Corrêa - escritor - sobre dificuldades para desenvolvimento da FLAP).

OBS: O escritor Paulo Tarso mantem um importante blog sobre a Literatura Amapaense em escritoresap.blogspot.com e a livraria recém fechada em Macapá foi a Livraria Amapaense (oficialmente em 22/02/2013).

(Francisco de Assis - Professor de Literatura - sobre a necessidade de políticas públicas de incentivo e apoio à Literatura Amapaense).

"As pessoas prestam atenção, participam, perguntam e estão interagindo. Então a gente percebe que é um estado que tem muito que florescer na literatura."(Ricardo Cabus - poeta)
Um passeio pelo rio Amazonas e chegamos a uma escola modelo no Município de Santana que atende a população ribeirinha da região
OBS: Essa escola localiza-se em uma comunidade ribeirinha conhecida como Cachoeirinha, na Ilha de Santana, e está localizada cerca de 25 minutos de barco saindo do Porto de Santana. Conheça um pouco mais dessa escola e sua realidade NESTE LINK e AQUI TAMBÉM.
"Ao longo do ano vocês trabalham a literatura também ou só nestes momentos?" (Repórter) "Não, é um todo, é um trabalho muito bom aqui na comunidade, a gente vai levando a vida como pode. Os alunos participam muito em tudo na escola."
(Maria Célia Ribeiro - professora)
"A gente coloca a leitura, coloca contadores de histórias, sarau. O sarau aproxima muito porque ali o escritor e o leitor tem oportunidade de interagir no mesmo tempo e isso é bonito, e com arte, uma coisa meio teatral. Isso é bonito e bacana também.
(Carla Nobre - poeta e coordenadora da FLAP)
![]() |
Imagens da escola na Ilha de Santana. Ei turma, eu entendo a timidez!!! |
Uma das experiências mais interessantes que presenciamos no Amapá foi o Teatro Marco Zero, que existe há 15 anos no Bairro Perpétuo Socorro. Um projeto particular que conta com a participação maciça da população. É a literatura fazendo diferença na periferia de Macapá. Fiquei impressionado com a participação das crianças principalmente.

(Tina Araújo - Presidente do Grupo Teatral Marco Zero).
"Esse é um trabalho que venho fazendo, tenho duas filhas, todas duas são atrizes e recitam poesia. A mais velha tem 22 anos e hoje estava recitando com a menor, que tem 7 anos. No início era um pouco tímida, recitava meio de ladinho, hoje é toda metida e já chega chegando, ela quer fazer" (Andréa Lopes - atriz)
Esse foi o programa exibido sobre o Amapá e seus valores literários.
Conheça outros programas em: