As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Inventário das Buscas (Paulo Tarso Barros, 1997)

Poesias de Paulo Tarso, cinquenta e duas ao todo, vendo-se anseios, fé, sonhos, lutas, amores, satisfações e tristezas, numa percepção de lirismo sensível a preciosidade da vida. É uma bela visão, com humildade, receptividade a aprendizagens e esperança, em que situação for.
"INVENTÁRIO DAS BUSCAS", que inicia e da nome a obra, é a mais antiga poesia do livro (1984), também das mais bonitas, em belo devaneio instigado por anseios, revelando-se Macapá na caminhada e buscas do poeta como descoberta e destino aprazível.

Bela obra para ser redescoberta pelos amapaenses!

Título: Inventário das Buscas
Autor: Paulo Tarso Barrros
Editora: Tarso
Páginas: 46
Ano: 1997


INVENTÁRIO DAS BUSCAS

Nessa manhã deixo a vida cair como a chuva
nos poliedros dos olhos e nos invisíveis
espelhos cromáticos dos meus espíritos.
Em mim, que sinto e tento explicar,
digladiam-se os liquefeitos sonhos de anos e anos,
de esperas e esperas, com anjos e demônios
que despencam do horizonte como perfuratrizes
assassinas sobre a minha sorte.

Nas desfeitas ondas, irmanadas aos abismos
para onde fomos exilados (como se fossemos paranóicos),
a síndrome imensurável da Terra
é compactada na minha percepção de poeta.
E a minha visão, que decola de sua órbita natural,
busca os infinitos do Criador.
E deixo a vida viabilizar-se, amar seus amores,
escrever seus poemas e buscar-se, sempre.

Como um animal volto ao meu lar
e contemplo vossos telhados, Macapá.
Contemplo a absurda e fria calmaria das praças
moldadas na linear paisagem urbana.
Volto a casa como um poeta do século XX,
com meus livro de infinitas páginas em branco,
minha dor de cabeça proletária e civil.
Os bares já estão vazios e tudo é muito ambivalente,
e tudo vai explodir na madrugada setentrional.

Caminho por Macapá e tenho bilhões de irmãos
espalhados e confusos nesse planeta solitário.

(1984)

Conheça um pouco mais do autor e suas obras