As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

terça-feira, 6 de março de 2012

BIBLIOTECAS - Biblioteca Pública do Estado do Amapá (Elcy Lacerda)

Reportagem publicada no Jornal do Dia (04/03/2012)
Biblioteca Pública Profª Elcy Lacerda (Foto: Rogério Castelo)
ÚNICA BIBLIOTECA DO ESTADO
ESTÁ SEM PREVISÃO DE FUNCIONAMENTO
 Parada há mais de dois anos, biblioteca ganha até campanha de estudantes
para tentar reabrí-la.
A leitura sempre foi a forma mais aconselhada por professores para o crescimento educacional dos alunos de todas as faixas etárias, desde o ensino infantil até o superior. Porém, hoje as escolas públicas não contam com um acervo literário rico, em suas salas de leitura, e de forma geral são poucas as bibliotecas presentes no Estado.
Tal situação acaba diminuindo a oportunidade de pessoas mais carentes em terem acessos a livros, tanto de literatura nacional, quando internacional. Sem contar que vestibulandos às vezes têm de recorrer a lojas online para conseguir obter uma leitura obrigatória dos certames universitários.
Antigamente uma das formas de se obter grandes títulos na Capital era através da Biblioteca Pública, que continha principalmente um grande acervo de obras locais, fato que dava oportunidade a todos em consultar as informações. Porém, há mais de dois anos a mesma encontra-se fechada, situação essa que diminuiu ainda mais a oportunidade a pessoas mais carentes.
Lulih Rojanski - Gerente da Biblioteca Pública
Hoje, Lulih Rojanski, atual gerente da Biblioteca Pública afirma que a abertura da mesma está muito próxima, para que as pessoas voltem a ter oportunidades de obter leituras variadas. “Nós tínhamos uma data para o mês de março, porém com o atraso na abertura do orçamento só agora iniciaremos a etapa final que consiste na compra de mobília”, explicou.
Segundo a gerente da biblioteca, desde o mês de abril do ano passado a mesma vem passando por uma reforma que já foi concluída. “A reforma foi iniciada na gestão anterior (2010), porém foi paralisada por problemas de pagamento, pois a empresa responsável (Edifica Engenharia), não estava recebendo o repasse, após a posse do Governador Camilo Capiberibe, o pagamento voltou a acontecer e a empresa voltou a realizar a reforma”, conta.
Porém, o tempo que o local passou fechado causou grandes danos tanto aos livros, quanto a mobília, que foram atacados por pragas como cupins e traças. “Por esse motivo tivemos que recuperar o acervo e fazer o pedido de uma nova mobília”, explicou Lulih.
Insatisfação
A insatisfação dos usuários foi tamanha que desde 2011 existe um grupo no Facebook, que pede o retorno das atividades da biblioteca. O grupo denominado “Exigimos que o governo reative a Biblioteca Pública de Macapá!” já conta com 2.841 participantes, que além de pedirem o retorno, contam como era a cidade quando o prédio era aberto ao público. Dentre os comentários podemos encontrar: “Que vergonha a Capital de um Estado da Federação Brasileira não ter sua principal biblioteca funcionando. A que ponto nós chegamos com o desinteresse, com a educação dos menos privilegiados”.
Atualmente
Hoje, os amantes dos livros têm de recorrer a outras formas, para conseguirem satisfazer esse bom habito, e esses ocorrem através grupos de leituras e bibliotecas privadas, que fazem alguns projetos para a difusão da leitura.
Dentre todas as bibliotecas, a que se destaca mais e a do Serviço Social do Comércio (Sesc), que atualmente conta com quatro projetos, como o Biblioempresa, que leva uma biblioteca móvel para dentro de empresas, que se cadastram, para que os funcionários possam emprestar livros, ou o BiblioSesc, que é uma biblioteca móvel, que semanalmente está presente em comunidades afastadas, como Fazendinha, Marabaixo e Curiaú, levando para esses bairros, livros, que podem ser lidos em um ambiente climatizado.
Outra forma de buscar por essas literaturas é através dos “sebos” espalhados pela cidade, que trabalham com venda e troca de livros.
Previsão
Mesmo com as obras na sua etapa final, Lulih Rojanski afirma que não há uma data precisa para o retorno das atividades. “Nós estávamos trabalhando com uma data em março, porém hoje trabalhamos uma estimativa para o meio do ano, mas ainda não há uma prova concreta”, concluiu a gerente.

Fonte: www.jdia.com.br (04/03/2012)

Por conta da vergonhosa situação da Biblioteca Pública Estadual, fechada fazem dois anos, muitos estudantes acreditam que não têm mais acesso a pesquisas. Temos também outras bibliotecas na cidade onde encontramos rico acervo, como:  
Biblioteca da Prefeitura Municipal de Macapá: com literatura variada e, principalmente, informações sobre a história do Amapá. Esta biblioteca tem um valoroso acervo fotográfico.
Biblioteca SESC/Centro: Muita literatura e uma hemeroteca (recortes de jornais e revistas) atualizada com frequência, onde pode-se pesquisar muita coisa interessante sobre o Amapá (municípios, bairros, cultura, etc).
Biblioteca Ambiental da SEMA: Tem um acervo voltado para questões ambientais e disponibiliza também a pesquisa on-line. A Biblioteca Ambiental da SEMA localiza-se no prédio na parte de trás da Biblioteca Pública Estadual.  
Existem outras ainda, cada uma com uma proposta e direcionamento (Bibliotecas: RURAP, IEPA e EMBRAPA). Veja mais informações CLICANDO AQUI
Foto: Rogério Castelo - A Biblioteca Pública do Estado tem sua importância e lacuna que não pode ser substituída. Aguardamos com expectativa a reabertura. Dois anos fechada... assim não dá!!! 
"A esperança deixa de ser felicidade
quando acompanhada de impaciência."
 (John Ruskin)