As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

domingo, 19 de junho de 2011

A Biblioteca SESC / CENTRO em Macapá (Biblioteca Nunes Pereira)

O SESC é uma entidade, voltada ao comerciário e sociedade em geral, que atua nas áreas da educação, saúde, lazer, cultura e assistência.
Reconhecidamente, desde sua criação em 1946 (Decreto-Lei Nº 9.853), vem promovendo diversos eventos que permitem o acesso a cultura e assistência social em diferentes níveis. Isso tem sido realizado através de seus projetos e programas, sendo exemplos disso o Odonto/SESC, Mesa Brasil/SESC, Biblio/SESC, entre outros.  

Os projetos e programas do SESC objetivam
a promoção da melhoria da qualidade de vida.
A entidade mantem base em todas as capitais estaduais e sua implantação no Estado do Amapá ocorreu no ano de 1977.

Quando tratamos de acervo bibliográfico, o SESC é uma das entidades que mantem uma das maiores rede de bibliotecas no país. Além das bibliotecas instaladas, apresenta também um importante projeto de biblioteca volante (Biblio/SESC), permitindo ao cidadão de bairros e comunidades afastadas (principalmente crianças e adolescentes)  o acesso à leitura. Os detalhes sobre as bibliotecas volante serão tratados em outro momento.

Em Macapá temos duas Bibliotecas SESC, sendo uma delas a Biblioteca SESC/Centro Nunes Pereira.
  
Eis a Biblioteca SESC/CENTRO Manoel Nunes Pereira,  instalada no andar superior deste edifício. No térreo encontramos um restaurante e o Projeto Botequim.
A localização é na Av. Padre Júlio Maria Lombard (esquina com a Rua General Rondon), Nº 2009 - Bairro Central, em Macapá - AP.

Horário de funcionamento: 9h às 18h, com os serviços de consulta, pesquisa, cadastro (comerciários) para empréstimo e devolução de livros.
Entre romances, contos, poesia, livros, folhetos, história, biologia, ciências, enciclopédias, dicionários e outros, ENCONTRAMOS NO ACERVO:

- Literatura Estrangeira
- Literatura Brasileira 
- Literatura Amapaense
- Livros Didáticos
- Hemeroteca (Recortes de Jornais)
- Periódicos (Revistas e Jornais)

  
Quanto conhecimento,
quanta história,
quanta vida,
se revelando
nesses corredores
nas páginas dos livros....

Encontramos publicações em temas variados.

Espaço para a Literatura Amapaense.

 
História, Biologia, Literatura, muita coisa nestas estantes...
Paisagem literária...
Uma boa coleção sobre pensadores...
Algumas destas obras não são encontradas facilmente!
Periódicos da biblioteca.
Jornais e livros diversos.
José Clementino (parceiro de andanças pelas bibliotecas).
Na HEMEROTECA (recortes diversos) encontramos textos sobre os municípos, bairros, cultura, saúde, ICOMI, etc. Documentos que sempre resgatam um pouco da história deste Estado.
Este é o Luís, funcionário da Biblioteca SESC/Centro.
 Psicologia também tem seu espaço.

Aqui, Elcy Cardoso, responsável pela biblioteca (2011). O acervo recebe também a assistência técnica e gerenciamento de Bernadeth
(Bibliotecária do SESC em Macapá).

Uma boa surpresa! Encontrei este livro que foi leitura obrigatória no vestibular que fiz... No século passado, em um tão remoto 1992.....
"A sombra dos castanhais", de Laises do Amparo Braga.

Sala de leitura.
Estacionamento das bikes.
Informativo da Biblioteca SESC/Centro
Esta é a Biblioteca SESC/Centro em Macapá. Mais uma boa opção para estudo e acesso a leitura para a sociedade amapaense.

Agradecemos a atenção e recepção dada aos técnicos da Biblioteca SEMA (Rogério Castelo & José Clementino) por Elcy Cardoso, Luís, Bernadeth e Michele Lobo (funcionários do SESC), no acesso às informações e acervo, para a realização desta postagem.