As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Imagens do Marabaixo

O Marabaixo continua ocorrendo no Laguinho, Santa Rita (antiga Favela) e na comunidade do Curiaú. 
 Vídeo de Drika Bourquim
 
Se identifica com elementos do catolicismo romano e da cutura negra.  Apresenta a referência dos santos católicos e o calendário litúrgico. Sua constituição se dá com novenas, a quebra de murta, às danças e o levantamento do mastro. 
 
 Vídeo de Drika Bourquim

Tempos outrora, os foliões do marabaixo entravam dançando na Igreja de São José de Macapá, e alguns rapazes subiam até a torre para tocar o sino, festivamente.  A foto mostra encontro em frente à igreja matriz (São José) em 1948. Foto do porta-retrato-ap.blogspot.com. Visite esse blog, faz um resgate importante da história e cultura do Amapá.
Houve um período de conflito entre representantes da igreja católica e do marabaixo. Misssionários de origem européia, com visão extremamente ortodoxa, não conheciam o catolicismo popular, onde o marabaixo se enquadrava. O marabaixo foi considerado como "macumba" e  visto como  um evento de batuque e bebedeira, com exploração de dinheiro (... e se vissem hoje os arraias juninos...). Alguns padres que pensavam assim foram o Pe. Júlio Maria Lombard  e Dom Aristides Pirova.  Combateram o marabaixo publicamente e não permitiam a entrada na igreja, causando revolta em alguns momentos. (Fonte: Modernidade e Marabaixo (breve ensaio) - Pe. Aldenor Benjamim dos Santos)
Só tempos depois o marabaixo foi reconhecido como elemento folclórico na sua essência.
O traje dos homens constava de uma camisa branca com bordados, calça branca, chapéu depalha enfeitado com fitas e sandálias de couro. Os trajes das mulheres era composto de camisa de renda, saia estampada toda rendada, anáguas, arranjos naturais na cabeça (flores) e calçadas com sandálias de couro.
Os principais aperitivos servidos durante o ritual principalmente, no batuque, são a gengibirra, a catuaba e a macura. Depois, veio o tradicional cozidão feito com muito caldo, carne desfiada, diversas verduras, frutas e legumes.
A participação é livre, sendo que qualquer pessoa pode participar espontaneamente ou a pedido dos festeiros.
 
Vídeo de Alípio Junior

Fonte:  
* Modernidade e Marabaixo (breve ensaio) - Pe. Aldenor Benjamim dos Santos
* Amapá, cultura, poesia e tradição (livro) - Maria Vilhena Lopes & Deisse Gemaque V. Andrade
* Youtube