As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Hoje é o Dia Estadual do MARABAIXO

Foto do Jornal do Dia 
O Marabaixo é a principal manisfestação cultural do Estado do Amapá. A Festa homenageia a Santíssima Trindade e o Divino Espírito Santo através de missas e ladainha, normalmente improvisada, carregada de tristeza ou alegria, traduzindo os sentimentos e o dia-a-dia da comunidade.

"A boca fala do que está cheio o coração"
O marabaixo foi uma expressão em cantos e rítimos 
do sentimento presente no povo cativo em navios negreiros

A palavra MARABAIXO vem  da época em que os irmãos afro-brasileiros desciam os rios em cantorias ou nas caravelas negreiras MAR ABAIXO, condenados ao trabalho escravo em vergonhosos tempos. O canto evocava a nostalgia da terra distante e crenças populares. Acredita-se também que a cadência dos remos foi o que originou o rítmo. É uma tradição secular.
Segundo pesquisa de R. Negrão (no livreto "Marabaixo, Amapá Folclore" de 1990), foi um preto velho chamado LADISLAU, que implementou e fomentou esta manifestação folclórica no Amapa, gerando sucessores que continuaram seu trabalho, passado de geração através dos anos.
Mestre Ladislau e Mestre Julião Ramos, tocando a caixa (1948).
É dançado na capital, Macapá, anualmente, nos meses de maio, junho e julho, nos bairros do Laguinho, na Favela e na comunidade do Curiaú.
O Ciclo do Marabaixo é comemorado todos os anos por grupos organizados que trabalham para manter vivas as tradições da raiz herdada dos ancestrais.


O marabaixo também consiste no toque de caixas construídas com tronco de árvores e pele de animais, na dança das mulheres em círculo ao redor do salão, com dois ou três homens que tocam as caixas ao centro. Geralmente uma das mulheres ou um tocador "joga" os versos que são respondidos pelas dançadeiras que ao mesmo tempo dançam e fazem o coro ou cantam juntos todo o" ladrão", que são músicas ou trovas populares de autoria dos próprios devotos.
As informações ou fotos foram obtida em:
porta-retrato-ap.blogspot.com
Cantos de Congo