As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

BIBLIOTECAS: A Biblioteca Ambiental de Ferreira Gomes

O Município de Ferreira Gomes foi criado pela Lei Federal Nº 7.639 de 17/12/1987, distancia-se cerca de 140 km de Macapá (no traçado da BR-156), destacou-se pela condição estratégica que desempenhou como entreposto rodoviário e tem uma população estimada em 5.772 habitantes (IBGE 2010).
A SEMA desenvolve um importante projeto de Bibliotecas Ambientais nos Municípios, surgido da parceria entre as Prefeituras, Governo Estadual e instituições afins.  O objetivo é dar condições técnicas para que os municípios promovam sua gestão ambiental, em especial sua política de educação ambiental, além de dar suporte à classe estudantil, professores  e comunidade em geral na pesquisa ambiental.


Em 2010 foi realizada a implementação e reinauguração da Biblioteca Ambiental de Ferreira Gomes, segundo solicitação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (tendo como Secretário Wanderlei Mira Rabelo).
A Equipe da Biblioteca SEMA (NIDA), respectivamente, Nelsiana, Rogério, Edgar e João (motorista). O período foi em 27 a 30/04/10, na gestão do Secretário da SEMA Wagner Ribeiro e do Gerente do NIDA/SEMA José Denilson.
A Biblioteca foi instalada na sede nova da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), em reforma.
No ano de 2002 ocorreu a implantação pelo Gerente do NIDA/SEMA e idealizador do Projeto Bibliotecas Ambientais Paulo Sérgio S. Figueira. Com o passar do tempo, sem a assistência técnica, a biblioteca foi se transformando em "depósito de livros". No detalhe, Wanderlei (Secretário da SEMMA), que guardou os livros remanescentes e solicitou a implementação à SEMA.
 
 
...Sempre muito trabalho!!!
Egdar e Nelsiana.
 Esta é a Biblioteca Ambiental do Município
de Ferreira Gomes.

Registro aqui este bonito monumento encontrado na cidade,
às margens do Araguari.
Lembrança  do Livro Eterno....
Melhor e essencial Biblioteca a todos os seres humanos!!!!
OBS.: Este ano houve alagamentos na cidade (2011) decorrentes das chuvas intensas. No momento, não sei como se encontra as reais condições da Biblioteca. Desejo que este povo, de quem tenho ótimas lembranças, esteja na benção de Deus!!!