As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

domingo, 12 de junho de 2011

BIBLIOTECAS - A Biblioteca Ambiental da APA da Fazendinha

O Amapá é considerado o estado mais preservado do país. Encontramos aqui várias unidades de conservação (UC) em nível federal, estadual, municipal e particular.
Uma dessas unidades, e das mais conhecidas, principalmente por estar localizada próxima à cidade de Macapá e na divisa com Santana (segunda cidade mais importante do estado), é a APA da Fazendinha.
Essa Área de Proteção Ambiental teve sua origem m 1974 quando surgiu com o nome de Parque Florestal de Macapá (Decreto Territorial Nº 30 de 24/10/1974). Tornou-se Reserva Biológica (REBIO) em 1984, pelo Decreto Territorial Nº 20 de 14/12/198 e finalmente APA, através a Lei Estadual Nº 873 de 31/12/2004. Isso porque nas REBIOs não tem a ocupação humana, como é o caso na APA. Procura-se conciliar a permanência da população local com a proteção ambiental e desenvolvimento de atividades econômicas por meio do uso racional dos recursos naturais.
Localiza-se a 15 km ao sul do centro de Macapá, na divisa com Santana, às margens do Igarapé da Fortaleza. è um ponto estratégico, daí a oupação humana presente, contínua e crescente...
A vegetação típica é de floresta de várzea, a parte às margens do Igarapé Fortaleza está totalmente ocupada  e, segundo estudos da SEMA (2006), somente a parte central continua em bom estado de conservação, corresponendo a 30% da área.
A SEMA mantem uma base no local, onde procura desenvolver ações de educação ambiental. Para dar suporte às atividades e atender a necessidade da população de ter um centro para estudo, foi criada e inaugurada em 2009 a Biblioteca Ambiental da APA da Fazendinha.

Igarapé da Fortaleza (Fonte: Google Maps)
 Igarapé da Fortaleza, margeando a APA, na divisa com Santana.
Na parte posterior da APA tem um outro igarapé (menor), o Igarapé Paxicú.

 O local é cheio de passarelas - "as ruas da APA" - como veias e artérias
 se espalhando em todo o ambiente.

A comunidade é acostumada a andar nessas passarelas. Escorreguei duas vezes quando estava molhada, após uma chuva... O local é típico de área de várzea, encontramos muitos açaizeiros. Impressionante é quando você passa de carro ao lado da APA, na Rodovia JK, e percebe a mudança de ares. O clima fica ameno e agradável. Já percebeu isso? Esse local precisa ser preservado... Muito triste se toda aquela mata desaparecer!!!!

 Base da SEMA na APA, na parte superior foi instalada a biblioteca

 A organização do acervo foi realizada pela equipe da Biblioteca SEMA em Macapá (2009)


Muito trabalho sempre...

A Biblioteca está na Base SEMA, na passarela margeando o Igarapé da Fortaleza.
 
Quebrando a cabeça na organização...

A equipe da Biblioteca SEMA-AP era formada por: Denilson (Gerente), Neusiana (Biblioteca), Rogério Castelo (Memorial), Manoel (LEMA), Edgar (Videoteca), Aline, Jorge e José Clementino (Técnicos), na gestão do então Secretário da SEMA-AP Paulo Figueira.

 A inauguração foi em Dezembro de 2009 e contou com a presença de jovens da LESPEAP

O acervo foi formado com publicações no tema ambiental e livros didáticos. Foram instalados 05 computadores on-line.

A educação ambiental se faz necessária quando se objetiva formar cidadãos conscientes da preservação do ambiente em uma convivência harmoniosa e contínua.


Informações sobre a APA da Fazendinha em:            
Biblioteca Ambiental da SEMA