As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

FESTAS JUNINAS

Junho... logo vem a mente os folguedos  e festas populares características do mês. Tradição pelo Brasil afora, onde observamos festejos com suas danças, roupas e comidas típicas. Isso varia um pouco entre os Estados e Regiões. Lá pelas bandas do Amazonas tem o Boi-Bumbá, diferente do Bumba-meu-boi do Maranhão. As cirandas no Nordeste e tantas manifestações de muita expressividade em todos os cantos do país.
Essas festas, que tiveram sua origem na cristianização de costumes pagãos, hoje fazem parte de comemorações celebradas em muitas famílias. Costume, apenas um momento de encontro e descontração, sendo este o principal motivo. 
A Família Castelo residente no Bairro do Trem em Macapá, há alguns anos faz uma pequena confraternização e reúne-se em uma destas festas juninas. O evento tem sido realizado por Antonio Castelo e conta com a participação dos parentes residentes ali próximo. Este ano realizou-se em 13/06/2011 no koreto. Cada um trás um pouco de alguma coisa e.... pronto, está configurado o encontro. Iniciou às 20h e terminou por volta da 23h. 
Prestigiaram, entre familiares e amigos, Maria José, Douglas, Emanuely, Josiran, Inara, Isis, Isabelly,  Ana, Rogério, Alzira, Rogerson, Imara, Andréia, Val, Preta,  Yasmim, Analice,  Juliane,  Oscarina, Socorro, Josileide, Henrique Manoel, Clessiane, Gustavo, Tereza, Marcelo, Larissa, Yanna, Dona Ray, Bruno, etc. Muitas crianças e amigos. Houve desfile de Miss Caipira, os tradicionais quitutes e o divertido Correio das Mensagens. Pena que esse ano colocaram um indivíduo que parecia que nem sabia ler direito. Ah...muito legal o encontro!! Agora só ano que vem. Não participo destas festas, mas fui lá registrar pela primeira vez!
Antonio, Maria José, Yasmim, Analice, Val, Juliana, Emanuely, crianças, Imara, Alzira, Ana e Rogério
Yasmim, Analice, Isabelly, Maria José, Rogerson e Analice
Imara, Andréa, Yasmim, Marcelo, Dona Santinha, Yanna e crianças, Analice.
Inara, Bebel, Isis, Josiran, Val, Analice, Preta e crianças.