As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Do rio Jacarezinho para as nações: a saga de um ribeirinho (Leonei Ciriaco)


Título: Do rio Jacarezinho para as nações: a saga de um ribeirinho 
Autor: Leonei Ciriaco
Editora: Edição do Autor
Páginas: 124
Ano: 2019

O que inicialmente atraiu minha atenção foi a curiosidade sobre a região onde se inicia a história, nas imediações do rio Jacarezinho, município de Breves (Pará). Minha família também tem raízes no local.
Os relatos são parecidos aos de outros migrantes, destacando a vida simples, desafios em contexto pouco conhecido, isolamento como fator impactante, a mitologia no cotidiano e a migração significativa para o antigo Território Federal do Amapá. Desdobramentos também citados no livro, em relatos a partir da década de 1980.

Outro aspecto motivador à leitura é que, no segmento evangélico, as biografias missionárias são valorosas como fonte de inspiração e aprendizagens. Já dizia o apóstolo Paulo, em 2 Coríntios 3:2, que o cristão é como carta escrita, a ser conhecida e lida por todos os homens. Baseando-se nisso, o autor compartilha um pouco de sua história, em aprendizagens, conquistas e propósitos traçados, como carta escrita que somos, no desejo de leitura que inspire e edifique pela graça de Deus.

Em linhas gerais o livro tem três momentos: 

- Biografia de Leonei Ciriaco em Uma infância na Amazônia e Treinamento e Chamado, com relatos diversos da infância no Jacarezinho, vinda para Macapá, novo nascimento no Senhor Jesus Cristo e a vocação missionária.
- A vida e o coração da missionária é outro momento, com o testemunho da esposa. O relato é sucinto e prático, interessante também por histórias que o autor havia contado, mas agora percebidas na ótica e experiência da esposa. 
Deus tem a forma de agir com cada pessoa e o testemunho de Cilane Ciriaco não tem relatos sobrenaturais como no do esposo (algo notório no paralelo), com a mensagem bíblica sempre em evidência na busca e reflexão. Aspecto fundamental diante de sonhos ou revelações proféticas, para entendimento do que Deus revela. As experiências entre as pessoas podem ser diferenciadas, mas são igualmente abençoadas, importantes e edificantes quando em conformidade com a mensagem bíblica. O livro despertou essas percepções... 
- Go to China destaca o projeto de Deus na vocação missionária do casal, correlacionado à missão evangelística transcontinental realizada através da JOCUM (Jovens Com Uma Missão).

Acredito que outros livros virão com testemunho nessa jornada e um terceiro aspecto motivacional que tive pela leitura é que a igreja em que congrego é uma das apoiadoras do missionário nesse projeto.

Graças a Deus por tudo! Graças pelo edificante testemunho! E graças por todo florescimento nessa obra!

"Embarque comigo nessa aventura verdadeira de um ribeirinho que nasceu na floresta amazônica e acabou por descobrir sua vocação de servir a Deus entre as nações."
LEONEI CIRIACO - Missionário da JOCUM / Jovens Com Uma Missão

"Nestes últimos dias Deus está mobilizando um exército para avançar o Reino de Deus. Eu espero que muitos possam se animar e se levantar do desânimo e da incredulidade para vencer, como Leonei e Cilane. Leia este livro e se fortaleça no Senhor."
JIM STIER - Fundador da JOCUM no Brasil