Reportagem de 2010 exibida na TV-AP sobre o Município de Serra do Navio. O vídeo fez parte das comemorações dos 35 anos da emissora no Amapá (filiada à Rede Globo).
Reportagem de Simone Guimarães e Imagens de Albenir Sousa.
Vídeo de Janeiro de 2010 apresentado no Amazônia TV, por Seles Nafes
|
Os principais pontos abordados foram:
- "Serra do Navio participou efetivamente da construção do Amapá que conhecemos hoje. O motivo foi a exploração de mais de 40 anos do manganês, que resultou em desenvolvimento e heranças negativas até hoje sentidas. Os recantos naturais do município onde vive o beija-flor Brilho-de-fogo são uma atração à parte em Serra do Navio..." (Seles Nafes - Apresentação do telejornal Amazônia TV).
- O nome do município causa curiosidade, por que Serra do Navio? Segundo historiadores, a montanha onde fica a cidade tem um formato de embarcação.
Foto do verdadessurbanas.blogspot.com.br |
Planta geral da Vila Serra do Navio, Amapá (Fonte: Novos Cadernos NAEA - V.06 - 2003) |
- A cidade projetada por americanos se destaca pela arquitetura, calçamento, arruamento, paisagismo e urbanismo. Toda essa estrutura foi construída no meio da floresta e até hoje se mantem preservada (em partes, realmente em partes...)
Exemplos da arquitetura da vila:
1) Escola / 2) Vila Primária / 3) Desenho da igreja / 4) Hospital
Imagens do livro "Vila Serra do Navio" (Ribeiro & Bratke - 1992) |
- Serra do Navio foi criada para abrigar funcionários da ICOMI (a Indústria e Comércio de Minérios), que tinha um contrato com o governo federal de exploração de manganês durante 50 anos.
Meu pai é o segundo da esquerda para direita (Osvaldo, o Cara-de-macaco) |
- A vila era um modelo de administração: assistência à saúde e água tratada estavam entre os serviços oferecidos.
Muita coisa na vila hoje está em ruínas e em alterações urbanísticas ou arquitetônicas. Veja os exemplos:
- A mineradora construiu uma estrada de ferro e um porto em Santana para levar os produtos do estado.
Fachada do Hospital da Divisão de Saúde da ICOMI em Serra do Navio (Foto: biblioteca.ibge.gov.br) |
- A mineradora construiu uma estrada de ferro e um porto em Santana para levar os produtos do estado.
Estocagem de minério de manganês no Porto de Santana, 1957 (Foto do livro "Mineração no Brasil" - Leo Christiano - 2006) |
Vista aérea parcial do Porto de Santana, mostrando o embarque do manganês, nos tempos da ICOMI. (Foto: biblioteca.ibge.gov.br) |
Vista aérea parcial da área industrial e da vila de Serra do Navio, nos tempos da ICOMI (Foto: biblioteca.ibge.gov.br) |
1 2 3
Alguns estudos sobre a contaminação são:
2) Resultados do Estudo de Saúde Humana Realizado na Comunidade do Elesbão, Santana – Amapá (Apresentação do IEC - 2002). Disponível AQUI.
3) Exposição ao mercúrio e ao arsênio em Estados da Amazônia: síntese dos estudos do Instituto Evandro Chagas/FUNASA (Artigo publicado na Revista Brasileira de Epidemiologia Vol. 6, Nº 2, 2003). Disponível AQUI.
A Biblioteca Ambiental da SEMA em Macapá disponibiliza a consulta em alguns textos de jornais sobre a repercussão do caso.
- A TV-AP acompanhou o desenrolar desta história, mas sempre se preocupou em mostrar também as belezas de uma região única.
Lagoa Azul, em Serra do Navio (AP). Destaca-se pela coloração de suas águas azuis em aprofundamento em antiga cratera de extração de manganês. É formada pelo represamento da água, tem leito em espiral e distancia-se da vila uns 4 km. (Foto e informação: skyscrapercity.com).
Segundo me informaram, ainda não se tem um parecer definitivo sobre a qualidade da água, se é apropriada para o banho. Muitas pessoas, indiferentemente, frequentam o local e nadam nestas águas. (A imagem foi retirada do vídeo: Viagens pela Amazônia: Serra do Navio / exibido no Amazon Sat - 2011)
|
É o maior e um dos mais bonitos beija-flores do Brasil, estando presente em Roraima, Pará, Amapá e Maranhão. O macho possui 20 cm de comprimento (mais da metade correspondente a calda) e a fêmea, menor, possui 12 cm. (Imagem: wikipedia.org)
Veja o trecho do vídeo exibido no Globo Repórter (1995) mostrando o beija-flor Brilho-de-Fogo. Um dos melhores programas exibidos, enfocando aves e os artistas principais daquela noite: os beija-flores.
"O que é a Icomi? A Icomi é um milagre dentro da região amazônica. Duas
pequenas cidades que parecem o sonho de um urbanista lírico. Duzentos
quilômetros de estrada de ferro. Um porto onde encostam transatlânticos.
Nas cidades há escolas, hospital moderno, supermercado, clube, piscina e
cinema."
(Raquel de Queiroz, na revista semanal "O Cruzeiro", de 08/05/1965, após visitar o Território Federal do Amapá a convite da diretoria da ICOMI). O artigo você pode ler no memorial-stn.blogspot.com.br)
simoneguimaraes2.blogspot.com.br