As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

HISTÓRICO DA BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL ELCY LACERDA (Por Paulo Tarso)

Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda 
Histórico e atuação relevante na educação e cultura do Amapá

Fachada principal da Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda vista do alto do Teatro das Bacabeiras
Sua origem remonta à Biblioteca que foi instalada em uma casa particular com um acervo doado pelo Dr. Acylino de Leão (1888-1950),
Dr. Acylino de Leão
médico, político e acadêmico da APL e outras obras referentes ao Estado do Amapá. Esta casa ficava na Rua Mário Cruz, ao lado da Intendência de Macapá, hoje transformada em Museu Histórico Joaquim Caetano da Silva. Isto quando o Amapá pertencia ao Estado do Pará.
Com a transformação do Amapá em território, uma das preocupações do 1º governador, Janary Gentil Nunes, foi transferir este acervo existente para um local mais adequado, onde a comunidade pudesse ter melhor conforto em suas pesquisas e leituras.

Antiga Intendência de Macapá,Atualmente
Museu Histórico Joaquim Caetano da Silva
No dia 20 de Abril de 1945, sob a égide do Chanceler da Paz, que foi a figura do eminente Barão do Rio Branco, foi criada oficialmente a Biblioteca Pública de Macapá, durante a comemoração do primeiro centenário de nascimento desta figura histórica.

Raul Monteiro Valdez
O ato foi presidido pelo Dr. Raul Monteiro Valdez, governador interino e a saudação feita pelo Sr. Paulo Armando Martins Xavier, primeiro diretor da instituição, que passou a funcionar em uma das salas do Grupo Escolar Barão do Rio Branco.
Em 1950 foi transferida para um prédio construído especificamente para esse fim, em frente à Escola Normal de Macapá (IETA).
Com o aumento considerável do acervo e havendo necessidade de outro prédio, em 1971 o governo do Gal. Ivanhoé Martins, decidiu que a biblioteca passasse a funcionar na Rua São José, esquina com a Av. Mendonça Furtado, seu endereço atual.
Em 1992, a Biblioteca passou por reformas e adaptações, sendo reinaugurada em 10 de junho de 1994. Nesses dois anos ela funcionou no prédio da COBAL (hoje SEBRAE) e através da Lei nº0269 de 12 de Junho de 1996, a Biblioteca foi personalizada com o nome de Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda, homenagem feita à Professora Elcy que tanto engrandeceu o Amapá no Brasil e no mundo.


Elcy Lacerda em quadro do artista plástico Gibran Santana
E, coincidentemente, Elcy nasceu no dia 20 de Abril de 1945. Entre o final de 2009 e até o dia 27 de abril de 2012, a Biblioteca ficou fechada para reformas e adaptações.  Reabriu, e foi reinaugurada pelo Governo do Amapá.

Fotografias antigas e atuais da Biblioteca

A BIBLIOTECA HOJE

A Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda tem prestado relevante auxílio à pesquisa da comunidade amapaense, principalmente aos estudantes, através de suas salas de referências. Também auxilia tecnicamente e materialmente as Bibliotecas Municipais, buscando organizar um sistema de rede entre as Bibliotecas do nosso Estado.
Dispondo de um acervo em cerca de 60 mil itens (dentre livros, jornais, revistas, Cds e Dvds) distribuídos em várias salas: 

        Ensino Fundamental
Infanto-juvenil
Acesso à Internet
Auditório multiuso
Sala Elcy Lacerda
Sala Afro-indígena
Sala do Ensino Médio e Superior
Sala Amapaense
Sala de Periódicos
Sala de Obras raras – acervo dos jornais mais antigos do AP
Sala de Braile e Audioteca
Sala Circulante
Galeria Alcy Araújo
Abriga a Associação Amapaense de Folclore e Cultura Popular

Destacamos a importância educacional e cultural da Biblioteca Pública como um centro de referência aos pesquisadores, que nela encontram diversos tipos de suporte para que desenvolvam trabalhos, principalmente monografias, teses e trabalhos escolares.
Ponto de encontro de escritores que realizam os lançamentos de suas obras expõem,  seus trabalhos e realizam palestras com estudantes e professores, a Biblioteca também dispõe de um grupo de teatro, constituído por servidores que trabalham peças da Literatura Infantil- principalmente Monteiro Lobato. Esse grupo também conta histórias e realiza apresentações na própria Biblioteca e nas escolas, inclusive em Municípios do interior.

Semanalmente, centenas de estudantes visitam a Biblioteca
e participam de atividades educacionais e culturais

Os servidores da Biblioteca são treinados para prestar toda a orientação aos usuários, orientam as pesquisas, indicam bibliografia e esclarecem dúvidas.
Vinculada à Secretaria de Estado e Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, a Biblioteca tem sido um órgão que ao longo da história vem desenvolvendo um trabalho que colabora sobremaneira para que o nosso Estado preserve sua cultura. Ela é a guardiã de um rico acervo de obras raras, de clássicos da Literatura Brasileira e Universal, coleções de periódicos como o “Jornal Amapá” (primeiro diário oficial do Território), exemplares do jornal “Pinzônia”, e da Biblioteca particular e objetos pessoais da professora Elcy Lacerda.

Alguns  ex-diretores e gerentes:
Lauro Chaves - Professor
Déa Rola – Bibliotecária
Bernadete Rodrigues – Bibliotecária
Amaparino Gemaque – Bibliotecário
Cristina Sabóia - Bibliotecária
Ângela Nunes – Professora
Cristina Dias – Bibliotecária
Paulo Tarso Barros – Professor e escritor
Tânia Mello - Professora
Ricardo Pontes – Professor
José Pastana – Professor
Lulih Rojanski - Escritora e professora

Leila Castro - atual gerente, desde fevereiro (2015)

COMO FUNCIONA A BIBLIOTECA

A Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda, fundada em abril de 1945, sempre trabalhou na divulgação do livro e da leitura e contou com a presença de professores, bibliotecários, pedagogos, mediadores de leitura, artistas e outros profissionais da Educação.
A Biblioteca esteve subordinada à Secretaria de Educação - Seed durante muitos anos e tem a tradição de atender prioritariamente, e de forma contínua, estudantes da rede pública e da rede particular. Por isso, a SEED sempre foi a principal fornecedora da mão de obra qualificada e devidamente treinada para dar suporte aos trabalhos educacionais e pedagógicos desenvolvidos pela instituição, além de mantenedora do mobiliário, equipamentos eletrônicos, estantes e demais utensílios existentes na instituição, mesmo depois que a biblioteca passou a ser vinculada à Secretaria de Cultura (Secult) em virtude do Sistema Nacional de Cultura.


Os professores e pedagogos são distribuídos nos espaços da Biblioteca, que funciona ininterruptamente de segunda a sexta-feira, das 8:00h às 18:00h, inclusive no período de férias escolares, pois os professores lotados na instituição têm regime diferenciado de férias e, quando necessário, aos finais de semana, quando há eventos ou ações educativas e culturais, dando apoio e suporte às atividades das escolas.

SÃO ESTES OS PRINCIPAIS ESPAÇOS EM QUE SÃO DISTRIBUÍDOS
 OS PROFESSORES E PEDAGOGOS NA BIBLIOTECA:

SALA CIRCULANTE

A Sala Circulante dispõe de um acervo de aproximadamente 10 mil obras, a maioria de cunho literário, dos principais autores nacionais e estrangeiros nos gêneros romances, contos, crônicas, poemas, teatro, biografias, infantojuvenil e religião.


O público-alvo se constitui principalmente de estudantes da rede pública e da rede privada, professores, leitores da comunidade (cerca de 2 mil leitores cadastrados) e autores locais.
Os estudantes buscam conhecer as obras literárias e são orientados pelos professores na escolha da mesma, recebem informações sobre os autores e contexto histórico das obras para a produção de trabalhos escolares, interpretação de textos e como são trabalhados dentro do Enem, bem como sugestões de leitura de paradidáticos e material virtual na internet.

SALA DO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR

A Sala do Ensino Médio e Superior dispõe de um acervo de aproximadamente 15 mil obras, dentre dicionários, enciclopédias, língua portuguesa e estrangeira, filosofia, ciências, matemática, direito, medicina e enfermagem, psicologia, filosofia, literatura, religião, geografia, designer, arquitetura e urbanismo, informática, artes em geral e livros didáticos diversos.


O público-alvo se constitui primordialmente de estudantes das redes pública e privada, concurseiros, candidatos ao Enem e professores que buscam obras de referência e especializadas em suas respectivas áreas.
Os professores fazem um atendimento personalizado a cada usuário que busca informações, orientando, dirimindo dúvidas, esclarecendo, sugerindo e disponibilizando novos materiais de pesquisa de acordo com o assunto a ser estudado. Além disso, é feito constantemente a catalogação, a disposição das obras para que o estudante seja atendido o mais rápido possível.

SALA DE OBRAS RARAS

A Sala de Obras raras se constitui em um verdadeiro tesouro histórico e literário do Amapá. Nela estão os primeiros jornais publicados no Amapá, desde 1895 (Pinzônia), o Jornal Amapá (1944 em diante) e outros jornais e publicações que são disponibilizados para os estudantes, professores, pesquisadores, historiadores e demais interessados.


Os professores são treinados e capacitados para manusear e colocar à disposição dos estudantes e pesquisadores esse acervo especial, cuja manutenção requer cuidados extremos para evitar danos e os perigos à saúde, pois são publicações antigas.

SALA DE PERIÓDICOS

Na Sala de Periódicos ficam os jornais publicados no Amapá  nos últimos 15 anos (posteriormente, são realocados nas Obras raras), revistas nacionais e estrangeiras, boletins e outras publicações que são postas à disposição do público, principalmente os estudantes e professores que buscam nesses periódicos um complemento importante para seus estudos e pesquisas através das matérias, artigos, fotografias e reportagens.


SALA INFANTOJUVENIL

Na Sala Infantojuvenil encontra-se um variado acervo de obras destinadas a esse público, que se constitui num dos principais focos de atendimento da equipe de professores da Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda. 


Num ambiente decorado e atrativo para crianças e adolescentes, a Sala oferece várias atividades lúdicas e educativas. Mas o carro-chefe desse projeto é o Grupo de Professores Contadores de Histórias, que atua há mais de 25 anos desenvolvendo centenas de apresentações nas escolas de Macapá, Santana e até de outros municípios, bem como no auditório da Biblioteca, semanalmente, com a presença de uma ou duas escolas que participam ativamente das atividades pedagógicas através do teatro (inclusive de fantoches), dança, cantigas, músicas, etc.

SALA AMAPAENSE E DA AMAZÔNIA

A Sala Amapaense é um projeto pedagógico, educacional e cultural, que prioriza os autores do Amapá e da Amazônia e tem tudo a ver com a nossa realidade. Os professores recebem centenas de alunos que desejam conhecer as obras literárias, orientam suas pesquisas, expõem seus livros, poemas, biografias, fotos  - além de trazer os autores locais para debater e interagir com alunos e professores em palestras, oficinas, sessões de autógrafos e outros eventos culturais.


A Sala Amapaense dispõe de um vasto acervo de aproximadamente 2 mil obras para atender à crescente demanda das escolas da rede pública estadual, da Ueap, Unifap e outras universidades que estudam os autores locais.

SALA AFRO-INDÍGENA

Novo espaço que existe há 4 anos e que reúne obras que atendem à crescente demanda de literatura especializada nas duas etnias tão importantes para o Estado do Amapá.


Nela, os alunos recebem informações de profissionais sobre os povos indígenas, línguas, cultura, tradições e conhecem peças utilizadas pelos indígenas. Vasta bibliografia sobre marabaixo, batuque, história da África e cultura afro são disponibilizadas nessa sala.

SALA JOSEFA LAU DE CULTURA POPULAR


Uma parceria entre a Biblioteca Pública e o ponto de cultura da Associação Amapaense de Folclore e Cultura Popular tem um excelente acervo de fotografias, livros, vídeos e monografias sobre a cultura popular e folclore de todos os municípios do Estado, cujo trabalho vem sendo desenvolvido, na pesquisa, coleta e sistematização entre os professores da Biblioteca e a Associação.

SALA DE BRAILE E ÁUDIO VÍDEOS


Espaço em que são disponibilizados centenas de obras em Braile, Cds, Dvds destinados aos deficiente visuais que encontram nesse ambiente material literário e de referência para estudos, pesquisas e entretenimento.

GALERIA ALCY ARAÚJO


Espaço destinado a eventos artísticos, culturais e educativos, como lançamentos de livros, exposições, cinema, teatro, mini-cursos, oficinas, artesanato, música, dança, contação de histórias, saraus etc.
PROCESSAMENTO TÉCNICO



É a sala que recebe todas as publicações destinadas à Biblioteca. Nela trabalham o bibliotecário e outros profissionais que selecionam, classificam, catalogam, distribuem e fazem também a doação de obras para as Bibliotecas escolares e comunitárias do Amapá, pois a Biblioteca Elcy Lacerda faz parte do Sistema Nacional de Biblioteca Públicas, vinculado à Fundação Biblioteca Nacional, e coordena as demais bibliotecas públicas do Amapá.

OUTROS SERVIÇOS PRESTADOS PELA BIBLIOTECA

 Na Biblioteca Pública há um Serviço de Informações e Orientações sobre o registro de obras intelectuais, para escritores, poetas e compositores que desejam registrar seus trabalhos na Fundação Biblioteca Nacional, através do Escritório de Direitos Autorais.


No Auditório da Biblioteca, são realizados cursos, oficinas, lançamentos de livros, peças teatrais, recitais, reuniões e outros eventos. Os interessados devem agendar com a gerência e solicitar a cessão do auditório encaminhando ofício.


Texto: Paulo Tarso Barros

Fotos: Arquivo de Paulo Tarso Barros e fotografias da Biblioteca

Publicado originalmente em: escritoresap.blogspot.com.br

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Salmo 23 - O Senhor é o meu pastor, nada me faltará.

Salmo 23:1 narrado por minha querida sobrinha Luna, de dois aninhos. Muito tocante na voz das criancinhas. 


SALMO 23  
1 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.


 Graças ao Bom Pastor pelas oportunidades diárias!

terça-feira, 23 de junho de 2015

"Uma História Verde do Mundo" - Clive Ponting

Aí galera, vocês conhecem a Biblioteca SEMA? Não!? Saiba que é a principal biblioteca ambiental do estado do Amapá, localizada atrás da Biblioteca Pública Elcy Lacerda, no Formigueiro (Centro), e tem um acervo voltado para as questões ambientais, tipo: ressacas, desmatamento, unidades de conservação e legislação ambiental (assuntos mais procurados).
Biblioteca Ambiental da SEMA em Macapá. 
Ornamentada assim por causa do trabalho de Rosa Dalva.
Foto: João Batista
É, mas não fica só nisso! Alguns assuntos são rotineiramente explorados pela mídia, importantes e para nossa reflexão, como o crescimento populacional acelerado nas últimas décadas. Que diga o Dan Brown, que pegou carona no assunto e lançou "Inferno" em 2013. Esse livro é de apreciação particular e, amado ou detestado, é pautado em um assunto importante. Mas não é dessa obra quero falar...
Se queres pesquisar o assunto então sugiro "Uma História Verde do Mundo", de Clive Ponting, disponível para consultas na Biblioteca SEMA. Olha aí umas considerações...

Obra sensacional, com uma visão geral da relação homem e natureza ao longo da história. Foi escrita em cerca de 20 anos e traz informações, dados e exemplos para reflexão dos fatores característicos nessa relação. Ponto crucial e inicial para perspectivas preservacionistas.
Em um primeiro momento o autor traz o leitor para uma análise dos eventos que se sucederam na Ilha de Páscoa - analogia clássica de como tem sido as relações humanas com o ambiente. A ilha tinha recursos limitados, cada vez mais pressionados e devastados frente ao crescimento acelerado dos ilhéus. Essa sociedade entrou em colapso com a destruição de seu ambiente ao interagir de maneira irracional, resultando em sua ruína, guerras acirradas pelos poucos recursos, extinções de espécies, fome, alterações ambientais e, uma gravidade que não conhecia sobre a história da Ilha de Páscoa - o canibalismo frente ao desespero na falta de recursos. Como essa civilização outras, mais complexas ou não, trilharam pelo mesmo caminho (ou estão nele).
Os aspectos vistos nessa analogia são aprofundados em outros capítulos, como a questão do crescimento populacional. Olha só! Os números impressionam a partir de 1825. Nesse período a população mundial chegou a um bilhão, levando cerca de dois milhões de anos nesse processo. Alarme pelo que se sucedeu! O bilhão seguinte foi alcançado em apenas um século.O  terceiro bilhão levou cerca de trinta anos para ser alcançado (de 1925 a 1960), o próximo foi acrescentado em apenas 15 anos (1975) e a passagem de 4 a 5 bilhões levou aproximadamente doze anos no final dos anos 80 (informações presentes no capítulo 12). 


 O livro é:
Título: Uma História Verde do Mundo
Autor: Clive Ponting
Tradução: Ana Zelma Campos
Editora: Civilização Brasileira
Páginas: 648 (...só isso!)
Ano: 1995
ISBN: 85-200-0203-6
Temas: Civilização / História / Aspectos Ambientais / Ecologia

O crescimento está intimamente relacionado ao modo de produção e obtenção dos bens naturais que, na percepção do autor, está dividido em duas grandes transições na história.
A primeira foi a adoção da agricultura (há dez mil anos), que possibilitou a formação das cidades e desenvolvimento das civilizações com a capacidade de suprir as necessidades de grandes aglomerados. Somou-se a isso outras culturas, como a domesticação de animais e o refinamento na agricultura para obtenção de recursos não necessariamente destinados a alimentação, como a cultura do algodão para obtenção de tecidos. Aspectos negativos também se somaram com as relações pouco harmoniosas. Além da devastação e alteração ambiental, também o convívio com doenças e epidemias.
A segunda transição refere-se a adoção dos combustíveis fósseis (nos últimos 200 anos). Isso potencializou a capacidade de obtenção de recursos com a industrialização, explodiu o crescimento urbano, contribuiu para a hegemonia de países detentores dessa tecnologia sobre países menos desenvolvidos mas com mais recursos disponíveis e estimulou o consumismo com as sociedades afluentes. A expectativa de vida aumentou e as doenças de caráter degenerativo passaram a ter maior incidência. Obviamente a industrialização trouxe muitos impactos ambientais com novas formas de poluição.


Sumário
1) As lições da Ilha da Páscoa (Descobrimentos europeus - Colonização da Polinésia - ascensão e declínio - o "mistério" explicado)
2) Os Fundamentos da História (Influências do mundo físico - significado e papel dos ecossistemas - efeitos na história humana)
3) Noventa e Nove por Cento da História Humana (Modo de vida entre os grupos de concentração e de caça - expansão dos ajuntamentos humanos - variações em técnicas de subsistência - impactos no meio ambiente)
4) A primeira Grande Transição (A lenta transição para a agricultura - três "áreas centrais", Sudoeste da Ásia, China e América Central - consequências sociais e políticas - surgimento de sociedades complexas por todo o mundo - elo com a cultura e lutas armadas)
5) Destruição e Sobrevivência (Impacto ambiental da agricultura - tensão imposta por meios ambientes artificiais - declínio auto-imposto das sociedades do vale da Suméria e Índico - degradação da área mediterrânea - queda dos maias - estabilidade contrastante da agricultura do vale do Nilo)
6) A Longa Batalha (O problema persistente da alimentação da população mundial - limitações da base agrícola na história da China e da Europa - influência do clima - causas e efeitos da desnutrição e da fome - a difusão das colheitas e dos animais - a solução europeia)
7) A Expansão da Colonização Europeia (Colonização interna e transformação da paisagem - a expansão da Europa - - impacto nos povos nativos e culturas através do mundo)
8) Modos de Pensamento (Influência dos pensamentos clássico, judeu e cristão na visão europeia do mundo - o relacionamento entre os seres humanos e o mundo natural - a ideia de progresso - tradições alternativas - impacto da economia clássica e da teoria marxista - a perseguição do crescimento econômico)
9) A Violação do Mundo (Exemplos antigos da destruição da vida selvagem - extinções - impacto da introdução de espécies alienígenas - estudos da história da exploração: pesca - comércio de peles - caça de focas - pesca da baleia - a ideia da preservação)
10) Criando o Terceiro Mundo (As Ilhas Atlânticas no século XV como um microcosmo do desenvolvimento colonial - escravidão e mão-de-obra contratada - em direção a uma economia mundial - fazenda agrícola - expansão e desenvolvimento da colheita comercializada - exploração da madeira e de minerais - consequências para o Terceiro Mundo)
11) A Face Mutante da Morte (Causas, impacto e expansão das doenças infecciosas - a história da peste bubônica - a influência da agricultura, do comércio, do saneamento e da pobreza - crescimento das "doenças da civilização")
12) O Peso dos Números (Diferentes padrões da explosão populacional - expansão da terra agrícola - mudanças na tecnologia da agricultura- origem da indústria alimentícia - a "revolução" verde - problemas da alimentação mundial - desmatamento, erosão do solo, salinização, desertificação - desastres ecológicos através do mundo)
13) A Segunda Grande Transição (Fontes de energia - forças humana, animal, da água e do vento - a primeira crise de energia - transição para combustíveis fósseis - crescimento das fontes de energia e consumo)
14) O Crescimento da Cidade (Cidades pré-industriais - o papel do subúrbio e dos transportes - a conurbação e as metrópoles - cidades do Terceiro Mundo - problemas ambientais)
15) Criando a Sociedade Afluente (A pobreza das sociedades agrícolas - impacto da industrialização - crescimento no consumo e nas vendas a varejo - carros e turismo - problemas da afluência - distribuição das riquezas da Terra - problemas do Terceiro Mundo)
16) Poluindo o Mundo (Poluição inicial da cidade - suprimento de água - remoção do lixo - fumaça - a poluição inicial industrial - efeitos da industrialização - chuva ácida - doenças industriais - novas substâncias químicas - problemas de resíduos tóxicos- poluição nuclear - tráfico - misturando novos coquetéis - CFSs e a camada de ozônio - aquecimento global)
17) A Sombra do Passado (Interpretação ecológica da história humana - estabilidade e sustentação das sociedades humanas - lições do passado)

A extinção de espécies é tratada no capítulo 5 e os relatos impressionam pela perda natural rápida, direta ou indiretamente decorrente da presença humana -
o único ser capaz de se espalhar por todos os ecossistemas e determinar profundas transformações.  
Enfim, o livro traz essas e outras abordagens sobre a "história verde da Terra". Não propõem soluções, mas chama a atenção para a fragilidade na relação homem-natureza, que tem redundado em perdas que podem ser irreversíveis e que deveriam ser tratadas com critérios racionais e sustentáveis.
A obra em primeiro contato parece um calhamaço de desestimulante leitura, mas se revela muito interessante. Li satisfatoriamente em uma semana.  Deve ser conhecida por todos para uma visão histórica do conflito entre o homem e meio ambiente e, mais do que isso, para reflexão, postura autocrítica e de engajamento nas questões ambientais.


Clive Ponting, é um escritor britânico, nascido em 1947, doutor em História pela Reading University, Inglaterra, autor de pesquisas altamente relevantes sobre o meio ambiente. 
 Disponível na Biblioteca Ambiental da SEMA-AP
para consultas.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Revista ICOMI Notícias Nº 15 (1965)

Edição de março de 1965. O que achei mais interessante foi a reportagem sobre Calçoene, que coloca em paralelo o local de riquezas e disputa territorial com a situação de pouco desenvolvimento. Nessa época a cidade tinha acesso precário, população estimada em 2.500 habitantes (aproximadamente 800 pessoas concentradas na cidade e as demais nas comunidades interioranas) e a energia elétrica era gerada por motor "cartepillar" entre as 18 e 22 horas. O texto resgata também pontos importantes da história da região, como a República Cunani.

Imagens retiradas da edição

Baile no Santana Clube, Vila Amazonas, com o conjunto Os Cometas, de Macapá (1965)
Cena cotidiana em Calçoene (1965): lavadeira na cachoeira do Firmino
Típica embarcação a vela dos rios da Amazônia, outrora meio de transporte mais utilizado na costa do Amapá. A viagem entre Calçoene e Macapá, por exemplo, durava cerca de seis horas.

domingo, 21 de junho de 2015

Estação de Serra do Navio na arte de Wagner Ribeiro

Wagner Ribeiro tem obras sensacionais do cotidiano e história do Amapá, como essa da estação ferroviária de Serra do Navio (tela de 2012).

 Autor: wagnerribeiro59@hotmail.com

A ferrovia (EFA) começou a ser implantada em março de 1954 e sua inauguração foi em janeiro de 1957, tendo a presença de Juscelino Kubitschek. O presidente até se aventurou em uma viagem inaugural. A estação está localizada a cerca 3 km de Serra do Navio. Lamentável ver hoje tudo isso em situação precária!

Veja também

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Revista ICOMI Notícias Nº 23 (1965)

Olá, pessoal! Estou disponibilizando mais uma Revista ICOMI Notícias, publicada em novembro de 1965. Histórica e rotineiramente procurada em pesquisas.



Algumas fotos da edição:
 Alunas do IETA.
 Estudantes de Vila Amazonas.
 Parquinho (play-ground) da escola de Serra do Navio.
 Piscina da ICOMI.

sábado, 23 de maio de 2015

"A Jari e a Amazônia" - Cristovão Lins

O livro Jari - 70 Anos de História, de Cristovão Lins, trouxe um relato histórico da região, vendo-se as fases e suas características, com destaque ao período de Ludwig (1967 a 1981). 

Nessa segunda obra, A Jari e a Amazônia,  publicada em 1997, a abordagem trata do desenvolvimento aliado a questões ambientais. Ponto que começou a ser ressaltado entre as décadas de 80 e 90, e que estava em paralelo com muito desconhecimento, principalmente manejo não sustentável em práticas rotineiras, como a pesca e caça predatória. A região do Jari é rica em recursos ambientais, aproveitados inicialmente com a cultura extrativista e atualmente por  grandes empreendimentos (como o do caulim - considerada esta uma das maiores minas do mundo - e a fábrica de celulose). Exploração e sustentabilidade, aspectos vitais para a Amazônia em seu desenvolvimento, temática na obra.
 
O autor inicia com o resgate de pontos históricos da região em uma percepção socioambiental. Veja aí algumas delas:
A fase do José Julio poderia ter sido mais proveitosa para a população, e com menos gastos para o coronel, se tivesse aproveitado a estrutura que já havia em Almeirim. O que se viu foi uma centralização em Arumanduba que requereu muitos investimentos para a infraestrutura. Na fase dos portugueses a caça predatória foi usada na obtenção de lucros com o comércio de peles, e na do magnata Ludwig alguns erros do passado se repetiram, consumindo muito investimento para manutenção das silvovilas do Projeto Jari. E ainda ficaram em situação isolada para satisfação de suas necessidades e déficits, como o energético (uma parte disso motivada pela resistência do governo militar em propagandas negativas que levavam a questão ao imperialismo norte-americano e assim entraves eram criados. Beiradão, exemplificando, segundo o autor poderia ter sido também uma silvovila, mas o projeto enfrentou a resistência do governo territorial da época). Essa história vai longe e o Projeto Jari teve seus acertos e erros. Os capítulos VII, VIII e IX falam disso. 

Para ter uma visão mais abrangente, olha aí o sumário:
Capítulo I - A região do Jari na época da colonização
Capítulo II - A saga do Coronel José Júlio de Andrade
Capítulo III -  A expedição alemã ao Jari: cintífica ou com outros fins?
Capítulo IV - Ludwig, Azevedo Antunes e a Jari
Capítulo V -  Como surgiu a Jari de Ludwig
Capítulo VI - Lendas, Costumes e Histórias do Jari
Capítulo VII - O Extrativismo na Amazônia
Capítulo VIII - Extrativismo x Produção Intensiva
Capítulo IX - A Energia na Região do Jari
Capítulo X - A evolução sócio-econômica da região
Capítulo XI - Pequeno Modelo Produtivo para as Várzeas da Amazônia

O livro tem conotação de valorização ambiental e humana. Assim, gostei também das histórias reveladas sobre a população local.  As narrativas do folclore são muito atrativas, como a do Mapinguari e Cobra Grande, além de relatos de moradores em sua compreensão (ou incompreensão) sobre a natureza e seus mistérios. Um imaginário pelo qual me interesso, com as histórias de onça no cio, tamanduá cantante, macaco devorador de gente, etc. 

A obra aborda também a fundação de Monte Dourado. Relato interessante. 
Na imagem a localidade de Olho d'Água (em 1967), vendo-se o primeiro posto médico construído. Esse local corresponde hoje ao porto de Monte Dourado.
A fundação da vila é considerada em 25/05/1967, quando Rodolpho Dourado (engenheiro paraense contratado para a construção da vila) e seus companheiros desembarcaram. A imagem mostra o transporte de materiais para a construção dos primeiros acampamentos (1967). A vila foi batizada em conversa informal por amigos de Dourado. Tempos depois os americanos da Jari tentaram mudar para Monte Belo, pois histórias circulavam negativamente em Brasília de que estavam levando ouro para os EUA e o "Dourado" teria essa conotação de riqueza mineral. Após uma verificação, chegou-se a conclusão da referência ao engenheiro.
Em 02/05/983, através de Lei Municipal Nº 5.075, foi criado o Distrito de Monte Dourado, ligado a Almeirim, embora a data da criação da vila permaneça em 25 de maio.
02 de Maio de 1983 através da Lei Municipal nº 5.075 foi criado o Distrito de Monte Dourado, muito embora a data de sua fundação seja de 25 de Maioaluguel santos
em 02 de Maio de 1983 através da Lei Municipal nº 5.075 foi criado o Distrito de Monte Dourado, muito embora a data de sua fundação seja de 25 de Maio. aluguel santos
em 02 de Maio de 1983 através da Lei Municipal nº 5.075 foi criado o Distrito de Monte Dourado, muito embora a data de sua fundação seja de 25 de Maio. aluguel santos

Descobri algo muito legal. Finalmente entendi a etimologia da palavra Jari. Vem da língua indígena Wayãpi e significa rio das castanhas (Nhá = castanha e rim = rio). 

A expedição alemã (1935/1937) é novamente mostrada. Algo nebuloso paira aí e não duvido dos interesses nazistas de olho grande na região, ainda mais que queriam traçar um caminho até a Guiana Francesa, seus inimigos em guerra.
Outro ponto que mostra a linha de pensamento do livro foi sobre a construção da Hidrelétrica de Santo Antonio. Na época de Ludwig não teve a licença dos militares e via-se no projeto um impacto ambiental grande, típico de empreendimentos sem uma visão mais atenciosa aos interesses ambientais, mas apenas a da meta do empreendedor. 
O déficit energético sempre foi uma grave problema para as aspirações do desenvolvimento e o autor levanta a questão e necessidade, vendo-se nos anos 90 reformulações. Naquela época foi estabelecido um projeto que apontava uma usina com menos impactos, ao estilo fio d'água, como hoje está em construção (necessária como desejava Ludwig, mas com um novo estilo em voga no mundo atual)
Curiosas abordagens no livro, que não se resumem a isso. 

A Jari e a Amazônia. A região rica e as possibilidades de exploração. Questões ambientais e a exploração racional. 

O Livro é:
Título: A Jari e a Amazônia
Autor: Cristovão Lins
Editora: DATAFORMA
Páginas: 160
Ano: 1997
Temas: História / Projeto Jari

 Disponível para consultas nas principais bibliotecas em Macapá.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Belas obras de Wagner Ribeiro

Diz aí, não são maneiros esses quadros? Com toda certeza, mostrando o talento de Wagner Ribeiro - Artista com  percepções interessantes de Macapá em paisagens antigas e atuais. Algumas são baseadas em fotos históricas. Registrei na Praça Floriano Peixoto no Dia do Trabalho/2015.

O Curiaú, vendo-se o Centro Cultural (Acrílica sobre tela - Wagner Ribeiro, 2015)
Fortaleza de São José de Macapá (Acrílica sobre tela - Wagner Ribeiro, 2015)
Mercado Central (Acrílica sobre tela - Wagner Ribeiro, 2015)
Veja a inspiração e detalhes históricos em  porta-retrato-ap.blogspot.com.br
Doca da Fortaleza de Macapá (Acrílica sobre tela - Wagner Ribeiro, 2015)
A inspiração

Curta mais do artista em:


Contato: wagnerribeiro59@hotmail.com