As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

terça-feira, 5 de maio de 2015

"Coleção Viagens de Zé Mururé" - Editora Estudos Amazônicos

Ulha, só! Mas que livrinho paidégua, sumano! Só o açaizão du grussu!
Mostra as aventuras de um caboco, de graça Zé Mururé. Vou te contar! Além do piqueno ser sabido da conta, tem um batelão porreta batizado de Juvêncio. É com ele que vive pra cima e pra baixo pelos rios da Amazônia, transportando mercadorias e visitando as comunidades. Paresque mora em Porto Cheiroso, pelas bandas do Pará, conhecendo estórias e apresentando a rotina do povo sacudido que são os ribeirinhos da Amazônia. Eita pau! Tem cada estória bacana! Hunrrum, nem te conto meu mano! E tu duvidas é?
 


Na aventura "A Boiuna e a Moça" o Zé Mururé tem que ajudar uma piquena embuchada, amiga de uma tia. Pota merda, aí pegou! A muleca tá é malacafenta e mundiada pela Cobra Grande. Pra quebrar esse encanto, o Zé tem que dar um desdobro pra colocar uma flor e um pouco de leite de gente na boca da Boiuna. A gita velha, não! A ficela promete... Arrupia, mano!
Poxa vida! Por essas e outras que gostei do livro, que tem muita verdade e carisma do Norte. E num é? Com texto nos trink's de ADRIANA CRUZ e ilustrações caquiadas de ALLAN BITTENCOURT e BRISA NUNES


Título: A Boiuna e a Moça
Coleção: Viagens de Zé Mururé
Autora: Adriana Cruz

Ilustrações: Allan Bittencourt / Brisa Nunes
Editora: Estudos Amazônicos 

Páginas: 20
Ano: 2012
ISBN: 978-85-64540-52-1

Temas: Literatura infantojuvenil / Amazônia / Lendas 

Ah, esqueci de falar que o Zé tem um amigo bruguelo chamado Miguel, pra quem conta esses causos, porque ele gosta de ouvir. Que nem eu! 
Égua, não, olha, égua, não! Gostei muito do livro. Simples, curtinho e paidégua demais! Vou logo é sugerir outros da série da Editora Estudos Amazônicos para quem curte mitos da Amazônia. Para os amigos professores também!