As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

As aventuras de Daniel Berg na selva amazônica (Marta Doreto de Andrade)

Biografia de Daniel Berg adaptada para a Literatura Infantojuvenil, sobre sua ação missionária na Amazônia, principalmente na região do Marajó, nas primeiras décadas do Século XX. A obra é também um resgate e valorização da história da Igreja Assembleia de Deus, da qual Daniel Berg foi um dos fundadores com Gunnar Vingren em 1911.
O missionário sueco percorreu os interiores da Amazônia levando sempre uma certa quantidade de Bíblias que, até então, eram um artigo de luxo para a maioria em seu manuseio e leitura. Dos eventuais encontros com crianças, a autora - Marta Doreto de Andrade - criou o cenário para o desenvolvimento do livro, onde Berg, instigado pela curiosidade infantil, conta um pouco de suas viagens e propósitos, direcionando sempre para o evangelismo.
Um livro muito interessante, com capítulos curtos e de fácil entendimento, ficando sempre (falo por minha leitura) um desejo de conhecer mais desses relatos, que impressionam e vivificam a fé.
Em referência aos aspectos que chamaram minha atenção, cito as histórias ocorridas em Quatipuru (com perseguições, livramento e perseverança), a mensagem pentecostal pregada (alvo de críticas e difamação da igreja desde o início), 
a conversão do dono de um bar, a cura de uma idosa à beira da morte e o livramento de feras.
O ponto alto mesmo, e sempre mais emocionante, refere-se à anunciação e aceitação do Evangelho. Algo tocante ao conhecermos a trajetória árdua, sofrida e com barreiras desestimulantes para essa realização. Uma história que deixou marcas na Amazônia e anunciou a mensagem de Cristo para milhares de vidas. Interessante para crianças, jovens e adultos.

Marta Doreto de Andrade é professora de crianças, comentarista de revistas de Escola Dominical na área infantil e autora de livros editados pela CPAD.

Daniel Berg (1884-1963) foi um missionário evangelista pentecostal sueco que atuou na Amazônia e Nordeste. Juntamente com Gunnar Vingren iniciou o movimento pentecostal brasileiro  que deu origem à Igreja Evangélica Assembleia de Deus, em Belém do Pará (1911). 

Informações do livro: 
Título: As aventuras de Daniel Berg na selva amazônica
Autora: Marta Doreto de Andrade
Editora: CPAD
Ano: 2009
Páginas: 184

ISBN: 978-85-263-0986-9
Tema: Biografia / Daniel Berg / Infantojuvenil / Amazônia

"Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".
Mateus 28:18-20