As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Uma aventura no Bailique (Decleoma Lobato Pereira)

Bela obra! Leva o leitor a uma viagem pelo Bailique, arquipélago na costa do Amapá, apresentando saberes diversos que são valorizados em uma narrativa envolvente.
A autora, Decleoma Lobato Pereira, é pesquisadora cultural no Amapá, resultando o livro de uma ação conjunta governamental, no início da década passada, que fez um levantamento sociocultural. O livro é revelador do homem, da natureza, do folclore e do cotidiano nessa região singular, sujeita a transformações constantes pelas imposições naturais, impactante ao amazônida ali estabelecido. 

Decleoma Lobato - Autora
(Foto: Rogério Castelo, 2013)
Decleoma apresenta o saber no olhar de uma menina, no estilo de histórias juvenis relacionadas à férias escolares em viagens à casa dos avós. Embora o conceito seja conhecido, o livro é inédito na exposição rica e bonita sobre a região. O texto é essencialmente descritivo, com uma linguagem instigante e empolgada na apresentação. É assim que o leitor embarca em uma viagem que se inicia no canal do Jandiá, em Macapá, rumo ao Bailique. Vemos o estilo de vida ribeirinho, a cultura da carpintaria naval, a tradição das parteiras, festas tradicionais, a pesca, a culinária, as lendas, a religiosidade, o imaginário, a escola, a arte, a natureza em sua exuberância característica e o amapaense do Bailique em seu carisma e vida característica.
Ressalte-se que há uma valorização do saber ancestral e o livro proporciona uma leitura rápida, curiosa e agradável, com ilustrações de M. Silva e fotos da região.
O arquipélago é apresentado de maneira uniforme, sem se deter especificamente a uma comunidade (aspecto em que a obra poderia ser mais reveladora, porém, está muito atrativa em sua proposta sociocultural, o objetivo principal).
Particularmente, gostei dos relatos lendários, principalmente sobre os botos. Um fascínio que sempre me instiga.
Legal e convidativo para conhecer um pouco de uma região de ilhas na costa amapaense, o famoso Arquipélago do Bailique, que muitos amapaenses não conhecem (como eu) mas que nessa obra tem uma interessante oportunidade. 

Com a autorização da autora, disponibilizo a obra para apreciação pública. 
   Uma Aventura No Bailique (Decleoma Lobato Pereira - 2005) by Casteloroger on Scribd

Informações do livro:   
Título: Entre mãe-do-mato, boto e "mocós": Uma aventura no Bailique
Autora: Decleoma Lobato Pereira
Ilustrações: M. Silva
Editora: Confraria Tucuju
Ano: 2005
Páginas: 44
Tema: Cultura Distrito do Bailique