As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

terça-feira, 23 de abril de 2019

Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda completou 74 anos de fundação (Abril/2019)

A Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda completou 74 anos de fundação no dia 20 de abril. A instituição possui um importante papel de informar e incentivar a leitura, além de preservar a história e cultura amapaense. Ao longo dos anos, a instituição educacional tornou-se também um ambiente onde se concentra toda a forma de manifestação cultural.
O prédio abre diariamente das 8h às 18h e possui 16 salas, onde são promovidas atividades relacionadas à cultura e a educação para pessoas de qualquer idade.

Sete décadas da “Biblioteca Viva”

Fundada em 20 de abril de 1945, atualmente conta com um acervo de aproximadamente 60 mil itens, entre livros, CDs, DVDs e periódicos (revistas, jornais e diários). Também guarda acervo de obras raras, como exemplares dos jornais Pisônia e Amapá - os primeiros a circularem no estado.
O espaço possui 16 salas temáticas para estudos e pesquisas: a Amapaense (livros e documentos com assuntos e temáticas do Amapá e da Amazônia); Sala Afro-indígena; Sala do Ensino Médio e Superior; Sala Circulante (com obras literárias nacionais e estrangeiras disponíveis para leitura e empréstimo domiciliar); Sala de Artes; Sala Infantojuvenil (que conta com o Grupo de Contadores de Histórias); duas Salas com Jornais e Periódicos (com destaque para a Sala de Obras Raras); uma Sala de Braille e a Reserva Técnica (onde os livros são recebidos e distribuídos às salas).

Mensalmente são realizados os eventos ‘encontro com o escritor’, ‘roda viva’ e contação de histórias, principalmente, em datas comemorativas e, durante a semana, acontecem os cursos de xadrez; teatro e curso preparatório para concursos públicos.

(TEXTO EXTRAÍDO DO JORNAL TRIBUNA AMAPAENSE - ABRIL/2019)