As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Entre matas, rios e igarapés (Bruno Nascimento)

"ENTRE MATAS, RIOS E IGARAPÉS é um livro que provoca um encantamento. Mas como assim? Em cada capítulo, a riqueza de detalhes permite-nos encantar e imaginar cada passo trilhado para a formação do nosso Amapá, 'este solo fértil de imensos tesouros' como menciona o próprio hino. A narrativa escolhida pelo autor Bruno Machado cumpre a missão de mostrar o protagonismo indígena; mostrar que os indígenas não foram passivos e apenas aceitaram a invasão e violação de seus direitos básicos, mas lutaram bravamente, usando de todas as suas forças e astúcia. Desistir nunca; resistir sempre."

(TAYANNE MACHADO)

“Esse livro é para todos os públicos. Ele é uma obra acadêmica, mas com uma leitura de fácil compreensão. Eu busquei trazer mais conhecimento da nossa história, através de documentos portugueses e ingleses será possível entender melhor sobre o Amapá.”

(BRUNO NASCIMENTO)

 


Título: Entre matas, rios e igarapés

Autor: Bruno Rafael, Machado Nascimento

Editora: Nepan

Ano: 2021

Páginas: 277

ISBN: 978-65-89135-31-9

O livro aborda o contexto histórico do Amapá no período colonial, aspecto em evidência na nova geração de pesquisadores e historiadores da atualidade, como o professor Bruno Nascimento, que contribui nesse seguimento com essa obra valorosa sobre os povos indígenas e a chegada dos europeus e africanos nas terras do "Cabo Norte" em desdobramentos diversos que caracterizaram a colonização.

A leitura deixa em evidência importante questão: a ressignificação de fatos históricos, como no protagonismo indígena na colonização, na interação entre estes e os religiosos e na história de povos de origem afro no contexto. Todas com peculiaridades até então pouco conhecidas.

São cinco os capítulos:

"Sem eles (indígenas) por muito grande presídio que haja é nada, e com eles o pequeno presídio é muito" - As participações indígenas nas guerras do Cabo Norte, primeira metade do século XVII
Abordagem sobre as interações entre diferentes colonizadores europeus e o protagonismo indígena que determinou os rumos históricos. É uma das partes mais interessantes do livro.

"Aquela inculta vinha do Senhor" - As interações entre padres jesuítas e indígenas no Cabo Norte na segunda metade do século XVII
As táticas para sobrevivência, proteção e estabelecimento entre a Companhia de Jesus e os indígenas, com ressignificações de condutas nos dois lados.

Sobre vivências negociadas - Indígenas e Jesuítas franceses no Oiapoque Setecentista
Traz relatos sobre as missões, onde ocorreram histórias viscerais.

A construção da povoação de São José de Macapá - Indígenas, açorianos e militares
Destaque também para o capítulo em abordagens sobre o estabelecimento de Macapá. Muito se fala popularmente sobre os Tucujus com imprecisões da representatividade. O autor desmistifica o fato numa abordagem reveladora, onde a ressignificação histórica é notória.

"Ouzarão vir furtar descaradamente, e buscar novos companheiros, quando ouzavão até por fogo às cazas" - As fugas de africanos e seus descendentes da Vila de São José de Macapá
Sobre povos africanos em suas interaçõe e ações no contexto colonial, como no estabelecimento de mocambos, especialmente na região do Contestado, em suas razões e impactos. 

Leitura fascinante!