As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Zoologia Fantástica do Brasil (Afonso de Taunay)

Tenho empolgação por estudos mitológicos, devido a influência a desdobramentos diversos na História, e também por revelarem conhecimentos surpreendentes e inusitados. Proposta desse livro. 

Título: Zoologia fantástica do Brasil  
Autor: Afonso d'Escragnolle Taunay
Editora: Melhoramentos  
Ano: 193?

Foi publicado na década de 1930, tendo como autor Afonso Taunay, um estudioso do tema e imortal na ABL. Está dividido em 8 partes. 

Destas, a primeira é das mais interessantes, onde o autor resgata estudos de Ferdinad Denis, francês naturalista que viajou pelo interior do Brasil no século 19, resultando em valorosas pesquisas (entre elas, a mitológica).
As impressões são multifacetadas e vários autores são citados, começando por Aristóteles e Plínio da antiguidade clássica. O que há de pioneiros neles, de acordo com os pareceres do livro, é a organização dos estudos biológicos, ainda que em conceitos hoje obsoletos, onde se privilegiava a observação para as conceituações, que eram mais intuitivas que racionais (como acontece com as lendas). Caso, por exemplo, da teoria da geração espontânea, ou abiogênese, defendida por Aristóteles. Perdurou por séculos e influenciou a história com conceitos que também impactaram as navegações e descobertas na Idade Moderna. Observemos que as lendas e mitos misturavam-se com o conhecimento científico na visão de mundo, determinando desdobramentos curiosos.
O autor relata a visão desafiadora para os exploradores diante do que era enunciado; fala de bestiários que se formaram nos idos medievais; da visão de cristianismo que era equivocadamente imposta pelos que se diziam representantes na igreja (criando barreiras desafiadoras para os exploradores); e do medo do desconhecido.
Enfim, a percepção e delineamento do capítulo é o entendimento dos mitos e lendas como fatores determinantes na história, devido o caráter científico a que se associavam.
 

Visão que é detalhada nos capítulos seguintes, onde o Novo Mundo é percebido com expectativas de descobertas zoológicas fantásticas (seres teratológicos), o que em termos se confirmou nas incompreensões no contexto.  

A terceira parte traz os primeiros relatos sobre a fauna americana; a quarta fala de mitos que se projetaram na nova terra (como o Eldorado); a quinta, sobre relatos pioneiros no Brasil; e as últimas partes detalham descobertas sobre a fauna que surpreenderam (como a boiúna, relatada em encontros pra lá de aventureiros, com dimensões titânicas, o que não duvido naquele ambiente, mas certamente também com exageros ante ao desconhecido),  além de mitos indígenas (como boitatá e curupira). 

Gostei, em especial, dos relatos sobre o Ipupiara (mito tupi), vendo-o na linha mitológica do boto, referente a seres dos rios. Explico, e isso não está no livro. Um devaneio...
O que há sobre o boto sedutor e encantador das caboclas é mito que se estabeleceu por influência da colonização e suas convenções sociais. É coisa nascida do colonizador. Na época pré-Cabral não são mencionadas lendas do boto como conhecemos. O que existia no imaginário indígena sobre seres aquáticos humanizados (categoria onde o boto se enquadra) era de monstros que aterrorizavam e afogavam as pessoas. Esses seres eram os Ipupiaras. Observe que a natureza, em suas incompreensões,  tinha interpretação em que os índios concebiam um monstro fluvial (diante do meio selvagem, desconhecido e temido) através da intuição, como faziam estudiosos do passado.
O ser dos rios depois foi configurado em encantador caboclo pelos colonizadores, em contexto para justificar gravidez fora das convenções sociais. Assim, o sedutor boto tornou-se mais conhecido que o monstro Ipupiara (como ainda é hoje). Esse seria um segundo momento na mitologia sobre seres dos rios.
Na atualidade, o mito do boto tem se associado cada vez mais a protetor da natureza, com potencialidade de educador ambiental. A lenda encaixando-se na atual visão de valorização da natureza, segundo o pensamento que se estimula. Um terceiro momento da lenda do boto ou homens aquáticos...
E no futuro, dentro de quadro pessimista (tomara que assim não ocorra) a lenda poderá se condensar apenas no simples avistamento dele, em cenário que tem se levantado de extinção.
 

As lendas são uma viagem e hoje projetam-se de maneiras e interesses diferenciados...   

Vale a conferida para quem tem interesse em estudos mitológicos.

quinta-feira, 9 de maio de 2019

História de Oiapoque (Sonia Zaghetto, 2019)

Obra valorosa para as pesquisas sobre Oiapoque, trazendo aspectos históricos e pitorescos enriquecedores à limitada produção literária. Volumosa, com mais de 400 páginas, apresenta leitura envolvente, dando a sensação de vários livros em um só.
 
A autora é a jornalista Sonia Zaghetto, neta de Rocque Pennafort, um protagonista na história amapaense, testemunha de transformações na trajetória oiapoquense no século passado, onde foi prefeito e também memorialista, assentando-se o livro no resgate de seus registros. 


Título: 'História de Oiapoque: com o arquivo e as memórias de Rocque Pennafort'
Autora: Sonia Zaghetto
Páginas: 456 
Ano: 2019
Editora: Senado Federal

São cinco as partes: 

A primeira é um passeio pela história, onde destacam-se eventos direta ou indiretamente relacionados à região em cada século. É uma das mais interessantes, proporcionando descobertas curiosas e importantes.
Das histórias quinhentistas registro navegações pioneiras como de Vicente Pinzón, descobridor da foz do Amazonas e o primeiro europeu a navegar o rio Oiapoque (que por anos recebeu seu nome). O seiscentismo traz histórias da França Equinocial; no setecentismo, destaque para a pitoresca história da introdução do café no Brasil; no oitocentismo desponta a disputa pelo Contestado entre Brasil e França (com detalhamentos do famigerado embate no atual município de Amapá); e no novecentismo, a consolidação da região para o Brasil.  
Parte I - Histórias

Rocque Pennafort em sua mesa de trabalho na Prefeitura. 
Arquivo Rocque Pennafort. Foto extraída do livro.
 
A segunda e terceira trazem as memórias de Rocque Pennafort em textos diversos que contam de maneira romanceada a história de Oiapoque no século XX, passando por Clevelândia, instalação da colônia militar, desenvolvimento da cidade e outras narrativas, como a visita de um pesquisador da revista National Geographic. Encontramos biografia de Pennafort, que também foi prefeito em Mazagão.
Parte II - O livro de Memórias de Rocque Penafort - 1976 
Parto na Amazônia - Um navio passa ao longe - O menino, a onça e o fim do medo - A viagem para o Oiapoque - A inauguração - Primeiro registro de nascimento do Oiapoque - Primeiro casamento na fronteira - O navio - Demonti e Martinica - Clevelândia, campo de concentração - "Comecemos a morrê" - Colonos e deportados dividem espaço - Inferno verde - O pega-pega de 1932 - O ouro e o fim - A presença militar no Oiapoque - A revolução do Formiga - A estrada Oiapoque-Clevelândia
Parte III - Outras histórias do século XX
Ramón Renau Ferrer - Jornada ao País dos Índios - Professora - Pilotos, árvores e rios - Anjo viúvo - A ninfa das águas e o Cientista da Nacional Geographic - De Beit Mery ao Oiapoque

Vista parcial da Praça Epitácio Pessoa em Clevelândia. 
Arquivo Público Mineiro. Acervo Artur Bernardes. Foto Extraída do livro.

Na quarta parte, destaque para a história da construção do monumento à pátria (cartão postal da cidade), e para a história dos primeiros vereadores indígenas no Brasil, eleitos em Oiapoque em 1969 (episódio pouco conhecido e ignorado no país). 
Parte IV - O arquivo de Rocque Pennafort: informações para a História de Oiapoque
O Monumento à Pátria - A Avenida FAB - O CAN na Amazônia - O primeiro vereador indígena do Brasil - Os primeiros prefeitos do Oiapoque

 O Monumento à Pátria na década de 80. Arquivo IBGE. Foto extraída do livro.

A última parte traz crônicas regionais de Rocque Pennafort e de seu filho Hélio Pennafort. Textos que apresentam aspectos históricos, com drama e humor, sobretudo curiosos. 
Parte V - Artigos e Crônicas
E agora, Dumont? - Pelos ermos tristonhos dos manguezais - Pelas lonjuras do Curipi - O peixe do Oiapoque - Cassiporé - A festa dos Caripunas no Uaçá - Histórias do cacique Coco - Campesinato escanifrado e forticulídeo - Curiosas e eengraçadíssimas histórias de campanha políticas

O livro tem também posfácio que aborda assuntos da atualidade (como a ponte binacional), cronologia da história de Oiapoque e valoroso anexo com mais de 100 imagens (entre registros históricos raros, mapas e ilustrações). 
PRINCIPAIS DATAS DA HISTÓRIA DE OIAPOQUE (lista parcial, em ilustração)
1493 - O Tratado de Tordesilhas mantém o Amapá entre as terras pertencentes à Coroa espanhola.
1500 - Vicente Pinzon é o primeiro europeu a navegar no rio Oiapoque.
1637 - 14 de julho. Filipe IV da Espanha cria a Capitania do Cabo Norte.
1713 - Tratado de Utrech.
1886 - Em 23 de outubro é proclamada a independ~encia da república do Cunani.
1900 - 1 de dezembro. O Laudo Suíço dá ao Brasil a posse do antigo território contestado, que inclui a região do atual Oiapoque.
1922 - Em 5 de maio é inaugurado o Centro Agrícola Cleveland.
2017 - 18 de março. Inaugurada a ponte binacional que liga o Brasil à Guiana Francesa;

 Antiga Avenida FAB (Oiapoque). Foto extraída do livro.


Gostei bastante do livro! Recomendável para estudiosos e interessados no tema, sendo extremamente valoroso para todas as bibliotecas e escolas amapaenses.

DISPONÍVEL PARA CONSULTAS NA
 BIBLIOTECA AMBIENTAL DA SEMA-AP

terça-feira, 23 de abril de 2019

Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda completou 74 anos de fundação (Abril/2019)

A Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda completou 74 anos de fundação no dia 20 de abril. A instituição possui um importante papel de informar e incentivar a leitura, além de preservar a história e cultura amapaense. Ao longo dos anos, a instituição educacional tornou-se também um ambiente onde se concentra toda a forma de manifestação cultural.
O prédio abre diariamente das 8h às 18h e possui 16 salas, onde são promovidas atividades relacionadas à cultura e a educação para pessoas de qualquer idade.

Sete décadas da “Biblioteca Viva”

Fundada em 20 de abril de 1945, atualmente conta com um acervo de aproximadamente 60 mil itens, entre livros, CDs, DVDs e periódicos (revistas, jornais e diários). Também guarda acervo de obras raras, como exemplares dos jornais Pisônia e Amapá - os primeiros a circularem no estado.
O espaço possui 16 salas temáticas para estudos e pesquisas: a Amapaense (livros e documentos com assuntos e temáticas do Amapá e da Amazônia); Sala Afro-indígena; Sala do Ensino Médio e Superior; Sala Circulante (com obras literárias nacionais e estrangeiras disponíveis para leitura e empréstimo domiciliar); Sala de Artes; Sala Infantojuvenil (que conta com o Grupo de Contadores de Histórias); duas Salas com Jornais e Periódicos (com destaque para a Sala de Obras Raras); uma Sala de Braille e a Reserva Técnica (onde os livros são recebidos e distribuídos às salas).

Mensalmente são realizados os eventos ‘encontro com o escritor’, ‘roda viva’ e contação de histórias, principalmente, em datas comemorativas e, durante a semana, acontecem os cursos de xadrez; teatro e curso preparatório para concursos públicos.

(TEXTO EXTRAÍDO DO JORNAL TRIBUNA AMAPAENSE - ABRIL/2019)

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Opúsculo Humanitário (Nísia Floresta, 1853)

Nísia Floresta, um dos vários pseudônimos adotados pela potiguara Dionísia Gonçalves Pinto, foi uma ilustre e notável brasileira, precursora do feminismo no Brasil, mais conhecida entre intelectuais estrangeiros do que em sua própria nação. Claro, excetuando-se seu estado natal (RN), onde nomeia um município, e meios fechados como os acadêmicos (tipo na Sociologia). Em termos gerais, principalmente na rede de ensino público, existem raríssimas referências (isso para não generalizar algo mais dramático).
Nossa nação homenageia tanta coisa tosca e esquece de figuras verdadeiramente relevantes. Não entendo como nunca encontrei qualquer citação a ela em minha vida estudantil. Nenhum professor expôs qualquer coisa...
Quer ver como não valorizamos muitas pessoas merecedoras? Pense na Malala, com justiça recebeu um Nobel pela luta a favor da educação das crianças paquistanesas, em idos que pensávamos que direitos como esse seriam já uma conquista em todo canto. O mundo a reverencia. Agora retroceda dois séculos em nossa sociedade brasileira, dominada por machismo e conservadorismo pra lá de tosco, e veja como eram as lutas, mobilizações e aspirações de uma jovem, nordestina, também chamada Nísia Floresta. Grandessíssimas descobertas se apresentarão. Podemos dizer que de certa maneira é reverenciada no mundo, mas em nossa nação...

Cheguei a seu nome através de uma revista de história (AH) e fiquei curioso, no que poderia ter satisfação de duas formas: em rolé pelas biografias ou, o que achei mais interessante no momento, conhecendo alguma de suas várias e revolucionárias obras.

Feita as devidas apresentações e contexto da leitura, não poderia deixar de registrar que essa foi uma descoberta que impactou. Nísia destacou-se como escritora, jornalista e educadora, entre outras coisas, de maneira extraordinária para seu tempo, onde escreveu sobre direitos inerentes não apenas às mulheres, mas também a favor da abolição da escravatura, direitos indígenas e pelas mazelas desfavorecidas e excluídas pelos ditames do dinheiro.

Essa obra é de 1853, do tempo do Brasil imperial, e foi concebida na forma de textos curtos publicados em jornal.
O texto instiga o público a pensamento transformador, assemelhando-se a um discurso, revolucionário em propostas e, o que é interessante, contextualizado com transformações em andamento na época. Apesar do português arcaico, a leitura foi empolgante.

Nos primeiros textos, Nísia faz um passeio pela história, destacando o papel destinado à mulher, onde prevalece a cultura do servilismo, com afastamento da oportunidade ao conhecimento científico, restando apenas a formação educativa para ser esposa e mãe. A autora discorre sobre várias culturas e faz essas observações. Na grega, por exemplo, prevalecia o pensamento da mulher ser incompleta para a compreensão do pensamento, segundo o texto, um conceito de origem aristotélica. Surpreende o tanto de citações a mulheres e culturas e o livro apresenta fartas notas de rodapés. Mas não apenas os aspectos retrógrados são mencionados, os positivos também, como citações de contexto bíblico à Débora (do Antigo Testamento) e Judite (dos livros apócrifos adotados no catolicismo).
Falando em fé, a autora não se opõem a ela, pois manifesta ter e destaca a importância, mas vai contra o conservadorismo educativo ditado por líderes da igreja na época.

No contexto da sociedade, Nísia apresenta a atual situação da educação, propondo reformas. Também critica o conservadorismo em costumes de época, como: o papel de servilismo e exclusão da mulher no protagonismo cultural; a supervalorização da futilidade em vaidades (como o uso do espartilho, onde a autora conta a história de uma menina de 6 anos morta em sala de aula, em decorrência da imposição da vaidade pelos pais); a exclusão dos indígenas negros e pobres da educação; a ausência dos pais nesse processo (transferindo para aias ou colégios internos); e costumes como o de deixar as crianças suscetíveis a ouvir conversações de adultos sem o menor pudor. É curioso, mas a autora elogia até mesmo o hábito frequente e exemplar de higienização indígena.

O texto propõe reformulação no ensino não apenas como direito às mulheres, mas também como necessidade requerida pelas transformações em ebulição no mundo. Isso é tão sério que, na visão do progresso, ela propõe que fosse criada uma classe operária feminina.
Se a Malala consagrou aquela frase de que uma caneta e caderno podem transformar o mundo (mais ou menos assim), Nísia encerra sua obra com citação não menos icônica: educai as mulheres! 


Nísia Floresta

O livro traz também breve biografia e o que destacou-se nesse meu primeiro contato foi o envolvimento com intelectuais na Europa que lhe influenciaram (elogiando as nações abertas a transformação no pensamento) e paralelos que percebi em sua cronologia. Veja só: sua primeira obra já tem essa pegada revolucionária e foi publicada em 1832, alguns anos antes da introdução do Romantismo no Brasil. Enquanto os intelectuais valorizados do contexto traçavam a idealização da mulher em devaneios, Nísia escrevia coisas mais coerentes e importantes; o mesmo se aplica antes de iniciarem a escola realista em nosso país, quando já dissertava pioneiramente sobre muita coisa de nossa sociedade.
E aí, por seus escritos, por seus posicionamentos, por suas inovações, ainda assim nada costumam incluir nos livros de história, literatura, ou outra ciência no meio estudantil...
Foi realmente boa descoberta e vou seguir nelas. A juventude de hoje poderia ser apresentada de alguma maneira a essa mulher na rede de ensino, e aí tenha suas conclusões...

Vou deixar em registro frase sua que gostei, sendo um incentivo e uma crítica, tudo de maneira poética:

"Deus depôs no coração da brasileira o germe de todas as virtudes. Vejamos o impulso que o governo e os homens da nossa nação têm dado a este germe precioso, como têm eles cultivado e feito desabrochar as flores, madurar os frutos que se deve esperar de uma planta de abundante seiva, sob os cuidados de um hábil e sábio horticultor."
(Nísia Floresta)

SUGESTÃO DE LEITURA DA
BIBLIOTECA AMBIENTAL DA SEMA EM MACAPÁ