As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

A Biblioteca da Escola de Artes Cândido Portinari, em Macapá

Cândido Portinari (1903-1962) foi um dos pintores brasileiros a alcançar maior projeção internacional. Suas pinturas se aproximam do cubismo, surrealismo e da arte muralista dos pintores mexicanos (como Diego Rivera), resultando em uma composição de características modernas, emotiva e de muita expressividade.  
Auto-Retrato (1957)


"O alvo da minha pintura é o sentimento. Para mim, a técnica 
é meramente um meio. Porém, um meio indispensável."
Candido Portinari

Foto: Cristina Granato
(Painéis Guerra e Paz)
Entre suas obras mais prestigiadas e famosas destaque aos painéis Guerra e Paz (na sede da ONU, em Nova Iorque).  Retratou também trabalhadores brasileiros (Lavadeiras, O Lavrador de café, etc), questões sociais (Os Retirantes, Criança morta..) e foi um grande ilustrador de cenas sacras e rotineiras.  Reconhecidamente, um dos maiores artistas de sua geração.  
Morreu envenenado pelas tintas que o consagraram.

Bem se vê porque é considerado um grande artista do século XX. Veja aí a combinação das cores, a redondeza e desproporcionalidade das formas, a serenidade transmitida nas imagens e a carga emotiva nos temas sociais. Tudo se combina numa obra de sensações agradáveis, de imagens familiares, parecendo figuras de livros infantis, contando uma outra história... a do povo brasileiro.
Respectivamente: O Lavrador de Café (1934) / Cana (1938) /  Paisagem de Brodowski (1940) / Café (1935) / Dom Quixote (1961) / Flautista (1934) / Criança Morta (1944) / O Mestiço (1934) / Retirantes (1944)
Mais obras de Portinari...
Futebol (1935) / Casamento na Roça (1947)

E mais outr... ah, veja neste link outros quadros. Cândido Portinari é inspiração aos jovens talentos. Certamente, um artista por excelência, merecedor de buscas para se conhecer sua obra e de justas homenagens... como a da Escola de Artes em Macapá, batizada com o nome do artista: 
Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari.
Aháá!!! Percebestes o gancho... Pois é! Tenho essa mania embromation de tentar ser metódico. Enfim, vou ver agora um pouco dessa escola e de sua biblioteca... Aí está a escola em seu atual endereço (três anos) na Av. Acelino de Leão, Bairro do Trem.
Mudou de endereço devido as más condições de seu prédio (esquina da Cândido Mendes com a Raimundo Alvares da Costa, no Bairro Central). Lamentável ver um patrimônio público em situação de abandono. Estudei nesta escola em 1989 e lembro que, na época, era uma edificação inovadora na cidade, apontando para um estilo modernista. Hoje aponta para o descaso da administração pública.  Veja mais informações AQUI.
Como disse, fui conhecer a escola recentemente, especificamente a biblioteca (é de meu interesse conhecê-las e divulgá-las). A escola foi fundada há 39 anos, sendo idealizada pelo artista plástico R. Peixe e mantida pelo governo estadual.
Oferece cursos de aperfeiçoamento artístico gratuito  nas artes plásticas (desenho, pintura e escultura) e também teatro (uma novidade não existente em minha época como aluno).
Exposição de Jorron (artista plástico e professor na escola)
Além dos artistas locais encontramos também, em seu patrimônio, obras de pintores renomados neste país e pelo mundo, como Lasar Segall e Cícero Dias
 
Essas são obras de Cícero Dias (1907-2003), artista pernambucano.
"As bibliotecas são jardins de livros regados a olhares."
(M. M. Soriano)
Na biblioteca um acervo voltado à educação artística.
Arte e Literatura devem caminhar juntas. Fui visitante frequente da biblioteca em 1989, quando o Professor Munhoz (uma referência de cultura no Amapá) lecionava História da Arte nesta escola. Fui também aluno.
“O livro é um pássaro com mais de cem asas para voar.” 
(Ramón Gómez de la Serna)
"A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível."
(Leonardo Da Vinci)
"A arte é a assinatura da civilização."
(Beverly Sills) 
Além da referência a artistas consagrados na história, encontramos também material sobre artistas locais e vários periódicos e HQs. Ferramentas de consultas. Engana-se quem acredita que basta saber desenhar bem... É preciso ter visão de mundo, da história, das sociedades, da evolução das artes... Oras, pergunte aos cartunistas, chargistas, roteiristas e escritores em geral se não precisam de embasamento como estes. Um dos maiores escritores da ficção, Júlio Verne, precisou investigar muitas coisas para dar asas a sua imaginação (criou até um romance ambientado na Amazônia, sem nunca ter posto os pés aqui... e sobre a lua então!!! Estou falando dos clássicos A jangada e Da terra à Lua. Iguais a estes escreveu também outros... no século XIX... patrimônios da literatura mundial). Receita do artista: criatividade + investigação.
 
          
"Os livros não mudam o mundo. 
Quem muda o mundo são as pessoas.
Os livros só mudam as pessoas.” 
(Mário Quintana)
Biblioteca Da Escola de Artes Cândido Portinari 
é mais um centro de pesquisas em Macapá.
Sobre as Artes.

Agradeço a Tarcila Perez (coordenação), Jorron (artista plástico/professor) e Ivanilde (atendimento na biblioteca) a oportunidade de acesso e registro de imagens no local.

Fontes de Consultas: