As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Arte de Afrane Távora na Biblioteca Pública de Macapá

Este foi o ano de reabertura da Biblioteca Pública Elcy Lacerda (em 27/04/2012) e, como era de se esperar, o local vem se apresentando como um importante centro de divulgação cultural em Macapá. Uma de suas recentes novidades é a arte de Afrane Távora encontrada no pátio da entrada, transformando o ponto em um verdadeiro jardim florido, vendo-se uma diversificação de cores, formas e seres onde havia apenas o insosso cimento.
O jovem e talentoso artista plástico amapaense vem apresentando sua arte, facilmente reconhecível, como cooperador voluntário na biblioteca. Uma de suas primeiras experimentações encontra-se na Sala de Cultura Afro-Indígena, em um vistoso painel retratando o tema (veja AQUI).
Afrane Távora tem um olhar interessante em suas obras, deixando a arte fluir em traços aleatórios, cores vibrantes e formas estilizadas que se somam em uma composição final: um mosaico de exercício à criatividade e interpretações. Essa foi sua concepção e inspiração inicial. 
Outra forma de abordagem é o direcionamento para um objetivo pré-estabelecido, mostrando elementos que resultam de pesquisas e são característicos do tema a ser apresentado, tudo também despertando os sentidos e a curiosidade, tornando a arte educativa.

Veja algumas de suas composições:
Nega do Biluca (Afrane Távora)
É uma obra digital feita no Paint onde, segundo o artista, começou a dar vazão aos desenhos e imaginação. Percebemos elementos associados ao Marabaixo. 

Aqui vemos uma grafitagem no muro do Comando Geral da Polícia Militar de Macapá, resultado de um concurso intitulado "Polícia Comunitária - Pintando a Cidadania" (em julho de 2012) onde 18 grafites foram selecionados para ilustrar o muro em uma valorização da arte de rua. Estas foram a contribuição de Afrane.
 Os artistas em ação (foto, da esquerda, retirada do agenciaamapa.com.br)
Duas pinturas encontradas na Biblioteca Elcy Lacerda: "A Crioula" (visão de uma guianense) e "Mulher no Sofá Vermelho" (um momento de intimidade casual). Nesta última o artista faz um reaproveitamento de banner descartado e sem uso.
Um de seus atuais desafios é a concepção de uma arte no banner que se encontrava na frente da Biblioteca Pública de Macapá durante a 1ª FLAP.

Afrane Távora e algumas de suas obras na Biblioteca Elcy Larcerda, Luly Rojanski - Escritora e Diretora da Biblioteca (tem livro a ser publicado, em 2013, ilustrado por Afrane) e Dimas Fulgêncio (Escritor em fase de finalização de literatura de cordel, com capa a ser idealizada pelo artista).
Representação de um livro se apresentando com suas múltiplas possibilidades ao ser aberto. Parceria de Afrane Távora e meu amigo R. Castelo em uma ilustração do processo criativo do artista. O mesmo rapidamente criou alguns desenhos a partir de traços aleatórios e deu então liberdade para meu amigo continuar. Resultou o desenho aí. 

 Eis o artista em ação na Biblioteca Pública de Macapá (em 06/12/2012).

Contatos com Afrane Távora:

afraneftavora@hotmail.com

Veja também: