As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

terça-feira, 26 de março de 2013

Quadros de Betto Peixe

Três quadros em exposição na Biblioteca Pública Elcy Lacerda. São obras de Betto Peixe mostrando elementos conhecidos e representativos da cultura amapaense. Nota-se uma simplicidade provocativa, despertada pela combinação de cores vigorosas e técnicas de aplicação acrílica.

Não tenho o nome das obras, mas esta enaltece a principal manifestação cultural do Amapá, aí representada pelo tambor ou caixa de Marabaixo, marcante para a cantoria e versos de improviso chamados de ladrões. Veja NESTE LINK algumas imagens antigas de festa de Marabaixo.

"É fácil o meu endereço 
Vá lá quando o sol se pôr
Na esquina do rio mais belo
Com a linha do equador"
(Versos de Meu Endereço, música de Zé Miguel) 

Uma representação da arte Maracá-Cunani, povos pré-colombianos que viveram na região do Amapá. Muita gente não sabe mas os povos indígenas encontrados hoje no território amapaense se estabeleceram nesta região por volta do século XVIII.  A cultura dos povos mais primitivos e nativos, que a pintura mostra, pode ser pesquisada no livro "O Legado das Civilizações Maracá e Cunani - O Amapá revelando sua identidade"  do SEBRAE-AP, 2006. Esta obra pode ser consultada nas Bibliotecas: SEMA, Elcy Lacerda, SESC-Centro e Municipal de Macapá.

Belas obras de Betto Peixe que, a título de curiosidade, é filho de R. Peixe, artista plástico considerado dos maiores na cultura amapaense. Há quem conte histórias com as palavras, outros com a pintura. Gosto dessa arte que nos instiga e motiva a descobertas, é o que vejo.

"A pintura nunca é prosa. É poesia que se escreve com versos de rima plástica."
(Pablo Picasso)