As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Biblioteca da SEMA (Agência Amapá, Janeiro/2015)

Em 27/01/2015 o site Agência Amapá exibiu a seguinte reportagem sobre a Biblioteca Ambiental da SEMA em Macapá:

Biblioteca da Sema disponibiliza grande acervo ao público
Gustavo Barbosa
gustavo-jor@hotmail.com
Da Redação - Agência Amapá
Biblioteca da SEMA atende estudantes e pesquisadores de todos os níveis de ensino.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) abriga um dos mais impressionantes acervos literários do Estado. Composta por mais de 12 mil livros e periódicos, a biblioteca, ainda desconhecida do grande público, é especializada em meio ambiente mas também possui livros de outras áreas do conhecimento.
De acordo com Rosa Dalva, gerente da biblioteca, o local atende desde o público infantil até pós-doutores, além de compreender também um memorial e acervo em vídeo para exposições didáticas. "Nós temos um acervo especializado em meio ambiente e também outras obras para atender alunos do ensino médio que queiram se preparar para concursos e vestibulares. A nossa entrada é franca e funcionamos até às 18h", acrescentou Rosa Dalva.
A Biblioteca da Sema ainda tem fundamental importância para a disseminação literária pelo Estado, pois atende municípios em todo o Amapá montando bibliotecas e capacitando os funcionários para trabalhar nelas. "As prefeituras fazem a solicitação para a Sema e cedem o local e os funcionários que trabalharão no local. A partir daí nós entramos com o acervo e a capacitação dos funcionários para atender o público e tratar da biblioteca", informou a gerente. Já são mais de 21 bibliotecas espalhadas pelos municípios amapaenses.
Além disso, a equipe da biblioteca é regularmente convocada para ministrar palestras em municípios do interior do Amapá e em faculdades que possuem cursos voltados para o meio ambiente.
Rosa segue falando que a biblioteca começou a ser montada para atender exclusivamente os funcionários da Sema, mas como a demanda foi crescendo estre os especialistas da área ambiental, o acervo foi aberto a pesquisadores e entusiastas de fora da secretaria.
Atualmente a biblioteca ainda possui um estande fixo na Expofeira Agropecuária do Amapá, para onde leva alguns de seus livros e ministra oficinas relacionadas ao meio ambiente.