As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

História da Assembleia de Deus - A Pioneira - Estado do Amapá (Besaliel Rodrigues, 2001)

Olá, a todos! Feliz pelo reencontro! Voltando às atividades no novo ano, que traz duas datas muito representativas: o Centenário da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amapá e os 500 Anos da Reforma Protestante. Assim, desejo contribuir também com algo relacionado aos temas.

O centenário da Assembleia de Deus Amapaense, conhecida como A Pioneira, marca também os cem anos da chegada dos evangélicos no Amapá. Interessante que o primeiro missionário assembleiano chegou em 1916 (Clímaco Bueno Aza), mas a contagem do centenário se dá a partir da fundação da primeira congregação em 27/06/1917 (com o pastor José de Matos Caravela). Essas e outras histórias foram abordadas no livro pioneiro de resgate dessa trajetória, escrito pelo pastor e historiador Besaliel Rodrigues. Eis uma pequena apresentação.

Informações do livro: 

Título: História da Assembleia de Deus - A Pioneira - Estado do Amapá 
Autor: Besaliel de Oliveira Rodrigues 
Editora: Gráfica Diniz 
Páginas: 85 
Ano de publicação: 2001 
Tema: História da Igreja - Assembleia de Deus - Amapá 





"...É a primeira vez que alguém ousa escrever a história da Assembleia de Deus no Amapá. Sei que a empreitada não foi fácil. Sabemos que a informação oral é esparsa e documentos escritos se perderam. Contudo, o autor, como um descobridor de pérolas, soube mergulhar no oceano das informações e dos fatos garimpar as melhores pérolas escondidas da história do povo de Deus no Amapá, e nos brindar com esta joia literária que passa a ser um valioso presente a história da Assembleia de Deus..." 
(Trecho do Prefácio escrito pelo pastor Oton Miranda de Alencar - Presidente da Assembleia de Deus- "A Pioneira")
 
Registro no SKOOB (em 06/02/14)

Essa obra é a única que conheço, no momento, com a história da Igreja Assembleia de Deus no Amapá. A edição é de 2001 e tem 85 páginas. As histórias que o livro apresenta são reveladoras e desconhecidas por grande parte dos próprios membros da igreja. 
A Assembleia de Deus "A Pioneira", justificando o nome como é conhecida em Macapá, foi precursora como igreja evangélica amapaense. O livro apresenta relatos interessantes, como a vinda do missionário Clímaco Bueno Aza (em 1916) e a receptividade opressora que teve por parte do Padre Júlio Maria Lombard, em que ocorreu a retirada à força das Bíblias e folhetos do missionário, seguindo-se a prisão arbitrária na Fortaleza de Macapá e a queima do material nas imediações da igreja de São José. Restou o lamento pela perda de oportunidade para muitos terem a Escritura Sagrada, ou partes dela, pela primeira vez.
Descobri também que a atual sede da Igreja AD ia ser construída no local onde hoje está a EMBRATEL, ao lado do Teatro das Bacabeiras, só não ocorrendo devido a solicitação do Governador para que fosse escolhido outro local, em atendimento a um desconforto das autoridades católicas. 
O livro apresenta outros relatos importantes e alguns eventos não foram tratados (como o desabamento do teto do primeiro templo central). Pontos que certamente serão abordados em uma nova e necessária edição.
Há a biografia resumida de cada um dos pastores da sede, com atenção detalhada ao ministério do Pastor Otoniel Alencar, entre 1962 e 1994, um dos mais longos no Brasil e frutífero em muitos aspectos no Amapá.
O que não gostei foi a ausência de fotografias, que por si mesmas contariam muita história. 
Enfim, é um livro de cunho histórico e de leitura fundamental a todos que queiram conhecer a Igreja Assembleia de Deus no Amapá. 

A quem interessar, pode ser consultado no acervo 
da Biblioteca Ambiental da SEMA em Macapá.