As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Contos que lhe conto (César Bernardo de Souza)

Nesta obra, misto de contos e crônicas, o autor reuniu narrativas cuja temática vão de temas amazônicos, passando pelas memórias e reminiscências de sua terra natal Volta Grande.
Há muita sutileza nas narrativas
que ora são publicadas nessa coletânea, como poderá ser percebida pelos leitores. O estilo chama bastante atenção, pois é através de uma técnica que lhe é inerente que ele consegue superar os desafios de contar uma história aparentemente linear e, através de níveis de tensão intercalados, vai urdindo a trama e capturando a atenção do leitor, que se envolve inteiramente no corpus do texto.  
PAULO TARSO



Título: Contos que lhe conto
Autor: César Bernardo de Souza
Editora: Tarso
Ano: 2017
Páginas: 158  

Sumário:
     Contos
     - O recado de Eutáquio
     - O empresário que sumiu na internet
     - Hospital
     - Os conselhos do Boquinha
     - Diamanteiro
     - Convencimento
     - Calcinha furada
     - Cárcere Senza Ferro 
     - Raízes de Fartura
     Crônicas
     - Inconfidência Nacional 
     - Ilhinha
     - Zabela é de morte
     - Mmaarrcciinnhhaa!!!!
     - Dilma peito de aço
     - O meu caso de amor
     - Aposentadoria animal
     - Amores inexistentes
     - Vacas e bois... em Volta Grande
     - Como vota Vossa Excelência?
     - Meu espírito igovernável
     - Ministro César Bernardo
     - A surra do mineiro!!!
     - Cão, música e china
     - Naquele tempo?
     - Cansados de viver
     - Sementes de dor
     - O ECA cuida das crianças das "Cracolândias"?
     - O boi que paga o pato

César Bernardo, mineiro radicado no Amapá desde os anos 70, é conhecido como excelente comentarista, com posicionamentos instigantes, especialmente pelo conhecimento em diferentes áreas, resultante em algumas importantes obras científicas para o Amapá. Aspectos que também se refletem nas crônicas e contos desse livro. 
O texto é envolvente, construindo-se em lembranças, crítica social, homenagens e devaneios em situações diversas, extraindo aprendizagens e reflexões de fatos testemunhados ou direcionados a uma mensagem.
Dos contos, nove ao todo, gostei principalmente de O empresário que sumiu na internet e Os conselhos do Boquinha. No primeiro, uma curiosa ilustração das vicissitudes e armadilhas do mundo digital, em drama cômico de realidade comum. No segundo, a aprendizagem em árdua experimentação, subentendendo a oportunidade de reflexão e conclusão antes de equivocado caminho.
As crônicas são curtas, somando dezenove, a maioria caracterizada como momentos inusitados ou introspectivos vivenciados pelo autor, sempre com fundamentação crítica. Deixo em registro Sementes da dor, um texto singelo, poético, emotivo, numa homenagem a jovem amigo vitimado pelo câncer. O autor é também conhecido por lutas, esclarecimentos e mobilizações nessa área.

Bela obra!