As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Desenvolvimento Cultural em Terra Firme (Edinaldo Pinheiro Nunes Filho, 2013)

Esta pesquisa possibilita que seja revisto e acrescentado o conhecimento sobre a história antiga da Amazônia. Este novo conhecimento pode ser utilizado na educação das pessoas da região Amazônica, em especial, do Estado do Amapá, no sentido de valorizar a identidade cultural, bem como, estimular a prática do desenvolvimento sustentável a partir do manejo ambiental. Assim, o uso deste estudo pode ser perfeitamente aproveitado em cursos de educação patrimonial, onde a partir dele podem ser criados diversos projetos de geração de renda, como exemplo, pode ocorrer o curso de produção de artesanato de cerâmica, com o objetivo principal de resgatar a identidade cultural dos grupos que viveram na área. (EDINALDO NUNES FILHO)


Autor: Edinaldo Pinheiro Nunes Filho
Editora: UNIFAP
Ano: 2013 
Páginas: 212
ISBN: 978-85-62359-13-2
Trabalho originado da Tese de Doutoramento do autor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido - Curso de Doutorado Internacional UNIFAP/UFPA/NAEA

SUMÁRIO
1) Introdução
2) Desenvolvimento cultural de sociedades complexas na Amazônia no período pré-colonial
3) Características de ocupação da Várzea e da Terra Firme
4) O projeto de salvamento arqueológico da Região do Amapari 
5) A ocupação humana e desenvolvimento na Região do Amapari
6) Caracterização da área: o Planalto do Amapari
7) Análise dos dados laboratoriais
8) Conclusão

Localização do Projeto Arqueológico Amapari (PROAM), onde desenvolveu-se a pesquisa para a produção desta obra (ilustração do livro)

A obra é voltada à região do Amapari, na percepção das caracterizações do meio, estabelecimento das populações pré-coloniais e mecanismos que permitiram desenvolvimento. Aprendizagens sobre a identidade regional, sugestivas a resgate cultural e aproveitamento econômico.

Em termos gerais, o autor descreve o ambiente (destacando as várzeas e terra firme, em diferentes níveis do ecossistema), os aspectos favoráveis e desafiadores à adaptação, e conhecimentos que permitiram o desenvolvimento das populações estabelecidas. 

Nesse último aspecto, a abordagem passa pela interação com a natureza, com domesticação de espécies silvestres (flora e fauna), técnicas de horticultura e transformação ambiental (descrevendo-se a coivara e florestas antropogênicas). Todos percebidos numa disposição de baixo impacto, em relação considerada de desenvolvimento sustentável, que criou condições positivas onde haviam limitações naturais.

Há abordagem sobre as migrações, destacando-se a história dos Wajãpis. Segundo as pesquisas, o povo foi citado em literatura do século XVII estabelecido no Xingu (PA), migrando depois para o Amapá (aspecto que o texto sugestiona como favorável à hegemonia portuguesa no acirrado contexto de disputas da região).

A obra tem estudos também sobre as principais espécies regionais e desenvolvimento da cerâmica.

Nas sugestões, a valorização ambiental associada ao desenvolvimento sustentável, e o resgate e fortalecimento da identidade cerâmica em aproveitamento econômico. 

Ressalte-se que é uma obra de cunho acadêmico, de uma tese de doutorado extremamente relevante, porém, em termos práticos, o formalismo torna a leitura desafiadora.
É um livro para as pesquisas, que enriquece a produção científica no Amapá.

Em Macapá, está disponível para consultas  nos seguintes locais

BIBLIOTECA DA UNIFAP
BIBLIOTECA PÚBLICA ELCY LACERDA
BIBLIOTECA AMBIENTAL DA SEMA-AP