As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

O mistério da pedra (Antônio Marques Pereira, 2014)

O Mistério da Pedra é uma obra de ficção da literatura amazônica cuja região espacial onde se desenrola é o estado do Amapá.  Narra a trajetória de uma adolescente que, ao perder os pais, fica sem rumo e passa por grandes adversidades. O enredo perpassa por algumas lendas amazônicas. 
A história não se destina a explicar as lendas, mas fazer com que sirvam para o desenvolvimento da história. 
Começa e termina no campo espacial da Pedra do Guindaste em frente à cidade de Macapá, pois segundo os historiadores mais antigos há várias lendas a respeito da pedra, mas para efeito do enredo narrou-se aquela menos conhecida, daí o título da obra.  
ANTÔNIO ILSON MARQUES PEREIRA


Título:  O mistério da pedra: a saga de Marina no contexto amazônico 
Autor: Antônio Ilson Marques Pereira 
Editora: Rosa Negra 
Ano: 2014 
Páginas: 179 
ISBN: 978-85-67795-02-7 

Romance amapaense juvenil, centrado na menina Marina, valorizando o contexto ribeirinho e o imaginário que brota da floresta.

O prefácio tem texto impactante, onde o autor relata a inspiração que teve para a história. Daria por si só um conto daqueles bem inusitados...  A proposta é de valorização de lenda sobre a Pedra do Guindaste, onde as pesquisas do autor registraram três versões: a história da cobra gigante sob a pedra (lenda mais conhecida); suposta versão de origem entre os tucujus (desconhecida da população); e a versão obtida através de uma história pra lá de sinistra, que serviu de inspiração para o livro.

O romance coloca em paralelo dois mundos. Tem o contexto amazônico, em que Marina desponta numa trajetória com desdobramentos de leitura atrativa; e o contexto de uma cidadela de feições medievais, com nobreza, castelo e tudo.

Entende-los como universos diferenciados em paralelo seria racional se o contato e interação fossem propiciados através da lenda; mas mundos coexistentes, como foi proposto, com personagens alienados da existência um do outro, é algo esquisito. Dessa particularidade não gostei. Acredito que faltou ênfase ao elo lendário. 

Leia, curta, viaje nas histórias, discorde ou concorde com a proposta, reflita, tenha suas opiniões e assim vamos conhecendo e valorizando nossa literatura regional.
 

Em Macapá, está disponível para leituras na 
BIBLIOTECA PÚBLICA ELCY LACERDA