As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

terça-feira, 26 de abril de 2011

O Trapiche Eliézer Levy (Parte 1)

O Trapiche Eliezer Levy, a exemplo da Fortaleza de São José de Macapá, é considerado um dos principais pontos turístico do Amapá por ser tradicional.
FONTE: Google Mapas (2011)
Começou a ser construído em 1936 pelo então prefeito Eliezer Levy, contudo a inauguração aconteceu somente em 1945, quando o prefeito estava no seu segundo mandato. O projeto de construção, inicialmente foi submetido à Marinha Brasileira, que  inviabilizou  a  obra,  prevendo  exatamente  aquilo  que aconteceu após a  inauguração, pois o  local por ser  raso e pela  bravura  avassaladora  das  águas,  não  oferecia  segurança  nem  condições  de atracação das embarcações oriundas das outras cidades amazônicas. Ocorria o rápido assoreamento do Rio Amazonas, ou seja, o acúmulo de terra ou barro do leito nas vazantes, que impediria a atracação de barcos, durante a maré baixa.
Foto: 1958 (Ainda se vê a Pedra do Guindaste) / porta-retrato-ap.blogspot.com
                     Foto: Década de 60 (Barcos atracados no Trapiche) 
                                                       porta-retrato-ap.blogspot.com
Foto: Trapiche (Nota-se a Pedra do Guindaste) / porta-retrato-ap.blogspot.com
Ignorando esse argumento da Marinha, o prefeito Eliezer Levy determinou que a obra fosse construída, segundo orientação do interventor do Pará Magalhães Barata. Na época, Macapá era um Município do Estado  Paraense.

O Trapiche foi por muito tempo o ponto de chegada e saída da cidade e inspirou poetas como Alcy Araújo que foi chamado de poeta do cais. Antes do trapiche as embarcações aportavam na chamada Pedra do Guindaste, onde hoje está colocada a imagem de São José

Atualmente, foi  totalmente  refeito sendo que  todas  as  suas  estruturas  são  de  concreto  armado, tem 472 m, possuindo  como  grande atrativo  um  bondinho  elétrico  além  de  um  restaurante,  quiosques  com  venda  de artesanatos e uma sorveteria com sabores da terra.

Foto: Perspectiva para o horizonte / Arquivo da SEMA-AP (2009)
Foto: Geidiel Reis / Arquivo da SEMA-AP (2008)
Foto: Visão do Trap.Eliezer Levy (Praça do Forte) / Arquivo da SEMA-AP (2009)