As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

NOTAS DO AMAPÁ - SEMA lança campanha de controle do caramujo-gigante no dia 29

Ilustração: humornanet.com
O Secretário de Meio Ambiente Paulo Figueira palestrou na Assembléia Legislativa do Amapá (dia 26) e falou da preocupação que tem a Secretaria de Meio Ambiente com a proliferação em larga escala do caramujo africano gigante em nosso estado.
É um molusco nativo do leste nordeste da áfrica sendo considerado uma verdadeira ameaça no meio ambiente. Esses moluscos tem comprovado sua ação nociva, pois rapidamente estabelecem populações em vida livre e se tornam séria praga agrícola, comprometendo (juntamente com os desmatamentos) na redução da biodiversidade do ecossistema. Na região amazônica, em especial no Amapá, a preocupação é ainda maior, pois o caramujo africano pode competir com a fauna nativa e causar desequilíbrio ecológico. Estudos já registram a existência de mais de 500 tipos de plantas que são devoradas por este molusco e  ocorre a transmissão de doenças (Angiostrongylus costaricensis e Angiostrongylus cantonensis) quando o verme se aloja no sitema nervoso central dos pacientes.

Fonte: Jornal dos Municípios do Amapá de 28/04/2011

Esta praga faz com que o cidadão fique exposto a perigos de sérios danos a saúde e meio ambiente, ao ver este alienígena rastejante se espallhar  por todos os cantos...progressivamente e, principalmente, vitoriosamente - como um exécito de destruição ambiental e pavor.
Diante de razões como esta, A SEMA-AP inicia a CAMPANHA DE CONTROLE DO CARAMUJO  GIGANTE AFRICANO no dia 29, juntamente com outros orgãos estaduais - em uma ação educativa na APA da Fazendinha - sobre as atitudes adequadas de combate. A informação e ação conjunta -  sociedade civil e poder público - continuam a ser a principal ferramenta para a disseminação de boas práticas de educação ambiental.  
Vá de retro caramujo!!!!

     Folder da SEMA-AP 2011 (Clik na imagem para ampliar)

Cartaz da Campanha (SEMA-AP 2011)