Ilustração: humornanet.com
|
É um molusco nativo do leste nordeste da áfrica sendo considerado uma verdadeira ameaça no meio ambiente. Esses moluscos tem comprovado sua ação nociva, pois rapidamente estabelecem populações em vida livre e se tornam séria praga agrícola, comprometendo (juntamente com os desmatamentos) na redução da biodiversidade do ecossistema. Na região amazônica, em especial no Amapá, a preocupação é ainda maior, pois o caramujo africano pode competir com a fauna nativa e causar desequilíbrio ecológico. Estudos já registram a existência de mais de 500 tipos de plantas que são devoradas por este molusco e ocorre a transmissão de doenças (Angiostrongylus costaricensis e Angiostrongylus cantonensis) quando o verme se aloja no sitema nervoso central dos pacientes.
Fonte: Jornal dos Municípios do Amapá de 28/04/2011
Esta praga faz com que o cidadão fique exposto a perigos de sérios danos a saúde e meio ambiente, ao ver este alienígena rastejante se espallhar por todos os cantos...progressivamente e, principalmente, vitoriosamente - como um exécito de destruição ambiental e pavor.
Diante de razões como esta, A SEMA-AP inicia a CAMPANHA DE CONTROLE DO CARAMUJO GIGANTE AFRICANO no dia 29, juntamente com outros orgãos estaduais - em uma ação educativa na APA da Fazendinha - sobre as atitudes adequadas de combate. A informação e ação conjunta - sociedade civil e poder público - continuam a ser a principal ferramenta para a disseminação de boas práticas de educação ambiental.
Vá de retro caramujo!!!!
Vá de retro caramujo!!!!
Folder da SEMA-AP 2011 (Clik na imagem para ampliar)
Cartaz da Campanha (SEMA-AP 2011) |