As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

BIBLIOTECAS: A Biblioteca Pública-Ambiental do Oiapoque

Criado pelo Decreto-Lei Nº 7.758 de 23/05/1945 o Oiapoque é um município brasileiro localizado no extremo norte do estado do Amapá. Sua área é de 22,625 Km², a população está em pouco mais de 20 mil habitantes (IBGE 2007), distancia-se 590 km de Macapá (BR-156) e faz fronteira com a Guiana Fancesa. Atualmente está em processo final a contrução da ponte binacional (a inauguração prevista para setembro foi adiada para 2012).
Berço de civilizações indígenas, existem em seu território três grandes reservas a Galibi, a Juminã e a Uaçá, com suas respectivas etnias Galibi, Karipuna e Palikur. Isso mostra que o Oiapoque é possuidor de importante área sob o ponto de vista da preservação cultural e ambiental. 

Em Maio de 2009 o Governo do Estado do Amapá, através SEMA e em parceria com a Prefeitura do Município, implantaram a Biblioteca Pública-Ambiental de Oiapoque.

Equipe da SEMA: Edgar (Videoteca/SEMA), Maurício (Motorista), Nelziana (NIDA/SEMA), Rogério (Memorial/SEMA). O Gerente do NIDA/SEMA era José Denilson, o Secretário da SEMA (Paulo Figueira) e o Prefeito de Oiapoque (Agnaldo).
 
A etapa inicial foi reorganizar a disposição das estantes na sala e, em seguida, o processamento técnico das obras. A organização falicitou o acesso às obras e ampliou o espaço.

A organização contou também com  a colaboração do Secretário de Meio Ambiente do Oiapoque (Nestor), Elizângela, Elizandra, Edielma, Neca, Marcélia.... Houve a participação de outros, porém, não recordo os nomes... Fica o reconhecimento e agradecimento.
Gregor Samsa entre os livros....
No acervo encontramos:
- Livros didáticos
- Livros sobre meio ambiente
- Literatura em geral (romances, contos, literatura infanto-juvenil, etc)
Inauguração.
Esta é a Biblioteca Pública-Ambiental do Município de Oiapoque (2009).

Veja também: