As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

REBIO Parazinho (Parte 1 - Introdução)

A Reserva Biológica do Parazinho tem em seus objetivos a preservação, proteção integral e permanente do ecossistema e dos recursos naturais, sendo vedadas a caça, coleta ou introdução de espécies de flora e fauna silvestres/domésticas (ressalvadas as atividades científicas, culturais e educacionais).
 Mapa da REBIO Prazinho (SEMA-AP 2008)
Esta pequena ilha costeira vem sofrendo influência das marés, o que atribui-lhe características de períodos inundáveis. Apresenta formações vegetais típicas da Bacia Amazônica, como manguezais e campos inundáveis

Mapa SEMA-AP - 2005
A ilha faz parte do Arquipélago do Bailique e, por ser uma unidade de proteção integral e ponto de desova, desenvolve-se, há mais de 20 anos, um importante projeto de proteção de quelônios chamado Projeto Q-AMA (Quelônios da Amazônia).
Com o trabalho de proteção realizado em parceria com as comunidades locais, foi possível devolver à natureza, até 2007, mais de 70.000 filhotes da espécie Podocnemis expansa (Tartaruga da Amazônia), que procuram as praias da reserva para desovarem.



      
 Cartaz SEMA-AP sobre o Projeto Q-Ama (2005)
Soltura de quelônios (Fotos: Dimitrius Gabriel / Arilson Teixeira)
Mais informações sobre a REBIO PARAZINHO podem ser obtidas na  
Biblioteca Ambiental da SEMA em Macapá.

Veja Também: