Tratando ainda de Afuá, mais um pouco do município paraense nas páginas desta obra. O lugar, pela proximidade, tem laços bem estreitos com o Amapá. Para chegar lá saindo de Macapá, atravessamos a baía macapaense (ou Canal do Norte) até chegar na Ilha dos Porcos onde, no melhor dos sentidos, entramos no Furo dos Porcos... rumando à famigerada baía do Vieira. Vencendo a dita, entramos no rio Jurupari (um canal que se liga ao rio Afuá) e pronto, chegamos na cidade. Você sabe a origem do nome do lugar?
Pois é bem diferente e descobri na leitura desta publicação. Diz o autor que vem do barulho produzido pelo espiráculo dos botos. Algo como: Fuáááá!!! Outras coisas interessantes são também descritas. O livro é de leitura fluente, informativa e atraente.
Cartaz de 2011 (XXIX Edição)
|
Esta publicação, de Francisco Soares (poeta e escritor maranhense, autor de várias obras que destacam a regionalidade amazônida), apresenta em forma de Literatura de Cordel um pouco da história deste município paraense e de seu regionalmente conhecido festival.
Pode ser visto na Biblioteca da SEMA em Macapá.