As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Marcha para Jesus em Macapá - 2011

marchaparajesus.com.br
A Marcha para Jesus é um evento internacional e interdenominacional (realizado conjuntamente por diversas denominações evangélicas, anualmente e em muitas cidades do mundo). A primeira aconteceu em 1987 (em Londres - Reino Unido) e em 1994 foi realizada a primeira versão global do evento (alcançando 170 países e com a presença de 10 milhões de participantes). A última versão global da "marcha" aconteceu em 10 de junho de 2000. Desde então, o grupo organizador original se dispersou e a organização do evento tem ocorrido por parte de iniciativas locais distintas. (Texto: Wikipédia) 
O dia 30/11, celebrado como "Dia do Evangélico" (pela Lei Federal Nº 12.328/2010), tem sido o escolhido para a "Marcha" e no Amapá costuma ser ponto facultativo. As lideranças evangélicas buscam a consolidação em feriado para os próximos anos. É a maior manifestação evangélica do estado e o tema deste ano foi: "Conquistando o Amapá para Cristo"
São 19 anos de realização - proclamando, cantando e marchando 
em homengens a Jesus pelas ruas desta cidade.
A concentração ocorre na Praça da Bandeira.
 
Uma personagem em destaque: muito figura essa moça.  
 
A Marcha terminou no anfiteatro da Fortaleza, com show gospel de bandas, 
grupos de dança locais e a apresentação da cantora Mariana Valadão.

Reportagem da TV-AP (30/11/2011) sobre o evento.

No vídeo é informado:

- Em 30/11 algumas prefeituras têm decretado ponto facultativo e a comunidade evangélica se mobiliza em celebrações de adoração e evangelismo no "Dia do Evangélico".
- O evento está incluído no calendário de eventos do Governo Estadual (GEA) e das Prefeituras de Macapá, Santana, Tartarugalzinho e Amapá.
- Em Santana (2º maior município amapaense) houve marcha pela manhã.
- Durante a caminhada ocorreram momentos de oração em favor dos moradores, doentes e jovens (Santana tem um grande índice de violência envolvendo adolescentes).
- Segundo a OMEAP (Ordem dos Ministros Evangélicos do Amapá) cerca de 38% da população do estado é evangélica (aproximadamente 250 mil pessoas).
- Os evangélicos (em torno de 400 igrejas unidas) buscam a consolidação de 30/11 em feriado estadual (o projeto está em tramitação na Assembléia Legislativa). 
- Em Macapá ocorreu a tradicional Marcha para Jesus, a maior manifestação evangélica do estado.
Foi a XIX edição e o tema em 2011 foi "Conquistando o Amapá para Cristo".
- O evento foi na parte da tarde, com concentração na Praça da Bandeira, trajeto por algumas ruas e término no Anfiteatro da Fortaleza de S. José. 
- Ocorreram vários shows musicais, culminando com a apresentação da cantora Mariana Valadão, do Ministério Diante do Trono.
GRAÇAS A DEUS POR TUDO!!!