As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Programa Globo Universidade mostrou educação indígena e aldeia no Oiapoque

Imagem do vídeo
O Programa Globo Universidade, neste ano, exibiu uma reportagem sobre a educação indígena no estado. A repórter Lizandra Trindade foi à Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e à aldeias indígenas no Oiapoque para mostrar o Curso de Licenciatura Plena em Educação Escolar Indígena. A meta é a formação de professores nativos. O Programa mostrou detalhes do projeto, como a produção de conteúdo didático e o aprendizado de línguas nativas.


Globo Universidade (26/03/2011)
O Vídeo pode ser visto na Biblioteca SEMA em Macapá.

 Foram apresentados também os quadros:

- Mérito Acadêmico: entrevista com o professor José Alberto Tostes (da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Unifap). Ele estuda o desenvolvimento das cidades e o planejamento urbano. 
Veja nos alguns artigos publicados pelo professor dentro da temática e o respectivo blog:  
Artigo - Planejamento e Desenvolvimento Urbano da Cidade de Oiapoque (Veja)  
Artigo - O Planejamento Urbano na Amazônia (Veja)  
Artigo - Ocupação Urbana da Cidade de Macapá (Veja)
Blogspot - josealbertostes.blogspot.com


    - Fora de Série: mostra o trabalho do aluno Benedito Medeiros (Acadêmico de Enfermagem - UNIFAP), que investiga o poder curativo da castanha do Brasil (busca a confirmação da atividade anti-inflamatória do óleo extraído e usado na medicina popular).  

    - Eu Amo Meu Trabalho: acompanha um dia do advogado Samuel Elanio, que atua no Oiapoque como delegado federal na fronteira entre Brasil e a Guiana Francesa. Relata que os principais crimes encontrados na região, estão relacionados ao tráfico de armas e de drogas Fonte da postagem: globo.com