As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Otoniel Alves de Alencar - O Apóstolo da Amazônia (Oton Alencar, 2017)

Está em suas mãos uma das principais obras da literatura evangélica recente, a biografia de Otoniel Alves de Alencar, eminente pastor expoente da Assembleia de Deus no Brasil.
A história de vida do Pastor Otoniel Alencar, hoje considerado O Apóstolo da Amazônia, é uma verdadeira saga de cunho universal, eternizada por meio dessa obra, de autoria do filho Pastor Oton Alencar.
Ainda menino, indagava os pais sobre a origem da Terra e do Universo. Aos quinze anos, ainda adolescente, converteu-se ao protestantismo e logo se tornou fervoroso evangelista a semear a palavra de salvação.
Bem, a partir daí você vai ler e saber de toda essa história.
 
BESALIEL RODRIGUES

INFORMAÇÕES DO LIVRO
Título: Otoniel Alves de Alencar - O Apóstolo da Amazônia
Autor: Oton Miranda de Alencar
Editora: Gráfica JC
Ano: 2017
Páginas: 196


O ano de 2017 é diferenciado para os evangélicos no Amapá. Além dos 500 anos da Reforma Protestante, celebramos também o centenário da chegada dos evangélicos em nosso estado, representados em primeiro momento pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus, e o centenário do pastor Otoniel Alves de Alencar, que com méritos ficou conhecido entre os assembleianos como O Apóstolo da Amazônia.
Esse livro foi um dos marcos no cronograma de festejos, apresentando a biografia de Otoniel Alencar, resgatada pelo pastor Oton Alencar, filho e atual presidente da Assembleia de Deus A Pioneira.
Literatura preciosa, ressaltando vários aspectos do cenário histórico da Amazônia e Amapá no século 20. Esse contexto foi uma das coisas que mais gostei, onde vemos uma trajetória de empenho, lutas, superação e abnegação em histórias edificantes para a cristandade, revelando detalhes curiosos e emocionantes, que se fundem com a consolidação da Igreja Assembleia de Deus no Amapá.
Merecem destaque na leitura: o início do pastorado no Maranhão, o estabelecimento em Cruzeiro do Sul, no Acre, e a chegada em Macapá no ano de 1962, quando a igreja local tinha apenas o templo sede e uma congregação, expandindo por todo o estado nos 32 anos de ministério do pastor Otoniel.
O pastor passou por vários estados e no Norte foi o único a ser presidente da Assembleia de Deus em três capitais (Boa Vista, Manaus e Macapá).
Interessantes também os contrastes que percebemos na igreja, vendo-se caracterizações no início, como a necessidade dos pastores receberem o batismo pentecostal (razão do pastor Otoniel ser efetivado no pastorado dez anos após a conversão, mesmo trabalhando com afinco na obra - certamente um período de preparação para as experiências que passou em seu ministério).
Leitura imprescindível para quem deseja descobrir boas e edificantes histórias no viver cristão. Fantásticas e emocionantes pela disposição ao IDE de Jesus.
O único ponto que não gostei foi a ausência de uma linha temporal. Pastor Oton tem um texto bonito, elegante e instigante, de agradável leitura, pontuando muito bem os relatos. Mas a datação fica um pouco dispersa, não ficando tão evidente para o leitor. Penso que a linha temporal valorizaria mais o livro.
A obra traz também acervo fotográfico e testemunhos dos filhos.
 
Página 193, exemplificando o acervo fotográfico do livro.

Veja um trecho (resumido) para percepção de cada capítulo, 
na apresentação do autor:


Alguns fatos aqui contados foram narrados por ele próprio, outros eu vivi com ele quando passei me entender por gente. Outros episódios foram narrados pelos seus irmãos.
No Capítulo I, vou buscar nos escaninhos da minha mente as primeiras lembranças na convivência com o meu pai. O foco é Cruzeiro do Sul, cidade perdida no interior do Acre, lugar onde lampejou as primeiras reminiscências do meu existir. Foram 4 anos de provas e aprendizagens nos quais o pastor Otoniel foi testado no cadinho das provas que se habilitam os chamados para Deus.
No Capítulo II, mergulho na busca dos seus ancestrais.
No Capítulo III, abordo o seu nascimento e infância. 
No Capítulo IV, falo da sua iniciação religiosa. Falo da sua conversão aos 15 anos e sua devoção para com as coisas de Deus. 
No Capítulo V, discorro sobre o seu casamento e a sua vida nômade. 
Já no Capítulo VI discorro sobre as igrejas abertas e a perseguição religiosa. Talvez esse capítulo entre os outros seja o mais comovente.
No Capítulo VII narro a sua saída do meio da parentela, tal qual Abraão, atende o chamado de Deus e vai evangelizar o norte e nordeste brasileiro. Foi o primeiro e único pastor a pastorear 3 capitais do norte do Brasil. Por isso o título lhe cabe bem - O Apóstolo da Amazônia.
No Capítulo VIII, descrevo sua vida em Cruzeiro do Sul. Ao ler esse capítulo, o leitor vai descobrir que o pastor Otoniel viveu verdadeiras epopeias. É um capítulo para ler e reler.
Depois vem o Capítulo IX. O pastor Otoniel vai pastorear a aprazível cidade de Parnaíba - a Princesa do Mar (seguindo-se outras histórias).
Já o Capítulo X vem com o tema: Macapá - A outra metade do seu ministério. Como esse período é muito longo, eu divido por décadas.
Capítulo XI, falo dos fatos ocorridos na década de 60.
No Capítulo XII, falo da década de 70.
Já no Capítulo XIII, uni as décadas de 80 e 90.
O epílogo é composto por depoimentos dos 9 filhos sobre o pastor Otoniel. Depoimentos eivados de um misto de verdade e emoção.


Emocionante, interessante e edificante! 
Olha, até rimou!