As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

segunda-feira, 11 de março de 2019

Amazônia: manual para as futuras gerações (Sebastião Antônio Ferrarini)

Título: Amazônia: manual para as futuras gerações
Autor: Sebastião Antônio Ferrarini
Editora: Dinâmica
Páginas: 130
Ano: 2011

"Recebi este livro é fiquei muito grato por ser uma obra que retrata nossa Amazônia através da sátira, do humor e da interpelação. Sebastião Ferrarini procura transmitir conceitos, expressões, projetos e iniciativas referentes à Amazônia e denunciar a avassaladora pilhagem dela. Parabéns a este autor e a esta obra" 
(CABO MACIEL) 

"Coisa complicada quando o reconhecimento de valores outrora ignorados se dá através da perda. É o que diz o dito popular "Quem não aprende por bem, aprende por mal" e o que veio na mente ao terminar a leitura desse livro, que faz uma mistura de curiosidades, humor e aprendizagens surreais.
Expressando melhor a proposta, o autor, através de perguntas e respostas, aborda vários temas referentes à Amazônia, mas em um diferencial futurista, como se em seu contexto todas as projeções destrutivas tivessem se realizado, ao ponto da Amazônia ter se tornado remota lembrança e lenda, respondendo para seus contemporâneos o que teria sido.
Leitura instigante e curiosa.
As interpelações passam pela fauna, flora, cultura, personagens, entre outros aspectos da identidade amazônica em seus tempos pujantes, respondidas com sarcasmo ao descuido e ignorância ambiental.
Para não dizer que tudo é cenário caótico, destaque para a última parte, em que o autor volta à atualidade e, naquilo que está implícito na mensagem da obra, fala de Educação Ambiental em texto que assume tons poéticos - construção singelamente bonita e instigante à aprendizagens necessárias."
(REGISTRO NO SKOOB)

SUGESTÃO
 BIBLIOTECA AMBIENTAL DA SEMA EM MACAPÁ