As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A Biblioteca SEMA-AP na Expofeira 2011

A 48ª Expofeira se realiza entre os dias 21 a 30/10/2011. Objetiva atrair investimentos para o Estado, exibir as potencialidades locais e promover o desenvolvimento do setor primário. Constitui-se assim em um dos maiores eventos do Amapá, reunindo muitas possibilidades de negócios na agricultura, pecuária, indústria e comércio, além, é claro, do entretenimento.
Seu início foi em 1947 na Praça Barão do Rio Branco,  sendo denominada "I Feira de Exposição de Animais do Amapá", no então Território Federal do Ama.
A intenção inicial foi de fomentar a atividade agropecuária e pesqueira da região que, segundo o governador Janary Nunes, seria uma das grandes saídas para o desenvolvimento da economia amapaense.
À feira, eram agregadas muitas atividades:
- leilão de animais;
- pescas improvisadas nos igarapés próximos
- praça de alimentação a céu aberto;
- exposições culturais;
- apresentações de marabaixo e sairé
- peças teatrais, etc.
Em 1952 o Estádio Glicério Marques foi também cenário da Expofeira e em alguns anos seguintes, por estar localizado no perímetro urbano de Macapá. Na parte lateral do estádio eram edificadas as estruturas em madeira e o gramado servia para apresentações de shows e rodeios.
Em Fazendinha a feira passou a ser instalada, sendo montado um Parque de Exposições, inicialmente com edificações rudimentares. 

Aos poucos outras atrações foram  oferecidas em estandes melhor estruturados (eletrodomésticos, veículos, máquinas agrícolas, mobiliário, artesanato, etc) e a antiga Feira de Exposição de Animais e Produtos Econômicos passou a ser denominada (nome que se estende até hoje) de
"Expofeira do Amapá".
Depois de muito tempo, neste ano (2011), a Biblioteca Ambiental da SEMA-AP (NIDA - Núcleo de Informação e Documentação Ambiental) recebeu um espaço e reuniu em um estande algumas informações de seu papel e particularidades disponibilizadas à sociedade.
Além das publicações (a Biblioteca SEMA tem em seu acervo mais de 10 mil publicações - entre livros, folhetos e periódicos - sendo a maior parte voltados ao tema meio ambiente), foram exibidos também alguns vídeos ambientais.
A proposta é de divulgação da Biblioteca. Muita gente, mesmo estando localizada no centro da cidade, não sabe ou não conhece. Este é um importante local de difusão da informação ambiental. Tem em sua estrutura, além do acervo bibliográfico, uma videoteca, memorial ambiental e disponibiliza hoje a pesquisa on-line.
A Biblioteca SEMA-AP faz parte da Coordenadoria da SEMA (CEIA) que apresenta também o núcleo (NEA) atuante na educação ambiental e que desenvolve hoje alguns importantes projetos na promoção ambiental, como o "Projeto Agente Ambiental Comunitário", "Multiplicadores de Educação Ambiental" e o "Comitê Ambiental da Ressaca do Pantanal".
Técnicos do NIDA e NEA, da SEMA, estiveram recebendo a comunidade no estande. 
Alguns técnicos da SEMA que estiveram no estande: Gregor Samsa (NIDA), João Néri (motorista), Rosa Dalva (Gerente do NIDA), Val (NEA), Adla (NEA) e Maycon Tosh (NIDA).
 Marta (NEA) / Denilson (NIDA), Raimundinho (motorista) e Nelziana (NIDA)

Fonte de consultas para a postagem:
- Jornal da 48ª Expofeira do Amapá (GEA - 2011)
- Jornal Participação - Informativo do GEA (Ano I - Nº.7 - Outubro/2011)
- Veja aqui mais informações da Biblioteca SEMA em Macapá