As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A Fortaleza de São José de Macapá (Parte 4 - Vídeo Documentos da Amazônia)

A Fortaleza de São José de Macapá, a mais imponente e preservada fortificação na Amazônia. 

Vídeo "Documentos da Amazônia", exibido no Amazon-SAT (1998)Reportagem: José Amoras
Alguns pontos abordados:
- Após 216 anos (vídeo de 1998) o maior monumento militar do país, do Período Colonial, passa por uma restauração completa.
- A Fortaleza de S. J. de Macapá, que jamais foi utilizada para combate, defendeu o extremo norte do Brasil apenas com sua presença.
- No dia 02/01/1764 começou o delineamento do solo e os serviços preliminares. No dia 29/06 do mesmo ano foi lançada a pedra fundamental do forte, que ainda hoje pode servir de abrigo contra ataques aéreos ou terrestres.
- Entre os séculos XVII e XVIII os portugueses trataram de defender as terras brasileiras em pontos estratégicos. A solução foi construir monumentos como a Fortaleza de São José. Esta construção durou 18 anos e aconteceu no período entre 1764 e 1782.
- A demora não foi pela grandeza da obra, mas pelos problemas encontrados. Apesar da boa vontade do governador Athayde Teive, Henrique Gallúcio e outros oficiais, a falta de mão-de-obra e a escassez de material de vez em quando fazia parar tudo.
- Um grande número de índios das aldeias mais próximas foi utilizado para o trabalho, mas eles eram perseguidos pelas doenças e oprimidos pelo rigor da disciplina militar. Assim que tinham oportunidade fugiam das pedreiras e muitos acabavam morrendo.
- O trabalho continuou através dos escravos africanos, o negro era mais submisso ao cativeiro e mais resistente aos maus tratos e à péssima alimentação. Os índios fugiam muito e nas matas era difícil apanhá-los, os negros quando fugiam não iam longe e deixavam-se prender facilmente.
- O falecimento de D. José I fez com que a obra parasse durante quase 06 anos.
- O engenheiro H. Gallúcio não viu terminada a sua obra. O clima quente da região e os trabalhos fatigantes aruinaram-lhe a saúde. tentou várias vezes obter licença do trabalho, mas comandantes e governadores negavam-lhe o pedido, julgando indispensável sua presença em Macapá. O autor do projeto faleceu 05 anos depois do início das construções, além deles, ninguém conhecia plantas, estudos e desenhos sa Fortaleza. 
- Grandes blocos de pedra foram extraídos do Rio Pedreira e colocados um sobre o outro  em harmonia e alinhamento. 
- O projeto de Gallúcio era o que havia de melhor em matéria de fortificação defensiva baixa e rasa. Periodicamente eram enviados à Portugal relatórios sobre a construção acompanhados de plantas.
- Por volta de 1766 começaram a chegar os canhões de Portugal. Quando Henrique Gallúcio faleceu já estavam montados 62 canhões.
- Na fortificação funcionavam dois alojamentos de oficiais, uma capela, a casa do comandante, 03 armazens de de munição, um hospital e dois alojamentos da tropa.
- Observando de cima o forte tem formato de uma estrela de quatro pontas.
- No centro foi construído um fosso para escoamento da água das chuvas, havia também uma ponte que fazia a ligação com a parte da frente.
- São 04 baluartes: São José, Madre de Deus, São Pedro e N. Srª da Conceição.
- O quinto baluarte seria construído na direção norte da cidade, mas quando a edificação ia começar já não havia a necessidade. Ingleses, franceses e holandeses, percebendo que não ganhariam nada por aqui, acabaram com as tentativas de invasão.
- Antes de ser inaugurada a Fortaleza apresentava graves defeitos de construção. Grandes fendas foram detectadas no Baluarte de São José (construído sobre um terreno pantanoso), pouco a pouco as obras complementares foram sendo concluídas até que em 1782, em 19/03 (Dia de São José), o monumento foi inaugurado.
Fortaleza em foto antiga.
Este vídeo pode ser encontrado na Videoteca 
da Biblioteca Ambiental da SEMA em Macapá.

Veja também: