As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Roteiro Amazônia no meio do mundo (Revista Novo Ambiente 2011)

IMPERDÍVEL
No monumento Marco Zero, um relógio de sol marca o local exato onde uma linha imaginária divide a Terra em dois hemisférios, o que dá à cidade o privilégio de assistir ao fenômeno do equinócio. Nesse período, os dias e as noites têm a mesma duração em todo o planeta. O Estádio Zerão ganhou esse apelido porque a linha de meio de campo coincide exatamente com a Linha do Equador, fazendo com que cada time jogue em um hemisfério.
EQUINÓCIO
Fenômeno natural que ocorre no monumento Marco Zero do Equador, nos meses de março e setembro, quando os raios do sol, em movimento aparente, incidem exatamente na Linha do Equador, dividindo a Terra em dois hemisférios (Norte e Sul) e fazendo com que a noite e o dia tenham a mesma duração.
Viaje pelo AMAPÁ
Todos os dias, com mais intensidade entre abril e junho, as águas do rio Araguari se encontram com as do oceano Atlântico. A eclosão pode gerar ondas de até 5 m de altura e, com sua força devastadora, derrubar e arrastar árvores. O fenômeno, conhecido como pororoca, é um dos principais atrativos do Amapá, que chama a atenção pelo exotismo de sua paisagem, síntese dos diversos ecossistemas da Amazônia. Pródigo também em etnias variadas, reúne comunidades negras e nações indígenas, daí sua riqueza de ritmos, sons e danças.
O Amapá, com 143,4 mil km², está localizado quase que inteiramente no hemisfério Norte. Seu litoral tem 242 km de extensão e vai do Cabo Orange ao Cabo Norte, ou seja, da foz do rio Oiapoque à do Amazonas. A agriculturae a pesca são as atividades de maior importância socioeconômica do Estado, que tem população estimada em 600 mil habitantes. A capital, Macapá, é cortada pela Linha do Equador, motivo pelo qual é conhecida como “Cidade do Meio do Mundo”.

LINK DA REVISTA
Para quem prefere história, Macapá oferece a incrível Fortaleza de São José, marco arquitetônico e histórico localizado às margens do rio Amazonas. Erguida entre 1764 e 1782 por mãos escravas, a fortaleza garantia o domínio português no extremo norte do Brasil.
O lendário e místico Amazonas contempla a morena e bela cidade, cuja origem etimológica tupi-guarani vem de “macapaba” (terra das bacabas), onde se extrai do fruto da bacabeira um precioso vinho muito consumido na mesa do amapaense.


Texto: "Revista Novo Ambiente" (Ano 2 - Edição 17 - Outubro/2011 - pág. 62-63)
revistanovoambiente.com.br