Os amantes da literatura tiveram a grata satisfação de conhecer novas obras em Macapá, publicadas este mês. Foram três os lançamentos que pude prestigiar e, claro, ter oportunidade de conhecer os autores e um pouco mais da história , contos e encantos desta Amazônia amapaense. Veja o que foi lançado e prestigie estes autores conhecendo suas obras:
Dia 04/11 - Lançamento do livro "Do lado de cá: Fragmentos da História do Amapá". Uma rica coletânea de 22 textos de diferentes autores (todos da área de ciências humanas e ligados ao Curso de História da UNIFAP), organizada por cinco professores da instituição (Alexandre Amaral, Augusto Oliveira, Dorival Santos, Paulo Cambraia e Sidney Lobato) e que faz um resgate de importantes passagens históricas deste Estado. O evento ocorreu no Centro Franco-Amapaense e contou com a presença maciça de muitos acadêmicos e estudiosos da história amapaense. "Do lado de cá" vem somar um pouco mais de conhecimentos e reflexão sobre a história e eventos ligados a esse pedaço da Amazônia tão desconhecido e que tem muito a revelar.
"...Os trabalhos reunidos na obra a seguir apresentam aspectos da vida brasileira, do lado de cá do país. Eles ressaltam processos históricos que, mesmo assumindo dimensões próprias no espaço amazônico, expressam tensões que constituem o drama brasileiro. Por meio deles, a Amazônia deixa de ser vista, unicamente, como reduto natural, no qual a humanidade parece sempre deslocada ou indevida. Tais trabalhos dão conta, ainda, da produção de conhecimento histórico a partir do lado de cá e testemunham que o Brasil, como disse o poeta, é muito mais que a zona sul." (Mauro Cezar Coelho)
"A obra que agora sai do prelo impressiona pelo seu tamanho e variedade de temas. Ela apresenta um novo e promissor momento da pesquisa histórica amapaense... É crescente o descontentamento em relação à falta de um sistemático estudo desta história nas redes estadual e municipais de ensino. Indo ao encontro de tal demanda, esta coletânea parece ter a vocação de ocupar o lugar de obra de primeira grandeza no estudo de nossa história." (Os organizadores)
Os textos (artigos) estão dispostos em 04 partes no livro:
PARTE 1 - Tramas do Poder: Estratégias, Projetos e Governanças
1) Nesse sertão não nomeio nenhum cabo de canoa: o público e o privado na Amazônia portuguesa do séc. XVIII (Paulo Marcelo Cambraia da Costa)
2) Em busca do país das amazonas (Janaína Valério Pinto Camilo)
3) A cruzada de Oswaldo Cruz nas tramas do poder: o tour de force e o combate à febre amarela na Amazônia (Alexandre Souza Amaral)
4) Integração, nacionalização e povoamento nas margens do território nacional (Maura Silva)
5) Os descaminhos da fortuna: a política de colonização no AP/1940-1958 (Sidney Lobato)
6) Os museus do Amapá e a modernização da Amazônia: a natureza nos escritos de Waldemiro de Oliveira Gomes / 1965-1970 (Evelanne Samara Alves da Silva)
7) Acordo quadro de cooperação Brasil-França: um estudo da política externa brasileira para a fronteira Amapá-Guiana Francesa (Carmentilla das Chagas Martins)
PARTE 2 - Amarras do discurso: sujeitos e representações nas lutas político-sociais
1) Veiga Cabral e os jogos políticos na transição da monarquia a república (Willian Gaia Farias & Raimundo Nonato da Silva)
2) O presídio de Clevelândia do Norte: a imprensa e as disputas políticas (Edson Brito)
3) A voz de Deus no lar amapaense: potencialidades de pesquisas no jornal A Voz Católica (Tatiana Pantoja Oliveira)
4) Representações sociais na história recente dos povos indígenas do Oiapoque/AP (Cecília Maria Chaves Brito & Simone Pereira Garcia)
5) Conflitos rurais no Amapá / 1970-1990 (Allyne Colares Távora Modesto, Kelly Leão Machado & Rafaele Costa Flexa)
6) Entre masmorras reais e imaginárias vicejou o terror: a violência do estado durante a ditadura militar no Amapá (Dorival da Costa dos Santos)
7) Movimentos sociais na nova república: AP em evidência (Ricardo Corrêa & Leonel Martins)
PARTE 3 - Faces do preconceito: etnicidade, negociação e conflito
1) A máscara e o espelho: revelando as desigualdades raciais no Amapá (Alexsara Maciel)
2) "Primeiro macumba era coisa de preto, de pobre, de marginal": as religiões afro-brasileiras em Macapá (Marília Nascimento)
3) As cotas raciais e os negros: da legitimação do racismo às lutas contra as desigualdades sociais no Amapá (Ney Oliveira da Costa)
4) Conflitos ambientais e processos de territorialização na comunidade negra da ressaca Lagoa dos Índios, em Macapá/AP (Cecília Bastos & Simone Garcia)
PARTE 4 - A (re) produção da riqueza: alimentação, moradia e relações de classe
1) Maldição de Tântalo: alimento e fome como contradição no desenvolvimento do AP (Augusto Oliveira)
2) "Uma ferrovia vara a selva": governo territorial, ferrovia e progresso (Ana Silva)
3) Capital, trabalho e moradia em complexos habitacionais de empresa: Serra do Navio e o Amapá na década de 1950 (Adalberto Júnior Ferreira Paz)
4) O cotidiano do trabalhador da ICOMI dentro e fora do espaço fabril: como se efetivava o controle social (Elke Daniela Rocha Nunes)
A obra pode ser adquirida em livrarias de Macapá.
Esmeraldina dos Santos é amapaense, nascida em Macapá, de raízes no Curiaú e autora do livro "Histórias do meu povo".
Na foto é a que está de saia verde e a senhora do meio é a Dona Francisca Ramos (protagonista da publicação).
Esta obra é direcionada ao público infantil e apresenta histórias vividas e contadas em textos curtos.
As ilustrações são de Silva e os desenhos podem ser coloridos pelas crianças.
Lá está o Gregor Samsa na sua pose de sempre... solta esse queixo, rapaz, que não vai cair!
Dia 28/11 - Lançamento do livro "Mestre Açaizeiro e Assembléia dos Peixes" de César Bernardo de Souza. São dois contos amazônicos, o evento ocorreu na Assembléia Legislativa do Estado do Amapá e, paralelamente, houve a exposição de quadros do artista plástico Herivelto Maciel.
Na foto é a que está de saia verde e a senhora do meio é a Dona Francisca Ramos (protagonista da publicação).
Esta obra é direcionada ao público infantil e apresenta histórias vividas e contadas em textos curtos.
As ilustrações são de Silva e os desenhos podem ser coloridos pelas crianças.
Lá está o Gregor Samsa na sua pose de sempre... solta esse queixo, rapaz, que não vai cair!
Veja aí um pouco da diversidade de coisas feitas pelos alunos, na exposição escolar. Parabéns a essa moçada!
|
Agradecimentos à autora pela soma de mais um tijolo na bonita e forte edificação LITERATURA DO AMAPÁ. |
"Mestre Açaizeiro é um texto com características de realismo mágico que nos faz pensar na relação homem-natureza... O autor foi bastante privilegiado ao contar uma singela história que ressalta o amor, a ternura, a sensibilidade e o que há de mais elevado na alma do ser humano quando este demonstra a solidariedade, o interesse verdadeiro por seu semelhante e por todos os seres vivos que compõem a vida em nosso planeta. Já Assembléia dos Peixes é uma história em que irrequietos cardumes do rio Iratapuru, que passa no município de Laranjal do Jari, estão em polvorosa depois da morter do Mandubé, o que vai ocasionar uma verdadeira caçada ao assassino em muitos episódios - ora grotescos, ora engraçados, em que as suspeitas recaem sobre vários habitantes subaquáticos daquela região de floresta amazônica... A junção destas duas fábulas com certeza vai ao encontro de uma necessidade dos nossos estudantes e professores de tomar contato com uma produção literária de cunho ficcional que tem tudo a ver com a nossa realidade amazônica..." (Paulo Tarso Barros)
Gregor Samsa e suas papagaiadas!
Mais um vez, agradecimentos ao César pela boa obra. Particularmente, o tema contos amazônicos está em grande cota em minhas preferências.
Mais informações em LITERATURA NO AMAPÁ, o Blog da APES (Associação Amapaense de Escritores) editado por Paulo Tarso (escritor e professor).