As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

sábado, 5 de novembro de 2011

O Dia Nacional da Cultura Brasileira

Hojé é o Dia Nacional da Cultura Brasileira! 

A data foi instituída através da Lei Federal Nº 5.579, de 15 de maio de 1970, em homenagem ao nascimento de Rui Barbosa (que nasceu em 05/11/1849). Você não sabe quem é o tal Rui Barbosa? Veja se algo soa familiar nas frases seguintes:

"A força do direito deve superar o direito da força."

"Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!"

"O homem que não luta pelos seus direitos não merece viver"

"A palavra é o instrumento irresistível da conquista da liberdade."

"De tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus, o homem chega a rir-se da honra, desanimar-se de justiça e ter vergonha de ser honesto”

"Três âncoras deixou Deus ao homem: O amor à Pátria, o amor à liberdade, o amor à verdade. Cara nos é a Pátria, a liberdade, mais cara; mas a verdade, mais cara de tudo. Damos a vida pela Pátria. Deixamos a Pátria pela liberdade. Mas à Pátria e a liberdde renunciamos pela verdade. Porque este é o mais santo de todos os amores. Os outros são da terra e do tempo. Este vem do céu e vai à Eternidade..."

Estas são frases de Rui Barbosa, intelectual, jurista, político, jornalista e, não sem razão, considerado um dos mais importantes intelectuais da História do Brasil. Também foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras (onde foi presidente entre 1908 e 1919). Na II Conferência da Paz, em Haia (1907), notabilizou-se pela defesa do princípio da igualdade dos Estados. Sua atuação nessa conferência lhe rendeu o apelido de "O Águia de Haia" e teve papel decisivo na entrada do Brasil na I Guerra Mundial (isso não é algo que admiro, mas partiu de seu princípio de luta pela liberdade). Basta conhecer mais uma de suas frases: "A liberdade não é um luxo dos tempos de bonança; é o maior elemento da estabilidade".
Este é Rui Barbosa e foi em homenagem a ele a instituição da data. 
(Fonte de consulta: Wikipédia)
Nesse país, miscigenado e de mistura multifacetada, há  várias manifestações culturais em todos os cantos. Cultura são todas as manifestações e peculiaridades presentes na vida humana. Olha, dizer que alguém não tem cultura é antropologicamente incorreto, você sabia?! As pessoas podem não ser do jeito que desejamos, mas todas manifestam suas expressões culturais, boas ou não.
No Estado do Amapá, como não é diferente, temos várias expressões culturais. Identidade de um povo, saber popular, encantos desta terra, onde a maior expressão é o Marabaixo.
Ressalto neste dia um projeto - o Sarau da Confraria Tucujus - que tem acontecido toda sexta-feira no Formigueiro (atrás da Igreja de são José). 
Além de exposições (quadros, fotografias, textos, artesanato, venda de CDs regionais e alimentos) tem se caracterizado também por apresentações da música amapaense, como Osmar Jr, Grupo Pilão, Juliele, entre outros e, claro que não faltaria, as apresentações do tradicional marabaixo.
Ontem (04/11) dei uma conferida lá no que havia e deu para prestigiar as apresentações do marabaixo, Osmar Jr e Grupo Pilão.
Hoje é o Dia Nacional da Cultura... não quero entrar no mérito e trâmites da questão.... mas tomara que os artistas amapenses, em um todo, tenham algo a mais sempre por celebrar.