As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Macapá e suas ruas (Av Coaracy Nunes) - Parte 2

Seguindo a proposta de fotografar as ruas de Macapá, aí estão mais algumas imagens da Av Coaracy Nunes. Registrei estas no início de agosto e esperava somar com outras imagens aéreas da avenida no trecho comercial. Objetivo nem sempre possível de alcançar (é muito frustrante não conseguir registrar vendo algumas possibilidades tão boas...). Mas, enfim, vou fotografando o que for viável, como contribuição inspirada nas fotos antigas da cidade, que hoje são muito importantes para o estudo e ilustração da história (julgue você se afinal são de alguma importância estas imagens)

Trecho pós-cruzamento com a Rua Odilardo Silva, no Centro.
Trecho pós-cruzamento com a Rua Odilardo Silva (imagem aproximada).
Trecho antes do cruzamento com a Rua Odilardo Silva.
O Sr Aloisio Cantuária me passou algumas informações de cunho histórico (via facebook) que resolvi compartilhar. Veja aí as informações: 
"Antes da denominação atual, a via recebia o nome de Avenida Aires Chichorro. Aires de Sousa Chichorro foi capitão-mor (um administrador colonial português) da Capitania do Grão-Pará nos seguintes períodos: de 9 de novembro de 1638 a abril de 1639, de 10 de janeiro de 1648 a julho de 1649, de junho de 1650 a 1652, e de 9 de setembro de 1654 a dezembro de 1655." (Fonte: Wikipedia). 

"Aires Chichorro foi também contemporâneo do capitão Pedro Baião e Feliciano Coelho (sobrinho de Mendonça Furtado) na luta pela posse da região de Macapá contra ingleses e franceses, antes da fundação da Fortaleza de São José.

"Lembro de, ainda garoto, ter visto a placa com esses nome, grafado como Ayres Chichorro, na parede de um estabelecimento comercial localizado na esquina da rua Cândido Mendes com a avenida Coracy Nunes (onde já funcionou a Casa Beiruth N'América). A prefeitura mudou (desconheço a data) a denominação da avenida no embalo das homenagens feitas ao deputado Coaracy Nunes, morto em acidente aéreo em 1958."
O cruzamento com a Rua Odilardo Silva.
Trecho pós-cruzamento com a Rua Eliezer Levy, onde está localizado o Hotel Rio Mar
(Registrei algumas imagens aéreas nesse prédio, veja no link ao final da postagem)
Trecho pós-cruzamento com a Rua General Rondon.
Trecho pós-cruzamento com a Rua General Rondon.
(Dá para perceber edificações em verticalização no Centro)
 
... E mais uma vez o início da avenida, na interceptação com a Rua Binga Uchôa.
Dá para imaginar que, até próximo a este baluarte, se estendeu em décadas passadas a Doca da Fortaleza! Conheço até história de menino que foi ferroado por arraia nesse ponto (leia-se um de meus tios). Banalidades... Banalidades... Mas que não dispenso de ir divagando!!!! Ara! Tudo se soma em minha mente na visualização de uma Macapá de outrora...
 Macapá que amo, conhecedor de seus pontos positivos e negativos, 
onde vivo e que quero conhecer cada vez mais!

Te conto e mostro depois algo mais 
do que for fotografando e descobrindo!

Veja também: