A 50ª Expofeira Agropecuária está às portas, este ano com o tema "Meio Século Plantando e Colhendo Desenvolvimento", entre os dias 27/09 à 06/10. A Biblioteca Ambiental da SEMA-AP estará mais uma vez participando, com suas sugestões, ilustrações e incentivo à Educação Ambiental.
Mais que a adoção de medidas para a preservação do meio ambiente, algo muitas vezes encarado na prática como medida supérflua, a educação ambiental representa um fundamento essencial na ação coletiva, na esfera social e governamental, para a redução dos impactos e vulnerabilidade a que já estamos sujeitos em decorrência do dano e descaso ambiental. Igualmente apontar alternativas para o desenvolvimento que reduzam essa vulnerabilidade, com ganhos para o homem e para o meio ambiente.
Olha um pouco de artesanato reciclável! uma alternativa de sustentabilidade e educação ambiental. São exemplos desse tipo que a Biblioteca SEMA frisa sempre na Expofeira, além das políticas ambientais e gestão das unidades de conservação estaduais.
Essa é uma alternativa viável e também rentável. Ei! Pensas que é difícil fazer isso? Que nada! Basta juntar um pouco de dedicação com criatividade e despreendimento. As artesãs cabeças na biblioteca, Rosa Dalva (Gerente) e Nelsiana (Responsável pela Sala de Consultas), nunca haviam feito isso. O interesse com algumas das milhares de sugestões disponibizadas na net deu nisso! Transformou-se um monte de garrafas PET retiradas da rua - com um pouco de tinta, cola e palitos - em arte e reaproveitamento.
As talentosas artesãs da Biblioteca SEMA: Rosa Dalva e Nelsiana
Os preparativos para a exposição na Expofeira,
com toda a equipe da biblioteca envolvida na produção artesanal.
com toda a equipe da biblioteca envolvida na produção artesanal.
A Biblioteca SEMA na Expofeira: O tema é sempre a Educação Ambiental, com a apresentação do artesanato reciclado e do acervo da biblioteca aos visitantes.
Na exposição fotográfica vemos os ambientes urbano e natural, igualmente importantes para a aplicação das boas práticas da educação ambiental. Colaborei também com algumas fotos da cidade, onde vemos o crescimento, verticalização e transformação urbana (positiva ou negativa). E daí? Olha, veja só:
"O maior problema enfrentado pelo movimento ambientalista, hoje em dia, é a apatia populacional, chamado por alguns de analfabetismo urbano. Deste modo, a sociedade acaba por “deixar passar” muitos dos despautérios cometidos por políticos incompetentes, empresas inescrupulosas, entre outros (mesmo com indignação).Para sair do estado letárgico e exercer apropriadamente a cidadania, é necessário possuir a informação correta, e neste ponto se faz necessária a Educação Ambiental.Consciente dos impactos de seus atos, a população pode reeducar suas ações e passar a pressionar e fiscalizar o poder público, cobrando de seus representantes as melhorias de que a cidade necessita, ajudando a preservar as áreas ambientais e também ganha a força necessária para se fazer presente e ouvida nas discussões de planejamento e gestão urbana."FONTE: Antonio Elias Firmino Ferreira (vitruvius.com.br)
Reciclar faz parte das atitudes sustentáveis
cujo principal objetivo é a defesa e proteção do meio ambiente.
Essa cortina chamou a atenção dos visitantes. Uma forma simples de reciclagem com um resultado final muito positivo. Um exemplo de que é possível reciclar em menor escala na própria casa utilizando pouco espaço e aproveitando materiais reutilizáveis.
Rosa Dalva (Gerente da Biblioteca SEMA) orientando os visitantes nos primeiros passos para a reciclagem do papel usando técnicas de dobradura. Esse hábito proporciona a oportunidade de criar um passatempo saudável e a consciência de preservação da natureza, além da possibilidade de gerar renda.
...E não é que encontrei meu nome nessa placa na exposição de fotos históricas da Expofeira!!! Não mereço, mas agradeço! Todo crédito à Biblioteca Ambiental da SEMA.
O resgate histórico em fotografias foi uma boa iniciativa este ano. Encontrei duas imagens de participações da SEMA na Expofeira - década de 1990 (quando Coordenadoria e outra quando Secretaria de Ciência e Tecnologia também).
Esse ano foi realizado o I Concurso de Bandas Marciais das Escolas Estaduais. O título foi para a Escola Estadual Mineko Hayashida, do município de Laranjal do Jari.
O folder a seguir foi elaborado na Biblioteca SEMA por Rosa Dalva e José Denilson (Responsável na Biblioteca pela Editoração) e mostra o passo a passo para a iniciação nesta arte da dobradura.
Para você que não foi...
Essa arte com reciclagem de pneus, para jardins, foi uma das coisas mais legais que vi!
...E essa foi a participação da Biblioteca Ambiental da SEMA
na Expofeira Agropecuária 2013.
Veja também: