As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

domingo, 22 de abril de 2018

Curiaú: sua vida, sua história (Sebastião Menezes da Silva, 2001)

Mais uma do acervo da Biblioteca SEMA em Macapá. Obra sobre as origens do Curiaú, mostrando a história dos primeiros moradores, genealogia de algumas famílias e breve relato sobre pontos importantes (educação, costumes, lazer, causos, etc), finalizando-se em considerações sobre transformações e perda de identidade que o local vem sofrendo. Sebastião Menezes da Silva conta essa história em um resgate de tradições para que não sejam esquecidas pelas gerações. É um registro de memórias, de leitura rápida (apenas 34 páginas), com informações culturais em apresentação resumida sobre o Curiaú.


Francisco Inácio, escravo de um casal africano, descobriu o Curiaú há cerca de três séculos. Sebastião Menezes, com esta obra, redescobre a comunidade negra, deixando às novas gerações o registro da história, dos costumes, do folclore e das tradições que aos poucos estavam se perdendo com a modernidade.
É, sem dúvida nenhuma, um importante trabalho de pesquisa que deve ser utilizado pelas redes estadual, municipal e particular de ensino, que agora têm a seu dispor mais um capítulo da história do Estado do Amapá.
Em linguagem acessível, assimilada por qualquer pessoa que tenha a curiosidade de saber um pouco mais como surgiu o chamado quilombo amapaense, a obra impressiona pelos detalhes, o que mostra o tempo e a paciência que o autor dispôs para realizá-la. Sebastião Menezes, com muito tato e dinamismo, leva o leitor a um passeio pela comunidade do Curiaú.

(Joseli Dias - Prefácio)

DISPONÍVEL PARA CONSULTAS NA 
BIBLIOTECA PÚBLICA ELCY LACERDA
E BIBLIOTECA AMBIENTAL DA SEMA-AP.