As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Revista ICOMI Notícias Nº 14 (1965)

Edição de Fevereiro de 1965, destacando:
- Empresa adota símbolo: a história do famoso octógono que se tornou a logomarca da ICOMI, idealizado por Aloísio Magalhães.
- Aeromodelismo em Santana: Hildebrando Castelo Branco lançou a prática na Vila Amazonas.
- Ainda o Oiapoque: II reportagem sobre o Oiapoque, destacando povos indígenas em seu cotidiano. Um drama que ocorria era a presença da malária e sarampo. Entre os Palikunas o texto registra a morte de 64 pessoas em menos de 15 dias no ano de 1960. Outra referência que achei curiosa foi sobre as ciganas no rio Urucauá. É uma ave de beleza inusitada e em 2009, visitando essa região, tive uma das visões mais fantásticas nesse rio, quando navegamos no meio de aningais em que estavam às centenas pela manhã, em um espetáculo único e de rara beleza em seu voo quase de câmara lenta sobre nossas cabeças.
- IAA aprova usina de açúcar: a Comissão Executiva do Instituto do Açúcar e do Álcool havia homologado, no início deste mês, os primeiros projetos de novas usinas de açúcar para o país. Entre estes estavam um para o TFA e dois para o Estado do Pará.
- Os funcionários do mês: Walter James Mainard / Raimundo da Costa Leite - o "17".
- Escola de Civismo: sobre o Escotismo em Serra do Navio.
- ICOMI colabora com Censo Escolar.
- O craque do mês: Mário Miranda - "Piston" (jogador do Santana).


Imagens selecionadas da revista:

 Professor Aloísio Magalhães, autor do símbolo escolhido para a ICOMI.
 Um grupo de crianças de Vila Amazonas, dando mostras
de sua inclinação para a arte teatral.
Professora Eni Zanconti de Azambuja, que durante dois anos (1962-1963) pertenceu ao magistério da ICOMI no Amapá, ensinando às crianças da Escola Primária de Vila Amazonas.
 Solenidade de hasteamento da bandeira em Vila Santa Izabel (Oiapoque).
Vista do porto de Calçoene, município abordado nas edições 15 e 16.