As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Imagens aéreas de Macapá (Julho - 2013)

Imagens que gravei de Macapá, do topo de um prédio de 12 andares, no Bairro Central. Foram apenas alguns segundos, mas valeu o registro.


Propício para para postar aqui o poema "Canto de Amor para Macapá", homenagem do poeta e jornalista acreano Aloísio Brasil Freire, publicado no seu livro "Minhas Trovas".

MACAPÁ - tu és poesia,
amante sol te ilumina
e amada lua irradia
canto de luz em surdina! 

MACAPÁ - quisera eu ser
um brilhante Trovador,
para versos escrever
e cantar em teu louvor!

MACAPÁ - porém, eu sou
homem simples a trovar,
as minhas trovas te dou,
nada mais tenho pra dar!

MACAPÁ - mas eu te amo!
Muito mais quero te amar!
Por ti, meu amor proclamo
e, em mim, vives a pulsar!

MACAPÁ - tu me seduzes
e, em ti, me deixo ficar,
cheia de encantos e luzes,
como posso te deixar?

MACAPÁ - nos olhos meus,
eu te vejo em verde altar,
me ajoelho e peço a Deus
para sempre te abençoar!

(Macapá/Fevereiro/1990)

Foram poucos segundos de vídeo, em compensação, tirei mais de 20 fotos. 
Veja aí mais algumas delas...
Na foto notamos o quanto Macapá parece bem menor do que a gente imagina, quando vista do alto. Repare o fórum, na Av FAB, não parece localizar-se nos limites finais da cidade? 
Macapá parece uma cidade interiorana... Dá para contar nos dedos, ainda, os grandes edifícios que existem ou estão em construção. A vista acima, é para os lados dos bairros Santa Rita e  Central, parcialmente.
São justificáveis os protestos de insatisfação de conviver com tantos problemas em relação às vias públicas, segurança, educação, etc. 
O Bairro Central, a orla e o Rio Amazonas, esse que é um verdadeiro gigante... 

A vista me faz pensar e acreditar que, com uma administração e atenção das autoridades, estaduais e municipais, voltadas primeiramente para o interesse dos cidadãos, os problemas não seriam tão difíceis de se resolver ou mitigar...