As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Macapá e suas ruas (Av. Oscar Santos)

Oscar Santos (29/12/1905 - 20/03/1976): Paraense, natural de Abaetetuba, foi um dos grandes músicos na história do Amapá, onde fixou residência a partir de 1944 à convite do Governador Janary Nunes (após a solenidade de posse, quando tocou com sua banda). Nesse mesmo ano elaborou os arranjos da "Canção do Amapá", com letra de Joaquim Gomes Diniz. A música foi tocada pela primeira vez em 06/04/1944 pela banda da Guarda Territorial, sendo aplaudida pelo povo e transformada depois no Hino do Amapá. Dedicou-se ao ensino musical a centenas de jovens amapaenses, foi presidente da Ordem dos Músicos do Brasil - Seção Amapá (1962/1970), criou a Banda de Música do Ginásio de Macapá (1962), fundou a Academia de Música Oscar Santos, foi um dos primeiros professores do Conservatório de Música Amapaense e recebeu várias homenagens e condecorações em sua trajetória musical. Historicamente é lembrado pela presença marcante nos primeiros desfiles cívicos do Amapá, à frente de sua banda marcial, feliz e garboso, transmitindo  civismo para o povo que presenciava (Fonte: Personagens Ilustres do Amapá, de Coaracy Barbosa)

Início da Av. Oscar Santos (Bairro Perpétuo Socorro), a via dá continuidade à Av. Ernestino Borges, após cruzamento com a Rua Cândido Mendes.
A Av. Oscar Santos termina na Rua Beira Rio, na orla de Macapá
e tem pouco mais de 400 metros.