As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

sábado, 6 de julho de 2013

Macapá e suas ruas (Av. Coaracy Nunes) - Parte 1

Coaracy Nunes (Coaracy Monteiro Nunes, 02/10/1913 - 21/01/1958): Foi representante do Território do Amapá no Rio de Janeiro como primeiro Deputado Federal do Amapá, e era irmão de Janary Nunes. Exerceu dois mandatos completos de Deputado Federal: 1947-1950 e 1951-1954, não disputando um novo mandato por ter sido indicado governador, porém, faleceu antes de assumir o cargo, no acidente aéreo pilotado por Hamilton Silva (1958) quando retornanava da Vila de Carmo do Macacoari por ocasião da Festa de São Sebastião, padroeiro da localidade. Essa história pode ser vista NESTE LINK.

  

Outras homenagens ao deputado foram a Escola Estadual Dr Coaracy Nunes (no Bairro Central, inaugurada em 1960) e a Usina Hidrlétrica Coaracy Nunes (a primeira da Amazônia, inaugurada em 1976).
O historiador Edgar Rodrigues informa detalhadamente sobre a biografia de Coaracy Nunes e seu trágico acidente no blog "Coisas do Amapá"
 
A Avenida Coaracy Nunes se inicia na interceptação com a Rua Binga Uchôa e Fortaleza de São José  e se estende até a Rua Leopoldo Machado.
 
Interessante que lá no início da avenida (o direcionamento da foto acima) encontramos na fortaleza um ângulo muito apreciado e favorável aos artistas...
...vamos nos aproximar e ver isso de perto.
 
 Não falei! Olha aí uns exemplos a seguir...
Arte de Baltazar e Ely Raiol
 
 Arte de J. Sales
Arte de Herivelton Maciel 
e foto de Walter Jr Carmo (retirada do facebook Bela Macapá)

Percorrendo a via...
Direcionamento à Fortaleza...
Direcionamento ao Glycerão...
 ...Lá vem a chuva pelo Rio Amazonas!!!!
 ... É o fraco velho o toró nestas bandas de cá, não!!!!!
Cruzamento com a Rua Eliézer Levy...
 
Estas fotos foram registradas do Hotel Rio Mar, na esquina com Rua Eliezer Levy, a quem agradeço a receptividade e colaboração para o registro destas imagens.
HOTEL RIO MAR, contatos: 
hotelriomarmacapa@hotmail.com - (96) 3223.1252 - (96) 3223.1093
 
...Divulgando as livrarias em Macapá: essa é a Livraria Clássica, na esquina com a Rua Odilardo Silva (Centro). Para quem gosta da literatura e quadrinhos, já encontrei aí toda série "Clássicos Brasileiros em HQ", da Editora Ática (atualmente com 10 obras fascinantes).

 Chegamos ao fim da avenida, no encontro com a Rua Leopoldo Machado 
e a interceptação com o Estádio Glycerão.
A avenida tem toda sua extensão no Bairro Central, com pouco mais de 1 Km.

Veja também: