As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Macapá e suas ruas (Rua Leopoldo Machado)

Leopoldo Machado (Leopoldo Gonçalves Machado, 1882 - 16/04/1926): Há referências na história amapaense de Leopoldo Machado como Intendente de Macapá, entre Janeiro de 1914 à Abril de 1920. Segundo o historiador Edgar Rodrigues, foi um dos grande fazendeiros da região do Araguari, Coronel da Guarda Nacional de Macapá e durante seu governo houve uma crise religiosa (1916), quando o pastor pentecostal Clímaco Bueno Aza chegou em Macapá e foi impedido, pelo padre Julio Maria Lombard, de pregar a doutrina protestante (veja o desenrolar desta questão em edgar-amapa.blogspot.com)

Cruzamento da Rua Leopoldo Machado com a Av. Ataíde Teive (Centro)
A Rua Leopoldo Machado é uma das maiores de Macapá, com quase 5 km, e uma das mais movimentadas no fluxo zona norte a zona sul (da Av. Rio Grande do Norte até a Rodovia Juscelino Kubstichek).

Extremo da Rua L. Machado se iniciando na curva com a Av. Rio Grande do Norte, na Zona Norte em Macapá. Está nos limites entre os bairros Jesus de Nazaré e Pacoval

Ei cabuçu! Lembra da minha bike doida? Pois é... Se não tiveres pavulagem, sobe aí e vumbora dá uma volta na rua. Bora! Bora! 

 
A Rua Leopoldo Machado é bem agradável de transitar no trecho anterior à Av. FAB...
 
 ...pois é bastante arborizada.
 Muito agradável em uma cidade de clima equatorial.
Assim é sua característica nos trechos entre os bairros
Jesus de Nazaré, Laguinho e Centro, antes da Av. FAB.
 Mais uma imagem da arborização. São mangueiras na maioria...
O contraponto é o trânsito acentuado na via (mão única).
Um dos pontos de referência na rua é a Sorveteria Jesus de Nazaré,
 na esquina com a AV. Mãe Luzia (Bairro Jesus de Nazaré).
...e também a Igreja Jesus de Nazaré (no bairro de mesmo nome).
Cruzamento da Av. FAB com a Rua L. Machado, onde vemos a tradicional Escola Gabriel de Almeida Café (antigo CCA). Estudei aí também.
Da Av. FAB em diante a arborização diminui bastante, com alguns pontos isolados nas imediações do Estádio Glycerão (outro ponto de referência na rua, no Bairro Central) e nas proximidades da Av. Feliciano Coelho e SESI (já no Bairro do Trem).
Cruzamento da Rua Leopoldo Machado com a Av. Antonio Coelho de Carvalho (Centro).
Dá para ver nesse ângulo o processo de verticalização que Macapá já está vivendo. Alguns anos atrás corria no saber popular que a cidade tinha terreno que não suportava esse tipo de construção. Diziam por aí! Olha aí um dos espigões que já despontam na cidade. Agora pensa! Menos áreas verdes, edificações altas, destruição das ressacas, pavimentação de tudo.... É meu filho! Vai deixando no passado aquela lembrança de uma cidade ventilada. Os espigões tão brotando sô!!! Também um pepino danado para os governantes de agora e do futuro terem que lidar, como, por exemplo, a pressão em um sistema de drenagem, rede de esgoto e abastecimento d'água deficientes. Só para citar... Só para citar...
Lá no Bairro Laguinho tem um na rua que já está se aprumando...ixi... para se alevantar também, mano... já, já!! São as consequências, meu filho, do crescimento populacional...
Outro ponto de referência, o Shopping Macapá. Como se vê está em ampliação, hoje ocupando cerca da metade dessa quadra, entre as Avenidas Henrique Galúcio e Ataíde Teive (Bairro Central).
Meu primo! Já experimentastes a tapioca que esta moça vende na frente do shopping, todas as tardes? Só o filé!!! Essa é a Jô e tem cinco anos que encontramos ela por aqui com essas delícias. Experimenta só para ver!!!!!
A Pizzaria Zero Grau, na esquina com a Av. Ataíde Teive. Bem que o dono podia me conceder um vale algum um dia né! Já que isso também não deixa de ser uma propaganda...Ah! Dane-se! Vumbora meu mano! Na esquina da Av. Feliciano tem uma sorveteria bacana também!
 Ontem e hoje na Rua Leopoldo Machado
Década de 1960 - Na esquina da Rua Leopoldo Machado com Av. Feliciano Coelho
2013 - A Sorveteria Santa Helena.
Veja mais sobre essa tradicional sorveteria em Macapá nos links do jornalista João Lázaro (AQUI e AQUI). 
 
Na esquina da Rua Leopoldo Machado com Av Feliciano Coelho de vez em quando topamos com algum figura ou grupo. Recentemente esteve lá um grupo de jovens católicos solicitando contribuição para a ida a jornada da juventude, em 10/07/2013 filmei o artista de rua Fabrício, paraense que a cinco anos vem se aperfeiçoando na arte com malabares.
 
Olha pessoal! Daqui em diante estamos no Bairro do Trem! A arborização diminui ainda mais na rua, depois do SESI. Prepare-se ciclista, para um fogo desgramado na cara!
 
 O SESI em Macapá! Outra referência nesta rua.

Esse ponto de venda de caldo-de-cana, próximo a Av. Diógenes Silva, já está ficando tradicional. Moro perto daqui desde 1987 e nessa época já havia um ponto assim. O local é visitado por muita gente, seja de carrão bacana e nos ternos chiques, até ciclistas chumbregas. Falando nisso, bora lá tomar uma garapa sô, que já já vamos entrar no Bairro Beirol e a arborização da rua é super escassa. Af! Que diferença do início desta rua...

A Escola Marechal Castelo Branco, no cruzamento com a Av. Clodóvio Coelho. Estudei aí também. Dá até para fazer mais um ontem e hoje na Rua Leopoldo Machado, veja aí a escola...
 ... na década de 1970.
Da Av. 13 de Setembro em diante estamos nos domínios do Bairro Beirol, até a Rod. JK
 Rumando para o fim da rua, passamos por  mais umas referências: 
a Escola Estadual Profº Zolito de Jesus Nunes...
 ... e o Parque Transmissor da Radio Difusora de Macapá.
Chegamos no final da rua!
  
Extremo da Rua L. Machado interceptado pela Rod. JK, na Zona Sul de Macapá...
 
...também é o limite entre os bairros Beirol e Pedrinhas.
Viu aí como é? Essa é a Rua Leopoldo Machado, uma das maiores ruas de Macapá, com cerca de 5 km.
Bom mano, desce aí da bike! Espero ter contribuído em algo para seu conhecimento sobre Macapá, e... Ah, sim! Já ia me esquecendo:
- Vá se ferrar! Vai te lascar! Te vira daqui em diante que vou pegar agora outra rua! Fui...