As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

sábado, 6 de julho de 2013

Macapá e suas ruas (Rua Hamilton Silva)

Hamilton Silva (Hamilton Henrique da Silva, 09/07/1925 - 21/01/1958): Amapaense, piloto, fez parte da primeira turma da Escola de Pilotos Civís do Aero Clube de Macapá. Faleceu em um acidente aéreo no dia 21/01/1958, que vitimou também Coaracy Nunes (Deputado Federal do Amapá) e seu Suplente Hildemar Pimentel Maia. Está sepultado no Cemitério de N. S. da Conceição (Bairro Central), em um jazigo simples mas diferenciado por uma escultura em concreto no formato de uma asa, última homenagem. 

Percorrendo a rua, 
começando na Av. Marcílio Dias até o Canal do Beirol
Esse trecho tem pouco mais de 3 km.
 Início da Rua Hamilton Silva...
 ... na curva com a Av. Marcilio Dias (Bairro Laguinho)
 
Antes da Av Marcílio Dias, a realidade pouco conhecida. A via continua como passarela em área de ressaca, mas nada é oficializado. 
 
Não existe nome ou referências nos mapas,  essa é a realidade de quem vive à margem ou ausência de melhorias do Poder Público, mais de cem famílias.
Veja a realidade na Rua Hamilton Silva antes da Av. Marcílio Dias
 
Seu Manoel Pimentel, um dos moradores mais antigos desta área, me informou que a ressaca começou a ser ocupada em 1983. De lá para cá só mudou o cenário, de aningal para muitas casas em condições precárias. A carência é a mesma de 30 anos atrás e continuará sendo pela falta de políticas públicas eficientes para esses moradores.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
São mais de 400 metros de passarela e centenas de famílias nesta realidade que ninguém quer ver em Macapá... Meu objetivo é mostrar o que existe nestes locais que vou visitando... seja o que for.
 
 
 
 
 
...essa passagem aqui é a conexão da passarela com a Av Pedro Américo
 
...agora tu sabes como é a Rua Hamilton Silva na extremidade ao norte.
Simbora mano! Vamos percorrer a rua até o Beirol...
Cruzamento com Av. Ver. José Tupinambá, no Bairro Jesus de Nazaré.
A Rua H. Silva tem mão única do canal do Beirol até essa avenida, no sentido da zona sul a zona norte. É onde está também demarcada uma ciclovia, desde 2012.
...na esquina, uma residência em madeira com uma arquitetura outrora típica em Macapá. Morei em uma casa muito parecida a esta, nesta mesma rua, no trecho do Trem. Agora em Macapá muitas casas estão sendo construídas no estilo de muro alto e isolante da rua, também pavimentando tudo. Parece que chegou o tempo em que as pessoas vão construindo aproveitando o máximo possível dos terrenos, que nem em Belém, sem aquele espaço reservado para quintais ou jardins. Outros tempos...

... Escola Estadual Jesus de Nazaré, na esquina com Av. Princesa Isabel. Foi criada em Janeiro de 1988 para atender a demanda do Bairro Jesus de Nazaré, onde se localiza.
 Passando pela sede da Polícia Federal, na esquina com a Av. Ernestino Borges. 
 ...cruzamento com Av. Raimundo Alvares da Costa (no Bairro Central)
Prestigiando as livrarias de Macapá: próximo à Av FAB encontramos a Livraria Machado. Boa parte da coleção "Literatura Brasileira em Quadrinhos", da Escala Educacional, consegui aí.
... na esquina coma a FAB, o prédio da JUCAP e o Colégio Santa Bartolomea Capitânio, fundado em Maio de 1961 e administrado por um grupo religioso com origens na Itália. É uma escola privada de bastante prestígio na cidade.
Prestigiando as livrarias de Macapá: passando pela Livraria Acadêmica, próximo à esquina com Av. Presidente Vargas (Centro). Já adquiri muita coisa interessante aí! Mas recentemente foram títulos (no tema literatura e quadrinhos ainda) da coleção "Clássicos da Literatura em Quadrinhos", da L&PM. 
Veja imagens de 2012 na livraria, de um curioso e não comum evento nos lados de cá...
 
...em que o menino Nohan P. Alcolumbre lançou o livro: "O Menino da Lanterna".
... tenho uma vontade tão grande, quase desesperadora, de registrar Macapá do alto desses espigões... quem sabe não consiga um dia... seria uma ótima contribuição para a visão panorâmica da cidade (Calma rapaz! Um dia de cada vez...)
Cruzamento da Rua Hamilton Silva (à esquerda) com Av Almirante Barroso (à direita).
Fotografei hoje, em 12/07/2013, do topo de um edifício de 12 andares (estendo meus agradecimentos ao Sr Jorge). No primeiro plano vemos o cruzamento da Rua H. Silva com a Av. Cora de Carvalho, no Bairro Central, e mais adiante o cruzamento com a Av. Padre Júlio. Se vê que os grandes edifícios não dominam a paisagem nos Bairros do Trem e Beirol (o edifício avistado tem 17 andares e está localizado na Av. Antonio Coelho de Carvalho, nos limites do Bairro Central). 
...em destaque, o prédio do Corpo de Bombeiro e o Glycerão
O primeiro "espigão" do Trem está sendo construído na esquina da Rua Hamilton Silva com a Av. Maria Quitéria, como veremos mais adiante... Constatei afinal, apesar da foto não favorer muito isso, que os Bairros do Trem e Beirol são pouco arborizados. 
Olhando para trás... Não é verdade que a arborização é maior nos Bairros Central e, principalmente, Laguinho? Nas áreas verdes, na extremidade da via, está a área de ressaca que mostrei no início da postagem. O cruzamento com a Rua Hamilton Silva, em destaque na foto acima, é com a Av Mendonça Furtado, no Bairro Central.
...se aproximando de um dos mais importantes cruzamentos na via, 
com a Av Padre Júlio Maria Lombard (Centro)...
 ...nesse trecho encontramos a sede do Corpo de Bombeiros em Macapá (inaugurada em julho de 1968), e também...
 ... a Banca de Revistas do Lucélio, mermão!!! Está aí desde 1996.
... e o PS Osvaldo Cruz... Hospital de Emergências.
Ontem e hoje na Rua Hamilton Silva 
Anos 60? PS Osvaldo Cruz (Foto retirada do porta-retrato-ap.blogspot.com.br)
2013
O estádio Glicério Marques e a Escola Estadual Coaracy Nunes, 
no cruzamento com a Av.Mendonça Jr
...passando pelas sedes do IBAMA e Ministério do Trabalho, em Macapá. 
Imagens diversas da zona de transição entre os bairros Central e Trem.
 
 
...Muita gente não sabe, oficialmente a divisória é a Av. Feliciano Coelho. 
Ciclovia da Hamilton Silva (demarcada em 2012).
Cruzamento da Rua Hamilton Silva com Av. Feliciano Coelho (Trem)
Esquina com a Av. Maria Quitéria
Eis que já se alvoroça para se levantar o primeiro espigão no Trem. Nos anos 80 morei nesse terreno, na casa que foi um dia de um personagem histórico no Amapá, o grande químico Waldemiro Gomes, ou, como era conhecido naquelas paragens por uma turma, o Velho Pombo (o porquê disso mencionei NESTE LINK).
...passando pela velha garagem da Prefeitura.
É impressionante como a história passa e muitos fatos vão desaparacendo. Procurei na prefeitura, bibliotecas e nada vi (até o momento) de memória sobre a construção dessa garagem. Busco então o resgate de informações na história extra-oficial. Essa simpática senhora é minha avó Ana Castelo, uma das primeira moradoras da Rua Hamilton Silva no trecho do Trem. Queres saber um pouco dos primórdios dessa rua? Minha avó contou-me assim... Até os anos 50 e 60 Macapá ainda era uma cidade com cara de vila, sem grandes distâncias entre os moradores. O bairro do Trem terminava nas imediações da Praça da Conceição, daí em diante só havia matagal (densa floresta no rumo do Beirol e Buritizal e muitos lagos no perímetro do Canal do Beirol, Buritizal, etc e tal). A prefeitura loteou a área e começou a distribuir aos moradores, a maioria migrantes do Pará e região das ilhas. O povo na Hamilton Silva se animou com a referência da construção de uma garagem da prefeitura, um hospital e escola próximos, nesta mesma rua, mas a condição de subdesenvolvimento durou vários anos, encontrando-se casas de madeira muito simples, cobertas com palha, sem eletricidade ou distribuição de água. Tu já pensou, por exemplo, o que é viver sem geladeira? Depois que construíram a garagem foi que o "progresso" começou a chegar. As ruas foram abertas e preparadas para receber os automóveis e a eletricidade enfim chegou. O trânsito era acentuado nessa área, lembro que nos anos 70 havia um posto de gasolina na frente dessa garagem. Muitos moradores passaram a ter água tratada enchendo tambores em torneiras que haviam na garagem, que disponibilizavam ao público... E assim vemos que a garagem já teve um dia um papel importante para o desenvolvimento aos moradores dessa rua. Olha meus amigos, acreditas que existe gente ainda em Macapá vivendo em situação próxima a isso? Não duvide... Ah! Eu conto NESTE LINK mais umas histórias da cidade, baseadas nas lembranças de minha avó, misturando-se com um pouco da história de minha família.
Uma velha casa em Macapá, fotografada em 1978 (encontrei no acervo da Biblioteca da Prefeitura de Macapá). Inda sabe não, o local exato onde foi fotografada!!!! Mas achei muito apropriada para ilustrar o que minha avó me contou no texto acima. Ei! Tu pensas que essa realidade ficou no passado? Ih meu filho, deves conhecer um dia o povão das áreas de ressaca!!!
A feira do Trem, na esquina com a Av 1º de Maio.
 
É uma das mais antigas da cidade, inaugurada em 1984, e carece de melhorias na sua infraestrutura. Perdura ainda as barraquinhas construídas em madeira, sem padronização, e a coleta do lixo costuma ser deficiente
Trecho da Rua H. Silva na parte final do Bairro do Trem
 
 Trecho da Rua H. Silva no Bairro Beirol
 
Nesta parte praticamente não existem árvores na via... ponto negativo... e pensar que algumas décadas atrás o peímetro teve densa vegetação lacustre no que é hoje o canal do beirol.... agora só vemos a pavimentação por toda parte.
 
 
 
 Interceptação da Rua Hamilton Silva com o Canal do Beirol, no Bairro Beirol
(a partir desse ponto segue como Rua do Canal até a Rod. JK)
Oficialmente, vai da Av. Marcílio Dias até a Rodovia JK, o que a torna a maior rua de Macapá, com mais de 5 km se considerarmos apenas a linha reta (distância que aumenta com as curvas do Canal do Beirol e a passarela no extremo ao norte).  Vou considerar apenas da Av. M. Dias até a interceptação com o Canal do Beirol e Av. Anhanguera, pois desse ponto em diante, margeando o canal, ela é conhecida apenas como Rua do Canal. Se observar no mapa a Rua do Canal não se inicia na Hamilton Silva e sim desde o início do canal na Av. Ataíde Teive.
 Reservo para outro momento as imagens desse trecho.